Categorias
Atualizações

O que são as aplicações de toxina botulínica?

Toxina botulínica, saiba mais sobre esse tratamento que pode acabar com as rugas.

Nos últimos 20 anos, os médicos passaram a entender melhor o papel dos músculos da expressão facial no envelhecimento, graças a descoberta do uso cosmético das toxinas botulínicas.

As aplicações de toxina botulínica (TB) são uma opção terapêutica simples, segura e altamente eficaz para relaxar os músculos da face através de pequenas injeções nos músculos alvo, a TB causa uma paralisação temporária e reversível dos músculos da face, possibilitando a redução de rugas, modificar a forma e reposicionar estruturas importantes da face, como as sobrancelhas, além de retardar ou até mesmo evitar a necessidade de algumas intervenções cirúrgicas, como o tratamento do sorriso gengival.

Trata-se de um procedimento simples, que demora poucos minutos. Mas, é importante que o médico avalie a face, as indicações e determine as doses seguras e efetivas para o caso específico de cada paciente.

A toxina botulíica pode ser combinada com diversos procedimentos minimamente invasivos com segurança, tais como materiais de preenchimento e lasers, com a finalidade de aperfeiçoar os resultados cosméticos.

Para quem é indicado a toxina botulínica?

As aplicações de toxina botulínica estão indicadas para tratar as rugas dinâmicas da face, diminuindo as rugas entre as sobrancelhas, rugas da testa e os chamados “pés de galinha” e como adjuvante em outras rugas da face; sorriso gengival, assimetrias e paralisias faciais; tratamento das rugas do colo e pescoço, excesso de suor (hiperidroses) em
diversos locais do corpo ( axilas, face, mãos, vírilha, etc).

Preparações comerciais de toxina botulínica no Brasil

Atualmente, o Botox, Dysport, Prosigne Xeomin, Botulift, Botulin e Nabota são exemplos de toxinas botulíicas aprovadas para uso no
Brasil.

É importante que você saíba qual o produto que está sendo usado e tenha certeza que o profissional esteja usando um produto aprovado pela Anvisa.

Duração dos efeitos das injeções de toxina botulínica

Os efeitos musculares das aplicações de toxina botulínica geralmente aparecem em 24 a 72 horas após a aplicação, atingindo o nível máximo em duas semanas e durando aproximadamente de 4 a 6 meses. Já os efeitos no controle do suor são mais proliongados, podendo durar 6 a 9 meses ou mais.

Para manter os resultados, é importante que o procedimento seja repetido quando cessar os efeitos.

Contra indicações da toxina botulínica

contra indicação da toxina botulínica mostra quando a aplicação não deve ser feita no paciente, caso contrário pode haver complicação no paciente.

Confira algumas situações onde a aplicação de toxina botulínica deve ser evitada.

  • História de hipersensibilidade ou alergia a componentes das formulações;
  • Doenças neuromusculares;
  • Gravídez e lactação;
  • Uso concomitante de medicações, tais como quinina, bloqueadores do canal de cálcio, penicilamina, aminoglicosídeos e anti-inflamatórios não-esteróides,
  • Depressão;
  • Lesões Cutâneas;
  • Alergia a Albumina;
  • Vacina Antitetânica;
  • Uso de Antiinflamatório;
  • Quebra de Intervalo entre aplicações.

Combinação de procedimento

As aplicações de toxina botulínica melhoram as rugas dinâmicas, por isso oferecem melhores resultados na parte superior da face, embora também possa ser utilizada no parte inferior da face, pescoço e tórax, em geral como complemento a outros tratamentos.

Existe a possibilidade de que algumas rugas possam permanecer após a aplicação da toxina botulínica, especialmente rugas estáticas (não relacionadas ao movimento muscular) e profundas.

Para muitos pacientes, há necessidade de
combinar a toxina botulínica com outros procedimentos, como lasers, peelings, prenchimentos, etc, para melhores resultados.

Reaplicação de toxina botulínica

As aplicações devem ser repetidas a cada 4 ou 6 meses após a primeira aplicação para melhores resultados.

Cuidados após aplicação de toxina botulínica

Na maioria das vezes, os médicos recomendam certos cuidados pós-operatórios, tais como não deitar, não manipular a área tratada nem praticar exercício físico por um período de 4 horas após as aplicações de toxina botulínica.

Embora a toxina botulínica seja um procedimento minimamente invasivo, ela deve ser realizada preferencialmente por um médico experiente.

Conheça Dr. Fabio Barros , top 7 no Brasil entre os profissionais da Harmonização Facial.

Se você tem alguma dúvida sobre toxina botulínica, consulte um especialista.

O post O que são as aplicações de toxina botulínica? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Publicidade

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s