Categorias
Atualizações

3 pratos para preparar no almoço de domingo com a família

Veja receitas que são fáceis de preparar no almoço em família que vão impressionar os seus convidados

O almoço de domingo é tradição em todas as cinco regiões do Brasil, uma oportunidade para reunir os amigos ou a família mais próxima e recarregar as energias para encarar a semana. Aliás, mesmo quem não tem companhia em algum domingo merece um almoço especial.

Servir receitas saborosas nesse dia é regra, independentemente do número de convidados. O importante é que a receita seja deliciosa e deixe uma boa memória afetiva em quem vai comer, daquelas que todo mundo sempre lembra. Domingo é dia de deixar as dietas de lado e até de tomar seu refrigerante preferido.

Quer surpreender a sua família, mas não sabe como sair do tradicional churrasco e agradar a todos? Fizemos uma lista com três pratos apetitosos para te inspirar por aí. Vale tentar um por semana para eleger o predileto da sua família.

Risoto de cupim

Para quem pensa que risoto é sempre um prato preparado com ingredientes refinados, essa receita de cupim vai surpreender até aquele seu tio que só gosta de churrasco.

Ingredientes: 4 xícaras de arroz arbóreo, 1/2 kg de cupim, 3 cebolas picadas, 1 cenoura em cubinhos, 1/2 taça de vinho tinto, 1 taça de vinho branco seco, 2 cubos de caldo de carne (ou caldo caseiro, que é muito mais gostoso), alguns raminhos de cominho, manteiga, uma xícara de tomatinhos, parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: O risoto tem dois segredos. O primeiro é o caldo e o segundo é mexer sem parar. Para esse preparo, primeiro você vai cozinhar o cupim na panela de pressão. Tempere com o cominho, a pimenta e os caldos de carne, acrescente os tomates, a cenoura, duas cebolas e o vinho tinto e cozinhe até ficar macio.

Para preparar o risoto, frite uma cebola na manteiga e, em seguida, refogue também o arroz. Depois acrescente o vinho branco e mexa até o álcool evaporar. Vá adicionando o caldo do cupim e mexa sem parar até que o arroz esteja cozido, mas ainda molhadinho. Acrescente uma colher de manteiga gelada, acerte o sal e sirva com o cupim e parmesão salpicado em cima.

Canelone de queijo e presunto

Esse é um prato para aquelas famílias que amam massas, mas querem algo diferente da tradicional macarronada. É fácil de fazer, leva ingredientes simples, mas impressiona e fica delicioso.

Ingredientes: 300 g de mussarela e 300 g de presunto fatiados, 500 g de massa para pastel, 1 kg de carne moída, 250 ml de leite morno, 1 cebola ralada, 1 caixa de molho de tomate ou tomates cozidos, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto e queijo parmesão.

Modo de preparo:  Primeiro, faça um molho bem gostoso com a carne, a cebola e a polpa de tomate. Depois abra a massa de pastel, corte-a no tamanho que quer os canelones e enrole junto com uma fatia de presunto e uma de queijo. 

Unte o fundo de uma travessa com o leite (esse é o segredo para ficar macio), coloque os canelones e unte com o restante do leite. Depois cubra com o molho de carne, polvilhe parmesão e asse por cerca de dez minutos (ou até o queijo ficar gratinado).

Lasanha de abobrinha com frango

Essa é uma lasanha para quem adora o prato, mas está cansado da tradicional bolonhesa ou quer evitar as massas. Isso mesmo, a abobrinha faz o papel do macarrão nessa versão, que fica deliciosa e mais saudável. Gostou? Anote a receita e aproveite.

Ingredientes: 2 abobrinhas cortadas em fatias finas (no sentido do comprimento), 1 cebola em cubos, 2 dentes de alho amassados, 400 g de frango cozido e desfiado, 1 tomate picado, 2 colheres de extrato de tomate, 1 copo de requeijão, 1 colherzinha de páprica picante, 100 g de mussarela fatiada, azeite, sal, pimenta.

Modo de preparo: Higienize e salpique pimenta e sal nas abobrinhas para que elas soltem um pouco de água e reserve. Em uma panela, prepare o molho com a cebola, o alho, o frango, o tomate, a páprica, o extrato, o sal e a pimenta.

Seque as abobrinhas e, depois, em uma assadeira untada com azeite, monte as camadas nessa ordem: abobrinha, recheio de frango e queijo. Termine com uma camada de abobrinha, coloque o requeijão por cima e mais uma camada de queijo. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos e sirva quente.

O post 3 pratos para preparar no almoço de domingo com a família apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário