Categorias
Atualizações

15 dicas para uma educação financeira de qualidade

A educação financeira é um conhecimento importante, para que as pessoas saibam controlar seu dinheiro, gerenciar ganhos e gastos e assim possam ter uma qualidade de vida melhor, com boas perspectivas de futuro.

Como também, a educação financeira proporciona diversos benefícios, como controle de gastos, utilização do dinheiro de forma consciente e controlada, tomada de decisões que resultam em escolhas coerentes, e muito mais.

Além de aprender sobre a educação financeira e sua importância, a seguir, você poderá ter acesso a dicas de educação financeira que vão te auxiliar no controle e organização financeira.

O que é educação financeira?

A educação financeira é um processo que permite gerenciar melhor as finanças e usar isso ao seu favor.

Além disso, a educação financeira resulta em uma utilização do dinheiro de forma consciente e uma tomada de decisão que guia o indivíduo para escolhas inteligentes, em relação ao uso do dinheiro.

A educação financeira é importante?

A educação financeira é importante, uma vez que possibilita um controle financeiro maior, assim como, investir melhor o dinheiro.

Desse modo, educação financeira é importante para pessoas que possuem condições financeiras elevadas ou não, e independente da idade, pois aprender a controlar e utilizar o dinheiro da melhor forma, é necessário para todos, independente de quantos anos se tem.

Além disso, os benefícios resultantes da educação financeira, são muitos, assim como mencionado acima, mas também, permite pagar todas as contas e despesas em dia, construir um futuro mais confortável financeiramente, se tornar bem sucedido, possuir independência financeira, entre outros.

Educação financeira brasileira

O Brasil é um país atrasado quanto à educação financeira, apenas no ano de 2017 a educação financeira foi integrada a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do ensino infantil e médio.

Porém, a falta de educação financeira resulta em diversos prejuízos para a população e para o país em si, uma vez que indivíduos que possuem esse conhecimento não são controlados por seu dinheiro, pelo contrário, o administram de forma consciente, evitam dívidas e inadimplências, possuem uma qualidade de vida melhor não só em função de ter bens materiais, mas de viver tranquilo, e tem uma perspectiva de futuro melhor. 

Por isso, é importante que a educação financeira seja debatida em casa, no dia a dia das crianças e adolescentes, e não fique a cargo somente da escola ensinar sobre isso.

A importância dos pais na educação financeira de seus filhos

Como mencionado acima, é importante que os pais ensinem seus filhos sobre educação financeira, e isso não fique a cargo somente da escola.

Os pais têm um papel fundamental no aprendizado dos filhos, e com a educação financeira não é diferente. Por isso, é necessário ensinar aos filhos sobre o que é o dinheiro,  a importância do uso consciente dele, falar sobre a importância comparação de preços, e tudo isso deve ser abordado com paciência e de uma forma clara para que a criança entenda e leve isso para a vida. Mas não só isso, é importante também os pais serem exemplos, pois as atitudes das crianças são reflexos dos pais.

Uma ótima dica, é conceder a uma criança uma mesada, assim ela pode aprender sobre administração, uso consciente do dinheiro e responsabilidade na prática. 

Como ficar rico através da educação financeira em um curto espaço de tempo?

Inicialmente, é necessário ter paciência e persistência para entender que enriquecer não ocorre da noite para o dia. 

Segundo, existem formas de tornar esse processo mais rápido, como aplicações mensais de dinheiro, investir em juros compostos, e evitar a poupança. Dessa forma, irão gerar mais dinheiro, mas ainda sim é necessário ter paciência.

Dicas de educação financeira 

Agora que você entendeu a importância da educação financeira, vamos as dicas:

Monte um planejamento financeiro

Um planejamento financeiro, é uma análise das suas finanças, sua renda, seus gastos, suas dívidas, e através dele é possível definir objetivos, como se livrar das dívidas, realizar uma viagem, uma festa de casamento, comprar uma casa e guardar dinheiro.

Se você possui dívidas planeje-se para quitá-las

Uma parte muito essencial da educação financeira, é aprender a consertar erros do passado, para seguir adiante. Desse modo, se você possui dívidas, primeiramente, deve se organizar para pagá-las, e o mais importante, se planejar para que isso não ocorra novamente.

Planeje-se com seu parceiro

Se você possui um parceiro, deve saber como é difícil decidir poupar dinheiro sozinho. Por isso, converse com seu parceiro e se planejem para se educarem financeiramente, e ambos se motivarem na busca por seus objetivos.

Mas, se você pretende passar por esse processo sozinho, não se preocupe, o importante é você estar motivado e com objetivos bem definidos.

Realize essas três ações fundamentais:Trabalhar, economizar e investir

É necessário trabalhar, pois é a fonte renda principal e o modo que você se mantém, mas também, economizar uma parte é importante, não gaste mais do que você ganha e por fim, invista uma parte do que você economizou

Economize

É necessário que você gaste menos do que você ganha, e assim poderá guardar uma parte e ter um consumo consciente e de acordo, com as suas necessidades.

Para isso, considere os seus ganhos líquidos e não brutos, e calcule suas despesas e o quanto você pode guardar.

Além disso, é importante que você observe a diferença entre preço e valor, gastar com coisas supérfluas possuem preço, mas investir em coisas rentáveis possuem valor a longo prazo.

Invista seu dinheiro

Lembra da ação fundamental de investir? Pois é, agora que você controla seus gastos, e economiza uma parte, pode investir dinheiro com a finalidade de gerar uma renda extra e fazer o dinheiro trabalhar para você.

A orientação é que você invista seu dinheiro em lugares mais rentáveis do que a poupança, como o Tesouro Direto, o CDB, entre outros.

Invista nos  juros compostos

Os juros compostos são uma ótima oportunidade de investimento, e a longo prazo rendem tanto, que passam do que você investiu inicialmente, mas para isso é necessário paciência.

Tenha paciência e seja determinado ao investir

Cada real investido, é um passo para chegar nos seus objetivos, por isso, tenha paciência, pois esse processo nem sempre é rápido e tenha determinação. 

Prepare-se para possíveis imprevistos financeiros

É necessário que você esteja preparado para possíveis imprevistos financeiros que possam ocorrer, desse modo, é importante ter uma reserva financeira.

Você pode investir seu dinheiro em produtos de liquidez diária, assim, quando você precisar retirar a reserva não haverá prejuízos financeiros, como o Tesouro Selic. A orientação é que você poupe, no mínimo, um valor equivalente a 6 meses dos seus hábitos de vida.

Por fim, é importante lembrar que essa é uma reserva financeira de emergência, dessa forma, só deve ser utilizado em emergências como perda de um emprego, gastos médicos, troca de carro.

Pense no futuro 

Os seus investimentos de hoje, trarão resultados no futuro.

Desse modo, o que você realiza no presente em relação a finanças, é um indicativo de como será o seu futuro, e tem impacto na sua qualidade de vida, levando em conta que isso pode resultar em uma longevidade maior.

Esteja preparado para a sua aposentadoria

A educação financeira, faz você ir além, e não só pensar no presente, mas também em seu futuro.

Desse modo, se programa para guardar dinheiro para o futuro distante, a aposentadoria, assim você não dependerá apenas da previdência pública, de familiares, ou de continuar trabalhando, pois sabemos que o dinheiro pago pela previdência não é tão alto assim.

A persistência é essencial

Persistir em seus objetivos e metas financeiras é essencial para obter sucesso e colher bons frutos no futuro.

A paciência é necessária 

A paciência também é necessária para se obter sucesso, pois um investimento, objetivos e metas financeiras, nem sempre são rápidas, mas valem a pena.

Estabeleça metas que te levarão a concretizar o seu objetivo maior

Estabelecer metas, que ajudarão a concretizar o seu objetivo, quer dizer que você pode ir realizando metas menores, até chegar no seu objetivo. Por exemplo, seu objetivo é comprar um carro, mas antes você tem que pagar todas as suas dívidas, desse modo, estabeleça metas menores, de pagar suas dívidas, para depois poupar dinheiro e conseguir seu objetivo maior comprar um carro.

Mas, você também pode possuir metas isoladas, como comprar um carro. Desse modo, você pode optar por guardar dinheiro no método convencional ou investir de forma que o dinheiro seja aplicado por um tempo pré-estabelecido, ou não, como é o caso do Tesouro Selic.

Estabeleça um objetivo maior

Estabelecer um objetivo é importante, pois resulta em motivação para alcançá-lo, demonstra planejamento financeiro, parte essencial da educação financeira, assim como, o conhecimento do que você almeja, onde quer chegar.

Conclusão

Tenho certeza que você entendeu a importância da educação financeira para o controle dos gastos, a administração e uso consciente do dinheiro, para a melhoria da qualidade de vida, para o alcance de objetivos e sonhos, e muito mais.

O post 15 dicas para uma educação financeira de qualidade apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário