Categorias
Atualizações

Cortinas e tapetes na sala de jantar: como combinar com os móveis

Saiba como deixar sua sala de jantar ainda mais bonita.

O que não pode faltar em uma sala de jantar? Um bom conjunto de mesa com cadeiras. Porém, quando se pensa em decorar a sala de jantar, existem outros itens bastante interessantes que podem dar mais sofisticação, sensação de aconchego e até mesmo um contraste no visual.

Estamos falando das cortinas e tapetes. Sim, esses itens, majoritariamente encontrados na sala de estar, também podem ser usados na sala de jantar de forma harmoniosa. Para tal é preciso considerar, por exemplo, o formato e o tamanho da mesa, a paleta de cores usada no ambiente e se ele é integrado ou não com outro, como a sala de estar. Tendo esses parâmetros em mente, fica mais fácil deixar o seu cômodo muito mais bonito e elegante.

Avaliando o espaço

Para decorar qualquer ambiente é preciso analisar alguns aspectos importantes, como o tamanho do espaço, o estilo da casa e de seus moradores, bem como suas necessidades. Isso influenciará, por exemplo, a compra de uma mesa maior ou menor, com mais ou menos cadeiras.

Os modelos redondos são mais indicados para espaços menores, enquanto as mesas retangulares podem ser usadas em lugares estreitos ou maiores em sua dimensão. As quadradas também são uma excelente opção para quem tem bastante espaço.

Como na sala de jantar os móveis principais serão a mesa e as cadeiras, eles devem ser o ponto de partida para o restante da decoração. Uma ideia interessante é tentar complementar o estilo da mesa ou mesmo trazer elementos diferentes, que tragam mais despojamento ou requinte para o ambiente.

A seguir, você conhecerá algumas dicas para poder acrescentar na sua sala de jantar peças decorativas como cortina e tapete, sem perder o bom gosto.

Cortinas

Geralmente, para usar cortinas em ambientes como salas seja de estar ou de jantar, é preciso que o seu comprimento chegue até o chão ou mesmo ultrapasse-o. Cortinas curtas não caem nada bem. Por isso, só use modelos que consigam cobrir toda a parede ou janela.

O mais indicado é usar modelos de cortina presa por varão. Acessórios como pingentes e braçadeiras são bem-vindos para te ajudar a definir a quantidade de luz e de ventilação que entrará caso atrás dela haja uma porta ou janela.

Para quem deseja suavidade, as cortinas com materiais mais leves, como seda e linho, são perfeitas. Os modelos com tons neutros e sem estampa são os mais indicados para todo tipo de sala. Já quem busca chamar atenção e criar um ponto de contraste, vale investir em cores mais vibrantes.

Tapetes

Os tapetes, por sua vez, devem seguir um certo padrão: ter de 50 cm a 1 m de comprimento a mais que o tamanho do tampo da mesa. Isso serve para todos os tipos de tapete, seja redondo, oval, quadrado ou retangular, afinal ele sempre ficará posicionado debaixo da mesa.

Para escolher o formato do tapete também deve-se considerar o formato da mesa. De modo geral, os modelos quadrados ficam melhor embaixo de mesas com tampo também quadrado ou, ainda, redondo, enquanto os retangulares combinam mais com mesas do mesmo padrão ou ovais.

Vale lembrar que esta peça é bem interessante porque consegue abafar barulhos e possíveis arranhões no chão, sendo uma excelente opção, sobretudo, para quem mora em apartamento.

A regra do contraponto vale também para os tapetes. Você pode tanto optar por deixar o tapete como um complemento ao ambiente — no que se refere à cor, tecido e textura, quanto usá-lo como um objeto de destaque em ambientes onde a decoração é mais neutra.

O post Cortinas e tapetes na sala de jantar: como combinar com os móveis apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário