Categorias
Atualizações

Limpeza de fossa: Saiba a periodicidade

Algumas casas, fazendas, sítios e até mesmo locais de trabalho, como escritórios, ainda contam com a utilização das fossas sépticas.

Apesar de não serem vistas comumente nos centros urbanos, elas ainda existem e fazem parte da vida de diversos brasileiros.

Para garantir o bom funcionamento e tratamento correto da água nas fossas sépticas, é necessário que sejam realizadas limpezas periódicas.

É claro que para realizar essa manutenção, você precisa contar com profissionais adequados. Afinal, uma fossa séptica, se mal manuseada, pode oferecer grandes riscos à saúde.

Acompanhe com a Seven Desentupidora como são realizadas essas limpezas e qual a periodicidade certa para realizá-las. Descubra quais riscos você pode evitar com a contratação de uma equipe adequada para a manutenção.

Como funciona uma fossa séptica?

De forma simplificada, a fossa séptica exerce a função de tratar a água antes que ela chegue no esgoto. Ela separa os elementos sólidos e os guarda em um compartimento próprio. Neste compartimento, esses elementos sólidos permanecem no fundo e a água fica na parte de cima. Dessa forma, cria-se um logo com os dejetos nesta parte da fossa séptica.

A decomposição desse lodo e da maioria dos dejetos sólidos fica a cargo de uma série de bactérias que se alimentam desse tipo de elemento. Porém, ainda resta uma grande parte do lodo, que precisa ser retirada de tempos em tempos. É aí que entra a necessidade de uma limpeza da fossa periódica.

Como acontece a limpeza da fossa séptica?

Isso dependerá do tipo de fossa instalada na residência. Porém, de forma geral, a limpeza consiste na abertura da fossa e retirada deste lodo residual.

Existem procedimentos especiais para essa abertura, já que dentro da fossa se acumulam gases provenientes da decomposição do lodo. Esses gases são extremamente perigosos para a saúde e precisam ser retirados antes de executada a manutenção.

Após a abertura correta e segura da fossa, é hora de retirar o lodo. Isso é feito geralmente com a ajuda de uma mangueira de sucção. A mangueira é ligada a um repositório específico para esse tipo de material. Quase todo o lodo é retirado, deixando até 10% do material para que o tratamento continue normalmente na fossa.

Como é feito o descarte dos materiais da limpeza?

Ao recolher o material, a empresa contratada para a limpeza tem a responsabilidade de enviá-lo para tratamento adequado. Dessa forma, nem o ambiente do espaço em que a fossa está nem ambientes externos serão contaminados pelos resíduos.

O que muitas pessoas que não são profissionais adequados fazem, é o descarte em qualquer lugar dos resíduos da fossa. Esse tipo de ação, além de promover a contaminação de ambientes, pode ser legalmente punida. Portanto, sempre invista em profissionais adequados para a limpeza da fossa.

Qual a periodicidade da limpeza da fossa séptica?

Existem uma série de fatores que determina a periodicidade da limpeza da fossa séptica. Dentre eles podemos citar:

  • Quantidade de pessoas que usam a residência ou o espaço com fossa;
  • Tamanho do reservatório que guarda o lodo;
  • Frequência de pragas no espaço da fossa;
  • Quantidade de litros de água que o sistema de fossa descarta

De forma geral, é sempre bom realizar a limpeza anualmente. Mas é de vital importância lembrar que a limpeza depende sim desses outros fatores. Inclusive, pode ser que dependendo deles, a periodicidade diminua para seis em seis meses.

Sempre peça por uma verificação caso identifique algum dos sinais que falaremos logo abaixo.

Como saber se minha fossa séptica precisa de limpeza?

Os principais “sintomas” que indicam que a sua fossa precisa de limpeza são:

  • Vasos sanitários, pias, ralos e tanques que estão com uma descida de água mais lenta que o normal;
  • Grama ou solo molhados perto da fossa;
  • Muitos barulhos nas tubulações da fossa;
  • Cheiro de esgoto subindo por vasos sanitários, pias, ralos e tanques;

Ao notar quaisquer desses sinais, procure ajuda de um profissional para avaliar se a sua fossa precisa de uma limpeza.

Importância dos profissionais adequados para limpeza da fossa séptica

Uma equipe de qualidade, com profissionais experientes e que saibam fazer a limpeza adequada pouparão muitos problemas futuros para o dono da fossa. Isso inclui também uma nova manutenção em pouco tempo. Afinal, quem limpa bem uma vez por ano não vai precisar de uma nova manutenção tão cedo. Mas se os profissionais não desenvolverem de forma adequada o serviço, provavelmente a fossa precisará ser esvaziada em pouco tempo.

Além disso, é uma questão de segurança sanitária contar com profissionais adequados para esvaziar a fossa. Isso porque contaminações de solo podem acontecer em processos que não sejam adequados ou que envolvam o descarte mal feito do lodo retirado.

Como dissemos anteriormente, a abertura da fossa também precisa ser feita de forma adequada. Os gases produzidos por bactérias que residem na fossa podem infectar trabalhadores não apropriados e até mesmo quem habita no espaço em que a fossa está. Portanto, investir em uma equipe instruída, adequada e que realmente saiba o que está fazendo é essencial para evitar gastos ainda maiores e para garantir a sua saúde e a de todos que frequentam o espaço.

E então, gostou das nossas dicas? São necessários cuidados adequados para saber quem chamar para a limpeza segura da sua fossa? Recomendamos a Seven Desentupidora eles podem te ajudar a limpar a sua fossa corretamente!

Além de fazar o diagnóstico correto, a seven segue todos os protocolos de segurança necessários para desenvolver da melhor forma a limpeza da fossa séptica.

Ao perceber qualquer um dos “sintomas” de que a fossa está cheia, não hesite em chamar a Matrix. Através da experiência é mais fácil diagnosticar o problema e aplicar a solução certeira para ele.

Esta com algum probrema? Entre em contato com a Seven agora mesmo!

Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa!  Basta continuar acompanhando a gente. São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço.

Mais uma forma da Seven te ajudar a manter tudo no lugar!

O post Limpeza de fossa: Saiba a periodicidade apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário