Categorias
Atualizações

5 exames que todo homem deve fazer

Exames que todo homem deve fazer – Todos nós sabemos o quanto a maioria dos homens gostam de ir a um médico – tanto quanto gostam de pedir a sua saúde de um pequeno quanto incentivam para levar a sério a sua saúde. 

Em muitos casos, a medicina integrativa pode ajudar, em outros o médico irá se aprofundar mais, isso depende de pessoa pra pessoa.

E aqui está ele: Uma lista exames que todo homem deve fazer, e que além de serem fáceis de fazer podem salvar a vida de um homem. 

Exame para os testículos

A detecção precoce do câncer testicular aumenta as hipóteses de sobrevivência de um homem em 90% – isso mesmo, 90%. É importante para os homens caucasianos com menos de 40 anos porque eles são os que correm maior risco. 

E, adivinhem só? A visita de um médico não é necessária. Os homens precisam simplesmente de levar alguns minutos na sua própria casa, uma vez por ano. O seu parceiro pode até ajudar. Eis como:

  • Role lentamente cada testículo, um de cada vez, entre o polegar e os dedos, sentindo gentilmente qualquer caroços ou dureza. Os testículos normais devem sentir-se suaves. O câncer pode sentir-se como um nó ou um feijão pequeno e duro.
  • Certifique-se de que nenhum dos testículos ficou mais pequeno desde o seu último exame. O testículo deve ter cerca de um centímetro e meio de comprimento (não se preocupe, não é necessária uma régua; basta colocar dois dedos um ao lado do outro, alinhando as unhas e comparar esse comprimento com a largura do seu testículo). Testículos mais pequenos do que essa distância podem indicar um risco mais elevado de câncer testicular.
  • Se for detectado um caroço ou uma anomalia, marque imediatamente uma consulta médica com um urologista.

Exame da próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que se localiza abaixo da bexiga e em frente ao reto e ajuda a produzir o fluido que cria o sémen. O câncer da próstata, que afeta cerca de 1 em cada 6 homens, é um dos cânceres masculinos mais comuns. Por isso, é fundamental que os homens sejam controlados anualmente a partir dos 40 anos de idade e definitivamente quando atingirem os 50.

O teste é simples, indolor e termina em segundos. O médico colocará um pouco de lubrificante no dedo com luvas, inserindo-o rapidamente no seu reto para sentir quaisquer irregularidades no tecido da próstata e se a próstata é aumentada.

Teste Guaiac (mais conhecido como o Teste do Poop)

O proximo item da lista de exames que todo homem deve fazer é o teste Guaiac. Enquanto verifica a sua próstata, o seu médico pode precisar de uma pequena amostra das suas fezes. Ao colocar uma solução na amostra, o seu médico pode saber em segundos se há sangue nas suas fezes (um dos sinais de câncer do cólon).

Colonoscopia

O câncer do cólon é um dos cânceres mais comuns e costumava ser um dos mais mortíferos. Mas se for descoberto cedo, o câncer do cólon é de fato curável e o tratamento é relativamente fácil. Este teste é o mais envolvido da lista, mas a boa notícia é que as pessoas com um risco médio de câncer do cólon só têm de o fazer de 10 em 10 anos. Marcar uma consulta agora e ser feito durante uma década, portanto, esse é um dos exames que todo homem deve fazer

Antes do exame, as instruções requerem frequentemente uma dieta especial e laxantes para ajudar a limpar o cólon; um enema também pode ser necessário antes do procedimento. Este requisito prévio do exame é a parte de que a maioria das pessoas se queixa.

No exame propriamente dito, a medicação sedante assegurará que o paciente está relaxado. Alguns médicos irão mesmo utilizar anestesia geral. Depois o médico introduzirá um instrumento no cólon para procurar pólipos, que pode ser o início do câncer do cólon. Eles podem ser removidos imediatamente e aí e, se necessário, testados posteriormente à presença de tecido canceroso.

O exame completo demora cerca de 30 minutos. Os medicamentos podem fazer com que o paciente se sinta grogue, mas não há dor física.

Como o câncer do cólon normalmente não produz sintomas até estar numa fase avançada, e mais difícil de tratar, é importante que todos comecem os testes aos 50 anos de idade (ou mais cedo, se houver um historial familiar significativo).

Teste de Testosterona

Esta simples análise ao sangue pode dizer muito sobre a saúde geral de um homem. Os homens com baixos níveis de testosterona são mais propensos a ter excesso de peso, diabetes, ou a sentir-se fatigados e deprimidos. Estão também em maior risco de osteoporose.

A testosterona cai com a idade, mas certas coisas, tais como muita gordura na barriga, podem causar a sua queda. Com ela pode ir o seu impulso sexual e mesmo a sua função eréctil. Neste sentido, se você quer ter longividade na sua vida sexual, inclua este exame na sua lista de exames que todo homem deve fazer.

Níveis baixos podem ser corrigidos através da perda de barriga (seguir uma gordura boa dieta e fazer muito exercício). Se o médico designadoestrogénio designado, existem com anti-, géis e incções que irão afetar o efeito da gordura do ventre até que esta se perca naturalmente. 

Podem ser requisitados outros tipos de exames para identificar problemas de circulação ou pressão alta.

O post 5 exames que todo homem deve fazer apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s