Categorias
Atualizações

Morar sozinho: O que preciso, eletrodomésticos, Móveis e muito mais!

Em dúvida sobre o que você precisa para morar sozinho? Veja aqui uma lista com itens necessários e dicas para conseguir fazer isso mais facilmente!

O que preciso para morar sozinho?

Se você está pretende morar sozinho, mas não quer passar por muitas complicações ao se mudar, começar a fazer uma lista do que você precisará é uma boa ideia. Desse modo, é possível prevenir que a ida para outra casa se torne um processo complexo e que, até mesmo, faça você desistir de seus objetivos.

Viver sem nenhuma companhia tem a vantagem de permitir que você tenha a maior liberdade para relaxar e descontrair, principalmente depois de dias intensos de trabalho. Graças a essa experiência, você consegue desenvolver independência total e aproveitar momentos maravilhosos com privacidade.

Contudo, essa situação trata-se de um grande desafio e no início, pode ser confuso. Assim sendo, este texto ajudará você a montar uma relação de coisas que precisa junto com dicas para se organizar para morar sozinho, além de dicas importantes sobre como morar sozinho. Confira!

Lista de itens para morar sozinho

Geladeira, fogão, televisão entre outros objetos e móveis são essenciais para experimentar uma boa qualidade de vida ao morar sozinho. Assim sendo, veja a seguir uma seleção de 20 itens que você precisa para sua casa nova.

Geladeira

Ao morar sozinho, uma pessoa necessita de uma geladeira para armazenar produtos perecíveis como ovo, leite, carne e outros. Também para evitar que diversos alimentos estraguem depois de aberto. Esse eletrodoméstico, do mesmo modo, é útil para congelar comida para que não seja preciso cozinhar todo dia.

Para quem vive só, um modelo com capacidade de 260 L, com no mínimo 3 prateleiras já é suficiente. Contudo, há outras características a se considerar, por exemplo, tamanho, função degelo automático, volume do ruído, recursos extras etc. Atualmente existem ótimas opções no mercado e, caso você esteja a procura de um bom modelo, não deixe de conferir as 10 melhores geladeiras de 2022

Fogão

Se você tiver que optar entre um fogão e um microondas, prefira o primeiro, porque ele permite preparar todo tipo de refeição. Também serve para esquentar e economizar com gastos com comida pronta. Mesmo que você não saiba cozinhar, ao morar sozinho será preciso aprender, o bom é que o Youtube está cheio de vídeos que facilitam essa tarefa.

Ao escolher, verifique o tamanho, a altura varia de 80 a 95 cm, a largura de 50 a 120 cm e a profundidade entre 60 a 70 cm. Os modelos com as menores dimensões saem mais em conta, porém os maiores oferecem melhor ergonomia. Com 4 ou 6 bocas e um forno é possível fazer diversos pratos, mas com 2 bocas o custo é menor. E para quem está procurando por um eletrodoméstico de alta qualidade, não deixe de conferir os 10 melhores fogões de 2022.

TV

Assistir filmes e séries da Netflix em uma tela grande de uma televisão é mais confortável do que fazer isso pelo celular. Além disso, você pode ver a programação dos canais abertos a qualquer hora ou dia, até mesmo quando não tem conexão com a internet. Aliás, ao morar sozinho não haverá com quem conversar e a TV passa ser uma boa distração.

Antes de comprar, pense em alguns aspectos, por exemplo, aparelhos de até 32 polegadas precisam ficar a menos de 2,3 metros de distância para você ver as imagens com detalhes. A resolução HD proporciona uma agradável nitidez, mas se desejar obter o melhor opte por Full HD.

Jogo de panelas

Em qualquer casa é preciso ter um bom conjunto de panelas, pois serve para preparar inúmeros alimentos, do mais fácil ao mais sofisticado. Para quem mora sozinho, um kit com 5 peças de tamanhos diferentes é adequado. Uma panela mais larga e outra rasa normalmente podem ser usadas para cozinhar molhos, arroz, ensopados e mais.

Com uma frigideira e uma jarra você consegue fazer frituras e aquecer líquidos. Fora isso, uma panela de pressão economiza gás por cozer os alimentos em menos tempo. Os jogos de alumínio são baratos, inox mais fáceis de limpar e a cerâmica aquece mais rápido. Se tiver revestimento antiaderente e tampa transparente, é melhor, porém tem custo maior.

Itens de mesa

Quando você mora sozinho pode ter 2 ou 3 unidades de pratos, copos, xícaras, pratos de sobremesa entre outros componentes. No entanto, nos dias em que recebe visitas isso se torna um problema. Se esse for seu caso, busque um aparelho de jantar com pelo menos 20 peças, incluindo 4 copos, pratos e pires.

Além disso, é preciso considerar ainda o tipo de material, o plástico, por exemplo, costuma ser mais resistente a quedas, não parte quando você coloca líquido quente e é mais duradouro. Vidro e cerâmica, por outro lado, geralmente possuem melhor acabamento e não desbotam.

Faqueiro

Não tem como morar sozinho sem ter colheres, facas e garfos, afinal como você vai picar, cortar, descascar ou comer alimentos? Portanto, eles são uns dos primeiros itens que é preciso comprar para sua nova casa. Assim sendo, observe bem o cabo desses utensílios, os modelos compostos por madeira proporcionam conforto e firmeza ao segurar.

Contudo, os de borrachas contam com toque mais suave durante longas horas de uso. Já os totalmente de metal têm uma boa aparência e um peso bem equilibrado. Quanto aos de plástico, se destacam pela leveza e custo menor. Em relação à quantidade, um faqueiro com 16 peças corresponde a uma excelente alternativa.  

Armário de cozinha

As cozinhas das casas, em geral, não costumam ser grandes, e na melhor das hipóteses só é possível colocar uma pequena mesa e algumas cadeiras. Portanto, é extremamente importante manter uma certa ordem para evitar uma imensa bagunça com panelas, talheres, pratos, copos, eletrodomésticos e outras coisas espalhadas por todo o lugar. 

Então, para organizar tudo você precisa de um armário ao morar sozinho. Os embutidos na parede geralmente ocupam menos espaço enquanto os com pezinhos são mais fáceis de mover. Os modelos de 2 portas guardam poucos objetos, mas o preço é menor. Contudo, os maiores possuem gavetas e bancada, por isso oferecem boa praticidade. 

Aspirador de pó

Se ao morar sozinho você quiser manter sua casa limpa todos os dias, mas sem perder parte do seu limitado tempo livre fazendo tarefas domésticas como varrer, precisará de um aspirador. Além do formato tradicional que costuma ser bastante potente, existe o tipo vertical como as vassouras que é mais confortável e bom para prevenir dores no corpo, caso você esteja pensando em adquirir um, não deixe de ver os melhores aspiradores de pó verticais.

Já para quem tem pouco espaço pela casa, e também pouco tempo para se dedicar à limpeza, é possível, então, optar por um robô aspirador que tem função para varrer, passar pano seco ou úmido, funciona com bateria, são pequenos e tem uma ótima eficiência. Há ainda alguns modelos capazes de aspirar locais em que existe sujeira misturada com água. Se você está pensando em comprar um deles, não deixe de confirir os 15 melhores robôs aspiradores de 2022.

Mesa de Jantar

Teoricamente é preciso usar uma mesa de jantar apenas para comer.  No entanto, na prática, muitas vezes, ela serve como bancada para preparar a alimentação, realizar jogos de tabuleiro com amigos ou simplesmente, estudar. Então, mesmo que more sozinho, é bem provável que em algum momento você sinta falta desse móvel. 

Ao escolher, pense no espaço que tem disponível na sua casa e verifique se sobra pelo menos 70 cm de largura de área livre em volta da mesa, pois isso indica o tamanho ideal. Existem modelos pequenos, mas que vem com uma trava que permite aumentar a largura e são perfeitos para receber vários convidados.

Sofá

Para se divertir com as visitas ou descansar depois de chegar do trabalho, você precisa ter um sofá. Quando for comprá-lo, observe se as medidas cabem no local que está reservado para esse móvel. Confira os materiais do acabamento para saber quais as vantagens que determinado modelo oferece.

Por exemplo, couro ou corino é mais fácil de limpar, veludo, seda e outros tecidos costumam ser mais macios e confortáveis. Em relação às medidas do assento, lembre-se de que em torno de 90 cm de profundidade e entre 85 e 90 cm de altura, permite que a maioria das pessoas se sente com boa postura.

Máquina de lavar

Economizar tempo na limpeza e sempre ter roupas higienizadas são algumas das vantagens das lavadoras. Há eletrodomésticos que trazem uma baita praticidade para o dia-a-dia, pois removem as sujeiras dos tecidos automaticamente e a ainda centrifugam (torcem) deixando as peças quase secas.

Aqueles que moram sozinhos podem optar pelo aparelho com capacidade de 8 kg que, na maior parte das vezes, lava até edredons. Programas especiais para diferentes tipos de pano, economia de água, alta eficiência energética são outros privilégios que algumas das grandes marcas proporcionam e você deve considerar. E para adquirir um aparelho de alta potência, não deixe de conferir as 10 melhores máquinas de lavar

Guarda-roupa

Quando uma pessoa mora sozinha conta com maior espaço para armazenar seu vestuário, então nem sempre é preciso adquirir um guarda-roupa grande. Contudo, é aconselhável observar alguns detalhes, a começar pelo tamanho e a localização de onde ficará, pois ele tem que se encaixar bem no lugar onde será instalado.

Se você vai guardar casacos, cobertores e roupas mais grossas, então precisará de um modelo de 3 portas com mais espaço e prateleiras reforçadas. Do contrário, pode ser um tamanho menor com gavetas ou sapateiro. Os guarda-roupas fabricados com MDF saem mais em conta, porém de madeira geralmente duram mais.

Cama

Dormir bem é importante para qualquer pessoa ter boa saúde, por isso, uma cama não é apenas um objeto para descansar. Também consiste em um móvel fundamental para a decoração do seu quarto que deve ser escolhido com critérios, assim essa mobília acompanhará você por muitos anos.

Aliás, uma das maravilhas de se morar sozinho é que você não precisa dar satisfação sobre sua vida íntima para ninguém. Então, mesmo que no momento não tenha nenhum compromisso, considere essa possibilidade ao se decidir entre cama de casal ou solteiro. Também, observe o material, a madeira é leve e fácil de movimentar, mas ferro dura mais.

Colchão

Passar longas sobre uma tábua, com certeza, não é uma boa ideia. Então, seja cuidadoso ao escolher o colchão no qual dormirá todas as noites. Ele deve medir pelo menos 10 cm a mais do que a sua altura para que seus pés não fiquem fora da cama. Preste atenção à densidade da espuma, pois ela varia conforme a altura e o peso de cada pessoa.

Em caso de dúvida ou se não for dormir sempre sozinho, prefira os modelos com valores D28 e D33. Eles são adequados tanto para pessoas com altura entre 1.50 m e 1.81 m e peso de 60 kg a 90 kg. Se onde você mora faz muito calor, os colchões de molas consistem numa boa opção. Já para o frio, as alternativas correspondem ao látex e viscoelásticos. 

Jogo de cama

Lençol de cima, lençol elástico, edredom, fronha e outras peças trazem conforto para seu descanso e ainda influenciam na decoração do quarto. Mesmo que você more sozinho e ninguém mais veja esse cômodo, será mais fácil se sentir animado em um ambiente organizado e com aspecto limpo.

O principal detalhe a se verificar num jogo de cama é se as medidas cobrem todo seu colchão, inclusive os travesseiros precisam caber dentro das fronhas. Quanto ao material, os tecidos de algodão apresentam excelente resistência, mas o cetim é bem macio e o poliéster combinado com algodão gera um bom frescor.

Toalhas de banho

Encontrar toalhas de banho quando você vai morar sozinho nem sempre é uma tarefa fácil, porque elas têm que ser macias, secar bem, serem bonitas e duráveis. Para conseguir isso, é preciso procurar por produtos 100% de algodão e investir um valor maior. Caso não seja possível, você pode optar por fibras ou poliéster que custam menos.

Outro fator que afeta a capacidade de secagem é o peso, quanto maior a gramatura mais rápido enxuga. A partir de 400 g/m2, você já obtém ótimos resultados tanto na remoção da água do corpo quanto do cabelo após o banho. Além disso, depois de pouco tempo no varal estará pronto para uso.

Utensílios e produtos de limpeza

Quando você for morar sozinho descobrirá que há sujeiras que se acumulam nas superfícies e que o uso de produtos de limpeza específicos é imprescindível. Na cozinha, por exemplo, frequentemente existe o aparecimento de gorduras, no banheiro há o bolor e na sala, poeira.

Os equipamentos para realizar as tarefas de limpeza numa casa são bem conhecidos, se tratam da tradicional vassoura, pá de lixo, esfregão, baldes, escovas, flanela, pano etc. Há variadas formas e cores, dentre os quais você pode escolher aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e gosto pessoal.

Microondas

Um aliado para quem mora sozinho é o microondas, pois permite preparar e requentar comida de forma rápida e eficiente. Quando se trata de comprar um microondas, você não só deve olhar o preço, mas também é preciso levar em conta as características. A capacidade, por exemplo, de 17 a 23 litros para até 2 pessoas já é boa.

A potência razoável para realizar a maioria das receitas é de 800W, menos do que isso significa que o aparelho levará mais tempo nos preparos. Os modelos com eficiência energética do tipo A, B ou C são melhores, eles não gastam muita eletricidade. Além de descongelar alimentos ou preparar pratos pré-cozidos, alguns dispositivos grelham.

Varal

O varal é uma alternativa bem mais barata que uma secadora para enxugar roupa e versátil, pois existem designs diferenciados. Para pessoas que moram sozinhas em espaços pequenos, o formato de torre é ideal, pois não ocupa grandes áreas, inclusive na hora de guardar ele geralmente fecha.

O varal de parede e corda serve para pendurar roupas maiores, dentro ou fora de casa. No entanto, também há possibilidade de comprar um modelo de teto, que você pode colocar até no banheiro. O sanfonado e de peças íntimas são outros que é preciso considerar se você quiser fazer a melhor escolha para sua casa.

Itens de higiene

Porta papel higiênico, saboneteira, suporte para escova de dente etc. esses pequenos artigos tem funções simples, mas com certeza, você ficará feliz de tê-los ao morar sozinho. Além de contribuírem para a organização do seu lar, trazem maior praticidade para o seu dia-a-dia.

Você também se sentirá contente, quando, por exemplo, uma visita precisar utilizar seu banheiro e não tiver de procurar o papel ou sabonete. No mercado estão disponíveis inúmeros modelos com design simples e sofisticado. Então, cabe a você decidir o que lhe convém e combina com sua casa.

Dicas de como morar sozinho

Muito mais do que fazer uma lista de itens necessários para começar a morar sozinho, é preciso avaliar vários fatores ao se mudar. Assim sendo, veja a seguir dicas para iniciar o processo de viver desacompanhado.

Planeje seu orçamento

Morar sozinho, muitas vezes, significa sair da zona de conforto, viver sem a ajuda financeira dos pais e começar a enfrentar o mundo por conta própria. Por isso, na hora de se mudar, é preciso ter um planejamento bem organizado para evitar o desânimo quando problemas aparecem e alcançar a independência total.

Crie um orçamento contendo despesas básicas, inclua o pagamento ou aluguel do apartamento, gastos com água e eletricidade, gás, alimentação, produtos básicos e transporte. Coloque quais são suas fontes de renda e se elas cobrem todos os valores, se sobrar algo tente economizar.

Para morar sozinho, comece apenas com as coisas básicas

Construir a casa dos seus sonhos é um processo que requer tempo, pois os gastos que isso acarreta são consideráveis. Por isso, é preciso ter paciência e comprar aos poucos os móveis, eletrodomésticos e outras peças que farão parte do seu apartamento, mas que você esperar para usar.

Comece com o básico comprando apenas cama, fogão e geladeira, por exemplo. Mesa, sofá, armário e o resto dos itens podem ser adquiridos posteriormente. Assim, ir morar sozinho não se torna um pesadelo com você cheio de dívidas. Com o tempo essa situação ficará cada vez melhor, caso proceda com cautela.

Crie uma rotina de limpeza e organização

Se você vai morar sozinho, descobrirá que limpar e organizar a casa quando há mais pessoas fica um pouco mais fácil, mas é possível manter o espaço em ordem por mais tempo. Então, monte uma lista de tarefas e lembretes para preservar sempre tudo no seu lugar sem muito trabalho, também é preciso estabelecer dias para limpar. O ideal é limpar os cômodos a cada 15 dias se você não fica muito em casa, caso você trabalhe em home office e passe a maior parte do dia em casa, o ideal é ter uma rotina de limpeza de a cada 7 dias.

Embora esse tipo de tarefa seja mais exigente para quem faz o procedimento só, existem maneiras de tornar esse momento menos complicado. 

Tenha um kit com remédios básicos

Ao morar sozinho é preciso possuir um kit para emergências, nele deve conter band-aids para cobrir pequenas lesões depois de desinfetadas. Bandagens de tamanhos diferentes e gaze para estancar sangramento e proteger feridas maiores. Paracetamol serve para reduzir a febre e o ibuprofeno controla a dor, portanto é bom possuir.

Álcool, soro fisiológico e sabão desinfetam feridas e utensílios.  Há outros produtos que cuidam da sua saúde e, por isso, você deve incluir nessa lista um protetor solar que evite queimaduras solares na sua pele. Loção anti-histamínica para reduzir ou eliminar os efeitos de alergias e repelente de insetos são mais itens interessantes para se ter em casa.

Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento consiste em se conhecer profundamente, compreender seus sentimentos, defeitos, qualidades e problemas em qualquer contexto. Ele é muito importante para seu desenvolvimento pessoal, regular suas emoções, relacionar-se com os outros e alcançar os objetivos que estabelecer para si mesmo.

Ao morar sozinho existe mais oportunidade para isso, você só precisa ter paciência e adotar algumas práticas como escrever um diário. Nele, anote suas virtudes, paixões, pontos fortes e fracos, além das coisas relevantes que acontecem no seu cotidiano. Meditar e ir a workshop sobre Inteligência Emocional também é uma boa ideia.

Use a lista e dicas de como morar sozinho e aproveite seu novo espaço!

Morar sozinho traz maior liberdade para viver sua vida, mas também exige que você desenvolva responsabilidades. Para que essa experiência seja a melhor possível, não se esqueça de organizar a lista com o que é preciso para que se mantenha confortável na sua nova casa.

Do mesmo modo, providencie um planejamento no qual conste todas as suas despesas e receitas junto com um plano de ação para lidar com os imprevistos. A limpeza, organização e medicamentos são outros aspectos a se considerar ao investir na sua independência. Assim, quando você for viver por sua própria conta esse processo será mais fácil.

O post Morar sozinho: O que preciso, eletrodomésticos, Móveis e muito mais! apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Publicidade

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s