Categorias
Atualizações

Qual a importância de tomar um bom café pela manhã?

A refeição mais importante do dia deve ter ingredientes de boa qualidade.

É consenso entre os nutricionistas que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, necessária para reabastecer o organismo e reunir nutrientes para iniciar um dia produtivo com energia.

O café é um dos ingredientes essenciais para a refeição que, não à toa, chama leva o nome de “café da manhã” em português — enquanto em francês é chamada de “pequeno almoço” e em inglês de “breakfast”, expressão genérica. Independentemente do país, um café especial faz toda diferença para um desjejum básico ou completo.

Aqui reunimos algumas dicas para tornar a experiência do café da manhã, do mais simples ao mais sofisticado, muito mais nutritiva e prazerosa.

1 – Escolhendo e preparando o café

O café em si é certamente o ingrediente principal de qualquer desjejum. Tomado puro ou com leite, o café quente e fresco dá partida na ignição do organismo, injetando energia para encarar o dia e torná-lo mais produtivo.

Portanto, é de extrema importância escolher um bom café. Se você é familiarizado com cafés gourmet, sabe a diferença que um grão moído na hora faz toda diferença se for preparar um café coado tradicional. Caso prefira a prensa francesa, lembre-se da importância do tamanho de moagem de grãos.

Existem moedores de café acessíveis e a moagem na hora faz toda diferença. Para começar o dia, dê preferência a cafés mais encorpados e com menor acidez. Além disso, para não agredir o estômago, se possível adicione um pouco de leite ou creme.

Lembre-se de que, para conseguir aproveitar todas as propriedades e qualidades do café, não se deve deixar a água ferver até a ebulição. O ideal é que a água esteja entre 82º e 85º para um café perfeito.

2 – Frutas

É muito importante adicionar frutas ao café, principalmente as ricas em fibras. Isso garante a ingestão de vitaminas e nutrientes, além de assegurar um bom funcionamento do intestino.

Dê preferência a banana, mamão, melão e maçã para uma boa ingestão de fibras. Frutas ácidas não são indicadas se você tiver estômago muito sensível ou gastrite, mas são boas aliadas no emagrecimento. O abacate é uma fruta com alto teor de gorduras boas e é um ótimo complemento para alimentos salgados.

3 – Carboidrato e proteína

Apesar da fama de vilão de dietas, os carboidratos são fontes essenciais de energia e não necessariamente engordam. É através dos carboidratos que o sistema produz a ATP, molécula de energia responsável por fazer nosso organismo funcionar.

Já a proteína é uma molécula que basicamente constrói nosso corpo, sendo responsável pela constituição de ossos e músculos, além da produção de anticorpos. Por isso, também é muito importante que esteja presente na principal refeição do dia.

O adorado pãozinho francês é uma ótima fonte de carboidrato. Pães não necessariamente são vilões em dietas de emagrecimento e podem ser consumidos, bastando atentar-se ao acompanhamento. Caso esteja em dieta, opte por pães integrais. Se estiver preocupado com o colesterol, dê preferência à manteiga, e não margarina, ou outros acompanhamentos como creme de ricota ou cottage.

A tapioca é um prato tipicamente brasileiro que oferece carboidrato e aceita as mais diversas combinações. Ótima para acompanhar ovos mexidos, que garantem ingestão de proteína. Os ovos também podem ser cozidos e acompanhar um abacate amassado.

Menos comuns no café da manhã do brasileiro, salmão defumado ou fresco vai muito bem com cottage ou ricota, é uma ótima fonte de proteína e é perfeito para uma toast. Patês de atum ou salmão são opções mais saudáveis que embutidos, mas consumir estes eventualmente não faz mal. Por isso, sanduíches com mortadela ou um misto quente podem ser consumidos com parcimônia.

O post Qual a importância de tomar um bom café pela manhã? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário