Categorias
Atualizações

Conheça as calcinhas absorventes, que garantem conforto e saúde

Produto é uma opção para quem deseja unir praticidade e sustentabilidade

As calcinhas absorventes chegaram ao Brasil nos últimos anos e de lá para cá ganharam inúmeras pessoas adeptas e defensoras de seus benefícios. Muita gente ainda não conhece os benefícios e até mesmo desconfia da eficácia de uma calcinha para menstruação.

Entretanto, sua produção é cada vez mais voltada ao conforto, à praticidade e, claro, à sustentabilidade. Entenda como funcionam, como são produzidas e quais os prós e contras das calcinhas absorventes!

O que são as calcinhas absorventes

As calcinhas absorventes nada mais são do que peças com finalidade de absorver o sangue menstrual. As peças ganharam mais popularidade no Brasil nos últimos cinco anos, tornando-se cada vez mais comuns e conquistando adeptas.

O objetivo é claro: substituir os absorventes tradicionais e, muitas vezes, incômodos, por peças confortáveis que fizessem a mesma função. Além disso, marcas de calcinhas absorventes também notaram que as peças promoviam uma redução de estresse e ansiedade durante o período menstrual, pois diminuíam as preocupações acerca de problemas como desconfortos e vazamentos.

Para funcionarem, claro, é preciso uma fabricação especial das calcinhas para menstruação, com tecidos específicos, camadas de contenção e outros detalhes, tudo isso sem tirar o conforto de quem as utiliza.

Como são produzidas

São várias as maneiras de produzir uma calcinha absorvente, sendo que, geralmente, cada marca tem sua própria maneira de confeccionar a peça, levando em consideração os tecidos e as tecnologias utilizadas.

Esse tipo de produção é tão detalhista que muitas empresas desenvolvem sua própria maneira de fabricação das pessoas, patenteando o formato. Essa é uma maneira de mostrar a garantia da eficácia das peças.

De maneira geral, as calcinhas absorventes são feitas com diversas camadas de tecidos, com diferentes texturas, materiais e espessura. A combinação deles é o que garante que a calcinha irá de fato absorver o sangue, e o mais importante: sem deixá-lo vazar pela roupa.

Outro ponto importante que vale destaque é a utilização de tecidos antibacterianos e antiodores, que também garantem maior conforto. Além disso, por se apoiarem nas causas da sustentabilidade, geralmente os tecidos utilizados para a fabricação (assim como a própria produção) são biodegradáveis ou menos poluentes.

Os prós e contras de usar uma calcinha absorvente

A calcinha absorvente promete inúmeras facilidades, mas será que carrega tantos benefícios mesmo? Os principais pontos positivos dessas peças estão relacionados ao conforto, mas outros benefícios também podem ser sentidos. Entre eles, estão:

  • período menstrual com menos ansiedade e preocupação com vazamentos;
  • diminuição do descarte de absorventes na natureza (que podem levar cerca de 100 anos para se decompor);
  • melhora a saúde íntima, pois permite maior ventilação e limpeza da região;
  • mais conforto nos movimentos do dia a dia e para dormir;
  • economia de dinheiro;
  • alta durabilidade;
  • fácil lavagem e secagem;
  • menos contato com elementos químicos;
  • apoio à sustentabilidade.

Dessa forma, as calcinhas absorventes apresentam inúmeros benefícios para quem as utiliza. Muitas pessoas acreditam que não se adaptarão ao uso da peça, principalmente por ela exigir uma atenção a mais, principalmente nos primeiros usos. Muitos desses cuidados podem ser vistos como dificuldades, mas podem ser resolvidos.

Entre os pontos contrários à calcinha absorvente estão as seguintes colocações:

  • é necessário utilizá-la em casa nos primeiros usos para entender a duração da sua eficácia no dia a dia;
  • fluxos muito intensos podem causar vazamento, sendo indicado, nesses casos, o uso da calcinha como backup;
  • a troca da calcinha fora de casa pode ser incômoda para algumas pessoas;
  • pegar confiança em sua eficácia também pode levar um tempo de adaptação.

Mesmo com esses cuidados e atenção, o conforto ainda é visto como o maior ponto positivo. Além disso, pessoas que procuram consumir de maneira mais sustentável têm nas calcinhas absorventes uma aliada nessa luta.

Cuidados com a calcinha absorvente

Para garantir a saúde íntima com o uso da calcinha absorvente, é preciso ter alguns cuidados. O principal deles é fazer a troca da calcinha de tempos em tempos, sendo que seis horas é o tempo de uso geralmente indicado pelas marcas. Se sentir a calcinha úmida antes desse tempo, mesmo antes de tempo, também é necessário trocá-la.

Outro passo importante é a lavagem. As calcinhas podem ser lavadas à mão ou na máquina. No primeiro caso, é importante deixá-la de molho em água morna por 30 minutos e esfregar bem a parte absorvente. Para lavá-la na máquina, primeiro retire o excesso de sangue lavando-as na mão. A secagem precisa ser feita em local com ventilação, seja no sol ou na sombra.

As calcinhas para menstrução chegaram para ficar e, por isso, saber mais sobre elas é essencial para que você tome a decisão de utilizá-las ou não de maneira mais consciente.

O post Conheça as calcinhas absorventes, que garantem conforto e saúde apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário