Categorias
Atualizações

4 dicas para medir a velocidade da sua conexão!

Todo internauta já passou por essa mesma situação: na hora de abrir um site ou carregar o arquivo necessário para sua tarefa, a internet simplesmente para de funcionar. Além de atrapalhar sua obrigação ou lazer, a interrupção imediata do serviço pode significar que há problemas na rede.

Quando isso acontece, o primeiro passo é medir a velocidade da sua conexão. Assim, você saberá se o problema é lentidão ou falta de sinal, se a rede tem latência falha e até pode comparar as velocidades ao longo do dia para verificar a existência de alguma oscilação recorrente.

Além disso, para quem investe em planos de banda larga mais robustos, ter uma medição constante de sua velocidade ajuda a entender se a operadora está cumprindo o contrato. Isso porque, embora falhas e instabilidades possam acontecer, a qualidade geral deve estar de acordo com a contratada.

Mas, afinal, como realizar um bom teste de velocidade de internet? No artigo abaixo, você confere dicas práticas para tornar esse procedimento mais assertivo e detectar rapidamente o que tem afetado a utilização da rede. Confira!

Como medir a velocidade da minha conexão? 

Use um medidor qualificado

De forma geral, os medidores online são ferramentas criadas para o usuário conseguir analisar a velocidade de sua conexão sem muito segredo. A melhor alternativa, aliás, é o Minha Conexão, atualmente disponível tanto para navegadores quanto na forma de aplicativo para celulares.

Em questão de segundos, a ferramenta traça um rápido diagnóstico dos principais critérios para uma boa conectividade: a taxa de download, a taxa de upload e a velocidade do ping. 

Para compreender melhor cada um desses aspectos, a taxa de download é o tempo que seu dispositivo leva para baixar os dados, enquanto a taxa de upload se refere à transmissão deles (postar fotos e vídeos, enviar mensagens, entre outros). 

Já o ping é a velocidade com que seu dispositivo se conecta com o servidor – e vice-versa. Quanto maior o tempo do ping, menor é a velocidade com que o dispositivo transmite as informações necessárias e mais lenta é a navegação.

Vale lembrar que, de forma isolada, nenhuma das três taxas confere informações completas sobre sua rede. De todo modo, avaliando todas elas, é possível diagnosticar potenciais problemas e reverter o quadro.

Confira o que pode estar consumindo sua banda larga

Antes da medição, você deve fechar os programas abertos ou reiniciar seu dispositivo, pois isso permite que a ferramenta detecte a rede sem interrupções. É possível que a conexão fique mais estável com essa medida e você perceba que o culpado pelas falhas seja um aplicativo que torna a internet mais lenta.

Outro problema comum é o desgaste dos equipamentos, já que roteadores antigos não são compatíveis com altas velocidades de conexão. Por isso, se o seu aparelho já tem alguns anos, pode ser que ele esteja influenciando a transmissão de dados por aí. 

Use a internet a cabo para os testes

Pensando na falha que os roteadores podem apresentar na transmissão de informações, o melhor método para medir a velocidade da internet é diretamente via cabo. Portanto, o insira em sua porta de internet e reveja os resultados do teste. 

Caso os números sejam os mesmos ou bem próximos, as chances do roteador estar funcionando bem e o problema ser apenas a rede são maiores. No entanto, se a internet cabeada apresentar dificuldades em manter a conexão, será necessário entrar em contato com a operadora e descobrir o problema. 

Fatores climáticos, queda de energia na área de cobertura, falhas técnicas e manutenções são cenários comuns, mas que prejudicam as atividades.

Mantenha os registros anotados

É claro que nenhuma transmissão de dados é totalmente estável durante o dia. Pequenas flutuações são comuns e esperadas, e é justamente por isso que o usuário deve ficar atento a elas.

Quando os testes são realizados com periodicidade, é possível analisar quais horários e dias são menos estáveis na rede. Para quem conta com a internet para trabalho ou estudos, essa informação é chave para o desgaste desnecessário quando tudo para de funcionar de última hora.

Também trata-se de uma informação importante para apresentar ao SAC da operadora: se o serviço não cumpre o contratado e causa transtornos ao usuário, é preciso tomar medidas de resolução. Para isso, ter dados atualizados auxilia seu processo.

Mude o seu pacote de internet

Se, depois de vários testes, você perceber que o problema está no fato de que o plano atual não atende suas necessidades, talvez esteja na hora de trocar o pacote de internet ou o provedor de banda larga. Para isso, é preciso pesquisar os diferentes benefícios e preços das operadoras.

Comparando as ofertas, o cliente pode escolher aquela que mais se adequa à velocidade de conexão para seu dia a dia e orçamento, evitando o ícone de carregamento infinito ao abrir uma página nova. Cogite a ideia!

O post 4 dicas para medir a velocidade da sua conexão! apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário