Categorias
Atualizações

Escolas Hibridas: Esse é o futuro do ensino nacional?

O momento que vivemos atualmente está trazendo grandes mudanças e entre elas o ensino atual

Muita coisa vem mudando e mostrando a necessidade de mudança nos últimos tempos, entre elas temos a forma de ensino atual, que já se mostrava muito questionável e deixava em dúvida se seguia a melhor forma.

Com as mudanças que a pandemia trouxe, muitos estados, como o de Mato Grosso, que até então estavam seguindo o ensino a distância, pretendem mudar o caminho para o ensino híbrido.

No ensino híbrido os alunos precisam estar presentes nas aulas, mas não todos os dias da semana, tendo o aprendizado variado entre presencial e online. Questões que podem ter seus pontos positivos, se feitos de forma correta.

As dificuldades que precisam ser enfrentadas

As mudanças são necessárias e o ensino fundamental e médio não podem parar no tempo, entretanto é necessário muito cuidado com essas inovações, pois precisam ser feitas com cautela, garantindo assim um bom resultado.

1. Internet de baixa qualidade

Começando por um dos maiores desafios que já se mostram muito presente com o ensino a distância, fica por conta da internet disponível hoje no Brasil.

Além de possuirmos serviços que são considerados caros para boa parte da população, encontramos casos de pessoas que realmente não possuem acesso a internet, nãos ó devido ao valor que não consegue pagar, mas também por não ter disponível opções em sua região.

Em muitos lugares, pouco se tem sinal de celular, já em outros poucas empresas investem para oferecer planos de internet com maior velocidade, acreditando que o investimento não trará lucro.

2. Falta de equipamentos necessários

Não é segredo que muitas escolas sofrem com falta de equipamentos, que são de extrema necessidade para o aprendizado, mas indo para o ensino online e híbrido, essa falta aumenta ainda mais já que muitos alunos não possuem um notebook, desktop, tablet ou smartphone, que permite assistir as aulas.

A falta desses equipamentos, acarreta falta de aprendizado, já que o mesmo não conseguirá visualizar as vídeo aulas e muito menos estar ao vivo durante uma vídeo conferencia com seus professores.

Além do mais, não só os alunos sofrem com a falta de equipamento, mas também os professores.

3. Aproveitamento das aulas

Outro problema, que agora foge de estrutura física e caminha para parte intelectual, fica por conta de uma forma de ensino que prenda o aluno.

Já em salas de aulas os professores sofrem com alunos que não demonstram interesse com o que está sendo passado. E não entraremos no mérito de ter ou não uma forma de ensino defasado.

Com aulas hibridas, é necessário um extremo cuidado no momento de ensinar, para que o aluno não pense que esses dias que deveria estar aprendendo de casa, seja apenas para descanso, como um feriado ou fim de semana.

De todo modo, o ensino híbrido se mostra o futuro de boa parte da educação, e agora precisamos enfrentar as dificuldades, garantindo educação de qualidade para todos.

O post Escolas Hibridas: Esse é o futuro do ensino nacional? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Qual é o melhor signo do zodíaco?

Qual é a classificação oficial, a classificação dos melhores e piores signos do zodíaco? Quais são as características que tornam um signo um dos melhores ou um dos piores?

Qual signo é o menos favorável para um encontro, para o início de uma história de amor ou para o início de uma amizade: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário ou Peixes?

É melhor uma pessoa nascida sob o signo de Áries ou sob o signo de aquário? Qual pode ser o mais conveniente, o mais inconveniente, o mais engraçado, o mais mal humorado, o preferível entre tantos?

Estas são perguntas que muitas pessoas nos fazem diariamente. Certamente não é fácil responder, mas hoje veremos como conseguir, com alguns truques, identificar os qual é o melhor signo do zodíaco. Leia com a gente!

O que devemos levar em conta?

O que devemos levar em conta nessa busca por saber qual é o melhor signo do zodíaco? Comecemos dizendo que sabendo, sabendo apenas o signo solar de uma pessoa, não é possível fazer um ranking. O signo solar, como sempre dissemos, pouco fala sobre uma pessoa, no máximo nos faz entender em que época ela nasceu. 

Então, o que precisamos saber sobre uma pessoa para entender se sua companhia pode ser positiva ou negativa para nós? Em primeiro lugar, o ascendente.

É muito importante e fundamental compreender como se comporta a pessoa que convivemos no cotidiano, quais as atitudes que ela assume nas diferentes áreas da vida e que meios utiliza para fazer o seu caminho na vida.

Também nos conta como a pessoa é fisicamente, como adora se vestir, como enfrenta os desafios da vida. Claramente, o cálculo do ascendente envolve o conhecimento exato da data de nascimento da pessoa e sua hora exata de nascimento.

Empatia, simpatia e antipatia

Mas quando falamos sobre o melhor e o pior signo, a que nos referimos? Estamos talvez nos referindo a uma pessoa sem defeitos e com muitos méritos e 100% compatível conosco ou, pelo contrário, a uma pessoa com muitos defeitos, sem méritos e qualidades e que absolutamente não se dá bem conosco.

Portanto, aqui o conceito de empatia, de simpatia e antipatia também entra em jogo. Astrologicamente falando não existe pessoa melhor do que outra entre os 12 signos e devemos fazer um estudo aprofundado de cada mapa de nascimento para procurar pessoas que nos sejam favoráveis ou não.

Mas digamos que por já conhecermos o signo solar e o ascendente, podemos certamente saber como lidar com a mesma. Assim, entendendo se podemos confiar na mesma no trabalho ou nos sentimentos, ou se devemos evitá-la, por ser uma pessoa seja uma mentirosa e infiel.

Leve em conta outros parâmetros

Certamente é o estudo de outros parâmetros que nos permite aprofundar e entendermos qual é o melhor signo do zodíaco, como a posição dos planetas nos diferentes signos e casas astrológicas, além dos aspectos que se formam.

Por exemplo, se conhecermos uma pessoa nascida sob o signo de Peixes com ascendente Gêmeos, podemos pensar que estamos diante de uma personalidade mentirosa, que fala muito e quer se exibir.

Mas, apaixonado, essa pessoa sempre poderia ser mentirosa? De acordo com seu ascendente, sim, mas se ela tivesse o planeta Vênus em seu mapa astral em um signo como Touro ou Libra, ela seria fiel nos sentimentos. 

Portanto, não podemos responder às perguntas feitas no início porque o estudo do caráter de uma pessoa através da astrologia requer muito tempo e muita precisão.

Mas um bom lugar para começar é o lendo sobre o seu ascendente. Essa combinação pode dizer muito. Calcule o seu ascendente ou de pessoas que você conhece ou acabou de conhecer e verá que já poderá descobrir muito sobre uma pessoa.

Como calcular o signo solar e ascendente de uma pessoa?

Você precisa saber a data de nascimento do signo solar, enquanto o cálculo do ascendente requer a hora exata do nascimento, bem como o local de nascimento. Ler alguns livros de astrologia também pode lhe ajudar nessa tarefa.

Não se apegue tanto aos signos

Apesar de sabermos que alguns signos possuem características fixas, ou seja, independentemente da pessoa que você conheça, aquele signo sempre carregará consigo alguns detalhes, não se apegue tanto a isso.

É verdade que é interessante saber mais sobre uma pessoa antes de conhece-la por completo, pois assim você usa o signo como mecanismo de defesa contra pessoas que podem lhe fazer mal.

Porém, não deixe de se relacionar com outras pessoas somente porque ela é de Aquário e você tem medo de pessoas que agem com menos sentimento, ou porque ela é de Áries e pode acabar sendo um pouco brava.

Isso somente fará com que você abdique de relações sociais que podem ser muito benéficas em longo prazo. Lembre-se: cada pessoa é única e possui a sua própria personalidade, signos são apenas um norte a serem seguidos. Até a próxima!

O post Qual é o melhor signo do zodíaco? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Top 05 dos melhores celulares do Mercado

Hoje vamos te mostrar um Os 05 melhores celulares que estão disponíveis para compra no Mercado.

Todavia, antes mesmo de começar a leitura, fique tranquilo (a)! Todos os modelos de que vamos falar custam, no máximo, 2 mil reais.

Bem como, todos eles são aparelhos excelentes e possuem várias características super bacanas.

Atualmente, ter um bom celular não é apenas vaidade. Pelo contrário, um bom smartphone vai ajudar a fazer transações bancárias, navegar na internet, acessar aplicativos como mapas e também permitir ótima performance nas redes sociais.

Está animado (a) e quer ver nosso Top 5 de hoje? Confira o post agora e tenha uma ótima leitura!

Confira agora o Top 05 dos melhores celulares

Antes de mais nada, saiba que cada tipo de aparelho possui especificidades distintas. Desse modo, avalie o que será melhor para você e quais serviços um bom aparelho deve ter para te atender.

Ou seja, um motorista de aplicativo precisa de ótima navegação e bateria, enquanto um influenciador deve investir em um celular com excelente câmera.

Porém, todos precisam ter algumas características em comum, como uma boa bateria e uma interface fácil de mexer.

Sem mais delongas, veja agora o Top 05 dos melhores celulares que estão à venda no Mercado Guest. Confira!

1. Xiaomi Mi 9T 128 GB

Primeiramente, não podemos falar em inovação e tecnologia sem citar um Xiaomi. Aqui, iremos discorrer sobre o Mi 9T.

Nesse sentido, é um aparelho com design lindo e câmera incrível. Para se ter uma ideia, uma câmera frontal possui 20 MP, enquanto as demais são de 8 MP, 13 MP e 48 MP, respectivamente.

Para se ter uma ideia, é possível fazer vídeos perfeitos em câmera lenta. Bem como, as próprias próprias corrigem distorções no ambiente.

Ademais, a bateria é muito durável e fica horas no ar, mesmo com uso intensivo do aparelho.

2. Samsung Galaxy A70

Já o A70 é perfeito para os amantes de telas imensas. Afinal, ele tem borda infinita e tela de 6,7 polegadas.

Além disso, este Galaxy possui 20 tipos de câmeras especiais. Ou seja, é perfeito para quem ama tirar fotos incríveis e postar nas redes sociais.

Outro benefício que notamos neste aparelho, é que ele detecta problemas nas imagens antes de bater as fotos. Ou seja, ele te notifica sobre os olhos borrados, por exemplo.

Outro diferencial desse smartphone em relação aos outros dessa lista é sua capacidade de carregar bateria mais rápido.

Nesse sentido, ela tem alta velocidade de carregamento, o que é excelente para as pessoas que precisam do celular sempre com carga.

3. Motorola One Hyper

Em contrapartida, queremos inserir nessa lista um aparelho da Motorola que também é muito bom. Todavia, não possui grandes inovações como os dois celulares que citamos acima.

Nesse sentido, o One Hyper é um smartphone muito bom e com excelentes câmeras, tanto frontal, quanto traseira.

Ele possui bateria durável, mas dentro da normalidade. Mas suas câmeras não corrigem imperfeições e ele pode deixar a desejar para blogueiros e pessoas que trabalham com imagem.

Em resumo, é uma boa opção para quem gosta de Motorola e quer adquirir um celular moderno a preço justo.

4. Samsung Galaxy A80

Atualmente, uma excelente opção na faixa dos 2 mil reais é outro modelo da Samsung: o Galaxy A80.

Sua tela oferece uma ótima sensação de amplitude, afinal, não possui nenhum tipo de borda na sua parte frontal.

Ademais, é uma ótima opção para quem tira muitas selfies. Pois sua câmera frontal possui excelente desempenho e conta ainda com o sensor ToF.

Todavia, sua bateria tem duração intermediária. Ou seja, ela não carrega velozmente e também não dura muito.

Em sintese, se você passa o dia inteiro pendurado (a) no celular, talvez essa não seja a melhor opção de aparelho, combinado?

5. Xiaomi Redmi Note 8T

Por fim, temos o nosso quinto lugar com o Redmi Note 8T, da Xiaomi. Nesse sentido, é uma ótima opção para quem deseja um smartphone moderno e por cerca de 2 mil reais.

Nesse sentido, esse celular possui grande armazenamento (128 GB) e um diferencial no quesito fotos.

Desse modo, ele possui o que chamamos de quarteto de sensores de imagens. Ou seja, alguns sensores que melhoram a qualidade de fotos e vídeos feitos a partir do aparelho.

Além disso, esse modelo da Xiaomi tem um processador muito bom, o que garante menores Qual celular dessa lista você mais gostou? Caso você ainda não conheça o Mercado Guest, não deixe de visitar a página e dar uma olhada nesses jogos que estão à venda na plataforma!

Curtiu a nossa lista de hoje do Top 05 dos melhores celulares? Quer ver mais matérias sobre comparativos de produtos ou serviços?

Comente aqui embaixo e nos dê sugestões de temas. Contamos com a sua participação!

O post Top 05 dos melhores celulares do Mercado apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Quais os principais tipos de armário para escritórios?

Com várias opções no mercado, nada melhor do que conhecer alguns modelos do móvel para fazer uma escolha certa

Seja em um e-commerce de materiais de papelaria, seja em uma loja física, no momento de escolher armários para escritórios é preciso conhecer bem as funcionalidades e também os tipos existentes para não se arrepender. Nesse sentido, nada melhor do que priorizar móveis que sejam totalmente funcionais e sintonizados com o ambiente de trabalho, inclusive podendo ser instalados em casa.

Busque design de acordo com sua profissão

A primeira dica para saber o tipo certo de armário para o seu escritório é considerar a sua profissão, pois cada uma tem suas particularidades. O estilo também é algo que faz parte do gosto pessoal e nunca deve ser descartado.

Portanto, valorize conceitos que combinem com suas preferências estéticas, fique atento às cores das paredes e busque prateleiras que integrem com o espaço, focando na criatividade. Afinal, quanto mais agradável ficar o seu escritório, mais entusiasmo você terá para trabalhar. Portanto, a decoração é importantíssima.

Considere sua profissão também para pensar na ergonomia dos móveis. Esse fator é importante tendo em vista que a maior parte dos profissionais fica horas na mesma posição. Nesse sentido, vale a pena priorizar materiais com qualidade e que ofereçam uma funcionalidade adequada.

Veja os principais tipos de armários para escritórios

Os armários para escritórios são bem diferentes dos existentes nos quartos. Eles precisam ter um planejamento que contemple as necessidades de cada profissão. Um redator, por exemplo, necessita de prateleiras para colocar livros e também de uma boa escrivaninha ou mesa para acoplar o notebook.

Já um advogado certamente priorizará móveis que tenham gavetas para inserir documentos e processos.  Em clínicas odontológicas, os móveis compactos são os preferidos, pois se integram ao ambiente e ainda auxiliam na estética. Por isso, observe com atenção se o seu espaço ficará otimizado com os móveis que pretende comprar.

Afinal, para garantir a produtividade no dia a dia, é importante tornar o seu escritório mais dinâmico e organizado, com um armazenamento que se integre com tudo que exista no ambiente.

Móveis com prateleiras

Os móveis com prateleiras ajudam na decoração e ainda melhoram o aproveitamento do espaço de trabalho, deixando o aspecto estético mais atraente. Você pode optar por prateleiras de ferro, MDF ou madeira.

Há modelos de várias cores, ou seja, a criatividade pode ser colocada em prática para deixar o ambiente mais acolhedor. Esses móveis têm variadas formas, o que significa que é possível encontrar um modelo perfeito para o seu escritório, seja ele no ambiente de trabalho ou em sua própria casa. 

Claviculários: excelentes para espaços individuais

Um tipo de móvel bem útil para estabelecimentos comerciais onde há a necessidade de guardar várias chaves, o claviculário é uma opção que auxilia imensamente na organização. Ele também é indicado para edifícios.

Os modelos contam com espaços individuais, inclusive com mais de 250 compartimentos. Ou seja, é possível ter um controle sobre as entradas e saídas, além de destinar segurança aos colaboradores.  

Estante caracol

Ideal para organizar livros, a estante caracol é muito prática e moderna. Muita gente também encontra nesse tipo de móvel para escritório uma alternativa para dividir ambientes, sendo bem útil também para quem busca organização e funcionalidade.

Um dos principais destaques dela é que essa estante é feita com rodinhas, ou seja, veja pode diversificar as posições, sendo totalmente interligada com as tendências, independentemente de qual área você atue. Ela também é sofisticada e se adapta bem tanto em ambientes de trabalhos presenciais quanto no escritório de casa.

Outros modelos

Além das citadas acima, há muitas outras opções para você montar um escritório com o jeito do seu negócio. Veja alguns modelos que podem fazer parte das suas análises antes da escolha final:

  • gaveteiros fixos;
  • prateleira avulsa;
  • armário multiuso em aço;
  • suporte organizador de chaves;
  • balcão multiuso;
  • armário baixo ou alto.

Portanto, faça uma análise bem detalhada antes de efetuar a sua compra e valorize sempre o bem-estar e a funcionalidade dos móveis de escritório.

O post Quais os principais tipos de armário para escritórios? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Veja como usar lingerie animal print nos seus looks

Saiba como usar a famosa lingerie de oncinha para compor um visual moderno e estiloso.

Mais do que apenas sensualidade, as lingeries trazem estilo e modernidade para as produções. Afinal, de uns tempos pra cá, elas não são mais usadas apenas como roupas íntimas. Deixar calcinha e sutiã à mostra se tornou uma tendência adotada pelas celebridades e tem ganhado cada vez mais espaço na moda feminina, pois são peças que transformam completamente os looks.

Engana-se quem pensa que só é possível usar lingeries pretas ou lisas nessa trend: as estampas animal print também são muito bem-vindas e ainda mais estilosas. No entanto, é importante não exagerar na transparência e encontrar um ponto de equilíbrio para montar um visual sexy sem ser vulgar. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você não errar ao aderir essa tendência e arrasar com a sua lingerie de oncinha. Confira!

Tamanho da lingerie

Primeiramente, é preciso descobrir o tamanho da sua lingerie, tanto para que você fique confortável quanto para que o decote fique bonito e elegante. Portanto, meça abaixo do busto e o busto para ter as suas medidas em mãos na hora de comprar seus sutiãs de oncinha. 

Combine com peças clássicas

Uma boa dica para trazer equilíbrio ao visual é combinar a delicadeza e sensualidade das lingeries com roupas mais clássicas, sóbrias e alinhadas, como as peças de alfaiataria. Calças e blazers são excelentes opções, pois deixam a produção bonita e bastante elegante.

Nesse caso, a sugestão é optar por cores mais escuras, como o preto, para harmonizar melhor com a lingerie de oncinha. Já em relação ao modelo de lingerie, o ideal é escolher um sutiã rendado, para que o contraste entre a alfaiataria e a peça íntima seja ainda maior.

Vale ressaltar que há modelos de sutiã com renda que vão até o umbigo, assemelhando-se bastante a um top. Caso siga essa ideia ao montar o look, saiba que eles são os mais indicados, pois trazem um ar de mistério.

Aposte no body

Os bodies são peças maravilhosas para compor diversos tipos de looks, desde os mais casuais até os mais elegantes. Inclusive, por alguns modelos cobrirem mais a pele, há como usá-los até mesmo sem uma terceira peça em determinadas ocasiões. Algumas possíveis combinações com o body lingerie incluem: shorts jeans, calça jeans, saia e calça pantalona.

Você pode optar por um shorts jeans de lavagem mais clara e combiná-lo com um body rendado de oncinha com detalhes em preto. Já se preferir usá-lo com calça, aposte em um mom jeans ou em uma calça boyfriend, pois esses modelos de calça seguem a mesma lógica das peças de alfaiataria: trazem equilíbrio à produção.

Caso opte por combinar o body com uma saia, prefira as mais longas e com a cintura mais alta, para compor um visual mais sofisticado e valorizar a silhueta. Agora, se a sua escolha for a calça pantalona, não tem erro. Basta optar por uma cor que combine com a estampa, como preto, branco e até mesmo vinho.

Pense na ocasião

Por fim, é muito importante avaliar a ocasião antes de montar o seu look. Isso porque há roupas apropriadas para determinados locais e é importante respeitar o dress code para não se sentir deslocada ou pouco adequada. 

Em ambientes formais, o visual mais apropriado é o que combina a lingerie de oncinha com as peças de alfaiataria, visto que há a possibilidade de usar o blazer fechado, revelando apenas pequenos detalhes do sutiã. Já em situações mais casuais, há uma maior liberdade de escolha. No entanto, ainda assim, é importante que você se sinta bem e confortável com o que está vestindo. Portanto, pense em quem estará presente e em como você se sentirá com determinado look. 

O post Veja como usar lingerie animal print nos seus looks apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Como deve ser o retorno do seu comércio no pós-pandemia?

Momento promete retomada robusta do varejo físico, mas ainda exige cuidados

Entre os setores que mais sofreram com a pandemia de coronavírus, o comércio físico com certeza está nos primeiros lugares da lista. Com menos pessoas circulando e muitas preferindo as compras online, seja pela segurança, seja pela praticidade, muitos comércios viram os números de venda despencarem em 2020 e no começo de 2021. 

Aos poucos, o consumo físico passou a ter uma retomada, mas ainda com altos e baixos, e muitos comerciantes aguardam ansiosos pela retomada total do trabalho no momento pós-pandemia, que parece cada vez mais próximo. Mesmo assim, cuidados com higiene e limpeza continuarão sendo necessários, além de outros tantos com os trabalhadores e clientes. 

3 cuidados principais para o retorno do comércio pós-pandemia

Ainda que haja diminuição de casos de contágio e aumento do número de pessoas vacinadas, o vírus continuará em circulação entre as pessoas, o que exige que as pessoas continuem se cuidando, apesar da maior liberdade. 

Isso também vale para os comércios. Mesmo após a reabertura total do momento pós-pandemia, especialistas afirmam que será essencial continuar com cuidados de higiene e limpeza para evitar aumento de contágio, tanto do coronavírus como de outras doenças.

Tais cuidados são importantes, inclusive, para tornar os espaços mais seguros e diminuir mais rapidamente os números de pessoas contaminadas com o tempo. Por isso, alguns itens merecem atenção quando o assunto é segurança no pós-pandemia. 

1. Quantidade de clientes

Pelo menos nos primeiros momentos do pós-pandemia, ainda será necessário estar atento à quantidade de pessoas dentro do ambiente. Como já se sabe, muitas pessoas aglomeradas aumentam as chances de disseminação e, com uma possível flexibilização do uso de máscara, isso pode ser ainda pior. 

Por isso, é preciso estar atento à quantidade de clientes na loja, assim como encontrar maneiras de aumentar a ventilação do ambiente de forma eficaz, tornando-o mais seguro. 

Também nas primeiras semanas é indicado manter o distanciamento entre as pessoas, fazendo com que as chances de contaminação dentro do comércio sejam ainda menores. Isso traz mais segurança não apenas para os clientes, mas também para os funcionários. 

2. Proteção dos funcionários

Assim como se preocupar com os clientes, é essencial proteger os funcionários. Além de medidas de higiene e limpeza no local de trabalho, é preciso dar condições para que eles consigam se proteger ao atender os clientes. É possível oferecer ferramentas de trabalho individuais, máscaras ou uniformes, dependendo de cada ambiente. 

Além de evitar a contaminação de cliente para funcionário e vice-versa, isso também protege todo o resto da equipe, impossibilitando que fiquem doentes ao conviver entre eles e levem o vírus para seus familiares, por exemplo. 

3. Cuidados básicos de higiene

Mesmo com as pessoas vacinadas, hábitos de limpeza e higiene adquiridos durante a pandemia podem ser indispensáveis após a erradicação da doença. Isso porque é possível diminuir muito o contágio, e a disseminação do vírus, que mesmo sem risco de óbitos, pode causar complicações em algumas pessoas. 

Outro ponto que vale a pena ser citado é que manter a limpeza e disponibilizar itens de higiene como água, sabão e álcool em gel evita também a disseminação de outros tipos de doença, como a própria gripe e outras infecções respiratórias.

Além disso, é de se esperar que os próprios clientes estejam mais exigentes quanto à limpeza do local que frequentam. Por isso, a higienização constante se torna um ponto positivo para o comércio que mantém essas medidas de segurança. 

Conclusão

A retomada total do comércio logo estará acontecendo e seguir esses cuidados pode ser o que dará ainda mais destaque para as lojas. Locais organizados e limpos passam mais segurança ao consumidor e, consequentemente, têm melhores vendas. 

O post Como deve ser o retorno do seu comércio no pós-pandemia? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Como limpar panela queimada?

Técnicas caseiras te ajudam deixar suas panelas queimadas novas em folha.

A queimadura de uma panela é algo comum de acontecer em nossa cozinha. Seja porque esquecemos algo no fogo — o que é bastante perigoso — ou com o uso constante, o seu material vai sendo alterado pelo contato constante com o calor do preparo dos alimentos.

Em muitas situações, não tem jeito, e o ideal é investirmos em um novo jogo de panela de qualidade. Em outras, porém, é possível salvar nossas panelas com procedimentos bastantes simples e caseiros. Te apresentamos agora três destes.

Limpeza de panela queimada com papel-toalha

Uma forma bastante efetiva de limpar panela queimada tem uma receita muito simples que envolve apenas água, papel-toalha e detergente. Essa dica é especialmente útil para panelas que foram queimadas no mesmo dia.

Com a panela já fria, coloque detergente neutro direto na região queimada. A quantidade deve ser generosa, mas não é preciso que ele esteja em contato direto com toda a queimadura porque o procedimento seguinte é o de enchê-la de água e, agora sim, cobrir todo o queimado do utensílio.

Em seguida, cubra toda a boca com o papel-toalha, deixando que ele flutue sobre a solução de água e detergente. Feito isso, espere por pelo menos uma hora.

Depois do tempo de molho, escorra água até que a panela fique vazia, deixando apenas o papel-toalha molhado em sua parte interior. Aí é só limpar o queimado, agora amolecido, com o próprio papel e finalizar com a lavagem normal, com esponja de aço. 

Limpeza de panela queimada com cebola

Uma dica para limpar panela queimada que é muito popular nas redes sociais é através do uso da cebola. A forma de fazê-la é muito simples e simula o ato de refogar o vegetal, mas sem adicionar mais óleo.

Com a panela no fogo, vá adicionando o quanto de cebola for necessário e vá mexendo até que ela comece a soltar as crostas queimadas. Essa receita funciona especialmente para panelas em que a região queimada se concentra em seu fundo.

O que acontece, nesse caso, é que a quercetina presente na cebola, tão benéfica para o nosso organismo, ajuda a eliminar gordura e isso vale igualmente para a limpeza de panelas queimadas e engorduradas.

O resultado desse procedimento, porém, não deve ser consumido e a cebola deve ser descartada.

Limpeza de panela queimada com amônia e água-oxigenada

Existem alguns casos de panela queimada, entretanto, em que procedimentos mais abrasivos são necessários para que ela seja, de fato, completamente limpa. É o caso da queimadura externa em que o óleo ou a gordura super aquecem e deixam toda a região do item completamente queimada, de maneira que essa já não se torna mais uma questão de lavagem.

Nesse caso, um procedimento simples, mas que exige alguns cuidados, dá conta do recado na maioria das vezes: a solução de amônia e água-oxigenada 40 volumes. Em primeiro lugar, é essencial que você use tanto luvas quanto máscaras para realizar o procedimento de forma segura.

Também vale pontuar que é mais recomendado que isso seja feito à sombra, mas com boa circulação de ar.

Tomados os cuidados necessários, você pode proceder com a prática. Com a panela limpa, coloque-a dentro de um recipiente plástico seco e sem furos. Depois, insira um frasco comum de água-oxigenada 40 volumes. Em seguida, chegou a vez de adicionar a mesma quantidade de amônia.

Usando a luva, espalhe a solução por toda a panela, tanto na área externa quanto na área interna e feche bem o saco plástico transparente onde o procedimento foi feito. Por fim, deixe a sacola fechada no sol por cerca de uma hora.

Depois disso, a lavagem comum pode ser realizada e todo o queimado será retirado. Parece mágica, mas é pura química.

O post Como limpar panela queimada? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Quais são os principais direitos do trabalhador CLT?

Décimo terceiro salário, férias e licença-maternidade são apenas alguns direitos do trabalhador CLT. Conheça os principais e entenda as características de cada um deles.

A Consolidação das Leis Trabalhistas, também conhecida pela sigla CLT, é a principal norma brasileira que versa acerca dos direitos do trabalhador. Além do registro em contrato de trabalho, pagamento de décimo terceiro salário e das férias, existem diversos outros direitos garantidos em lei. 

Mas, afinal, que direitos são esses? Quais suas características? Como saber se a empresa está cumprindo com o que determina a legislação em vigor? 

Muitos trabalhadores não conhecem seus direitos, o que acaba trazendo prejuízos na sua proteção jurídico-trabalhista. Neste sentido, é fundamental entender quais são e como se aplicam ao contrato de trabalho CLT.

Registro do contrato de trabalho da CTPS

O primeiro e um dos mais elementares direitos é o de registro do contrato de trabalho na Carteira Nacional de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O trabalhador contratado no regime CLT tem direito ao registro de contrato em sua carteira de trabalho.

O documento é um direito de todo cidadão brasileiro, que pode obtê-lo por meio de órgão licenciado pelo governo para a sua emissão.

De acordo com a CLT, após a contratação de um funcionário, o empregador tem o prazo de 48 horas para proceder com as anotações necessárias na respectiva Carteira de Trabalho e Previdência Social do mesmo. A anotação das informações deve incluir: data de admissão, remuneração e função exercida.

Recebimento de vale-transporte

A Consolidação das Leis Trabalhistas também determina que o trabalhador tem direito ao recebimento de vale-transporte. Nos casos em que houver necessidade, a empresa antecipa o valor do vale-transporte para que o empregado consiga se locomover da sua residência até o local de trabalho. O desconto no salário do trabalhador não pode ultrapassar 6% do valor do salário bruto. 

Descanso semanal remunerado

Conforme estabelece o Artigo 67 da CLT: “Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.”

Desta forma, a lei garante que todo trabalhador tenha direito a repouso semanal remunerado que deve ser de, no mínimo, uma vez por semana.

Férias

Assim como o descanso semanal remunerado, os trabalhadores com carteira assinada em regime CLT têm direito ao descanso anual, também conhecido como férias.

A concessão de férias pode ser feita em até três períodos, desde que um deles não seja inferior a 14 dias. À remuneração será realizado o acréscimo de um terço do salário.

Décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário representa um salário adicional pago anualmente pela empresa aos seus empregados. As empresas são obrigadas a cumprir com esse pagamento ao final de cada ano. 

Existem algumas empresas que antecipam o pagamento do 13º para o mês de aniversário do trabalhador ou para o período de férias. A lei não estabelece nenhuma obrigação nesse sentido, apenas a de que o pagamento ocorra no final do ano.

Outro aspecto importante relacionado ao décimo terceiro é que ele poderá ser pago em duas parcelas, a primeira em novembro e a segunda, impreterivelmente, até o dia 20 de dezembro. 

Horas extras

Para os trabalhadores que realizam horas adicionais à jornada normal firmada em contrato, configura-se a ocorrência de horas extras. As empresas são obrigadas a remunerar essas horas adicionais com valor superior ao pago pela hora normal.

Licença-maternidade e licença-paternidade

Trata-se de um benefício previdenciário aplicável a homens e mulheres. No caso dos homens, eles têm direito a cinco dias de afastamento das atividades. Já as mulheres são amparadas com afastamento de, no mínimo, 120 dias. 

Aviso prévio

Por fim, no caso de desligamento da empresa, o funcionário tem direito ao aviso prévio. Isso significa que ele deve ser avisado do desligamento com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Se não houver aviso prévio, o trabalhador deve receber o valor correspondente a esses trinta dias. 

Por outro lado, se o pedido de desligamento partir do funcionário, sem comunicado prévio, quem poderá descontar os valores é a empresa.

O post Quais são os principais direitos do trabalhador CLT? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Problemas nas articulações do corpo? Saiba como o colágeno pode ajudar

A proteína não é indicada apenas para pele e cabelos; é fundamental no organismo e ajuda a compor as cartilagens

O colágeno é uma proteína que está presente na maior parte dos tecidos corporais. Para muitas pessoas, ele é sinônimo de pele firme e cabelos fortes. No entanto, essa proteína também é fundamental para as articulações, porque faz parte da estrutura molecular da cartilagem, protegendo os ossos durante os movimentos.

Existem diferentes tipos de colágeno e cada um deles apresenta uma função estrutural específica, como elasticidade, textura e resistência. Ele é produzido pelo organismo, mas também pode ser obtido durante a alimentação ou em forma de colágeno em cápsula.

A falta de colágeno pode comprometer o organismo de diversas maneiras: desde queda do cabelo até a perda da qualidade e da resistência óssea. Por isso, muitos profissionais indicam a proteína durante o tratamento de doenças nas articulações.

Como o colágeno pode ajudar?

Durante muito tempo, acreditou-se que o organismo não era capaz de absorver o colágeno ingerido porque ele era quebrado durante o processo digestivo. Atualmente, sabe-se que essa proteína é dividida em peptídeos que são absorvidos pelo corpo.

Desse modo, o colágeno atua na cicatrização da pele, na recuperação de cirurgias ortopédicas, no tratamento de doenças nas articulações e em diversas outras áreas. Ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como carne vermelha e frango, e em cápsulas de colágeno hidrolizado.

Colágeno e articulações

A cartilagem é responsável por revestir as articulações da coluna, dos cotovelos, do joelho e outras juntas do corpo. Ela funciona como um amortecedor, evitando o atrito e o contato entre os ossos durante os movimentos.

Condições como inflamação crônica, envelhecimento natural, fraqueza muscular, exercícios de impacto, sobrepeso e obesidade aumentam o desgaste das articulações, podendo gerar dor. Esse fenômeno é conhecido como artrose.

Todas as pessoas estão sujeitas à artrose, especialmente após os 70 anos. No entanto, alguns grupos ganham destaque. Atletas e ex-atletas têm mais chances de desenvolver a condição precocemente, por causa do alto desgaste articular durante as atividades físicas.

Pessoas obesas ou com sobrepeso também costumam apresentar o quadro, porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações. Estima-se que uma pessoa com 10 kg acima do peso ideal pode aplicar 40 kg de pressão extra nos joelhos, por exemplo.

Ingestão de colágeno pode ajudar

Estudos revelaram que a ingestão do colágeno melhorou, significativamente, os quadros de dor de pessoas com artrose. Afinal, foi possível aumentar a quantidade de proteína presente nas articulações, diminuindo o desgaste da cartilagem e impactando a qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, é importante destacar que a ingestão de colágeno deve ser indicada por um especialista. Afinal, o organismo é capaz de produzir essa proteína, além de ela estar presente em diversos alimentos do cotidiano. Portanto, o consumo extra para tratar dores articulares deve ser receitado por um médico.

Alimentação equilibrada

O organismo precisa de diversos nutrientes e vitaminas para funcionar corretamente. Proteínas, carboidratos e aminoácidos devem estar presentes na alimentação diária.

A vitamina C, por exemplo, é essencial na montagem do colágeno do tecido conjuntivo. Isso significa que não adianta ingerir altas doses da proteína e ignorar as outras vitaminas que são necessárias ao organismo. Portanto, aposte em pratos coloridos e diversos diariamente.

Outras maneiras de cuidar das articulações

O cuidado com o corpo deve ser diário. Além de manter uma alimentação equilibrada, é importante adotar uma rotina de exercícios. Para quem tem dores nas articulações, modalidades de alto impacto devem ser dispensadas, mas caminhada, pilates e até mesmo musculação podem ser boas opções.

O quadro deve ser acompanhado por um médico e outros profissionais qualificados, como preparadores físicos que podem indicar os melhores exercícios. Desse modo, é possível encontrar o melhor tratamento para as suas necessidades.

O post Problemas nas articulações do corpo? Saiba como o colágeno pode ajudar apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Categorias
Atualizações

Confira as vagas disponíveis no PAT Sorocaba para o dia 27/07/2021

PARA VAGAS NO PAT DE OUTRAS DATAS CLIQUE AQUI

O cadastro e a emissão de cartas de encaminhamento também podem ser feitos diretamente pelo site “empregabrasil.mte.gov.br”.

Todas as vagas necessitam de experiência (exceto com marcação “°”) e possuem limite de encaminhamento, podendo expirar no decorrer do dia.

SIGA O PORTAL SOROCABA EM FOCO NO FACEBOOK PARA VER AS POSTAGENS DIARIAS CLICANDO AQUI

O post Confira as vagas disponíveis no PAT Sorocaba para o dia 27/07/2021 apareceu primeiro em Sorocaba em foco.