Categorias
Atualizações

Como melhorar a qualidade do ar da sua casa?

Medidas simples podem contribuir com a saúde de toda a família e evitar problemas respiratórios.

A qualidade do ar é um dos fatores mais importantes para a saúde das pessoas, principalmente do sistema respiratório. Se o ar está muito seco, pode causar desconforto nas mucosas, crises de alergias e até dificuldade de respirar. Se está muito úmido, pode causar proliferação de mofo, também prejudicial. 

Ou seja, tomar medidas para garantir a qualidade do ar da casa pode influenciar na saúde de toda a família. O lado bom é que fazer isso não precisa ser algo difícil. Hoje em dia existem diversos itens para casa que ajudam nesse controle, além de alguns processos simples, como a limpeza adequada. Veja como melhorar a qualidade do ar da sua casa com medidas simples!

1. Use umidificadores de ar

O ar seco é um dos grandes causadores de problemas respiratórios, como rinite, bronquite e sinusite. Isso porque, quando não há umidade no ar, as mucosas do nariz ficam ressecadas e não conseguem filtrar o ar da maneira devida. Por isso, um dos grandes aliados do tempo seco é o umidificador de ar. 

O aparelho custa em média R$ 100 reais e libera gotículas de água no ar, melhorando sua qualidade e, assim, ajudando no desconforto do nariz e de outras mucosas ressecadas. Pode ser utilizado em qualquer cômodo e muitos apresentam design decorativo para combinarem com sua casa.  

2. Coloque plantas dentro de casa

As plantas são grandes aliadas naturais da qualidade do ar. Isso porque conseguem fornecer mais umidade para o ar e ainda são consideradas um filtro para a poeira que fica suspensa no ar durante o período de seca. Quando o ar está muito úmido, também ajudam a sugar esse excesso.

Para tudo isso, claro, é preciso cuidar das plantas regularmente, evitando que fiquem secas e sem vida. Entre as plantas indicadas para isso estão o lírio-da-paz, a gérbera, os antúrios, a espada-de-são-jorge, a samambaia e a jiboia.

3. Limpe o filtro do ar condicionado

Muita gente só se lembra do filtro do ar condicionado quando o aparelho apresenta falhas em seu funcionamento, porém é uma das peças que mais exige manutenção e, principalmente, limpeza.

O motivo para isso é que ali fica parada a poeira do ar sugado do lado de fora. Quando o filtro está sujo, acaba jogando para dentro de casa toda essa sujeira. O indicado é que os filtros de ar condicionado sejam limpos a cada seis meses, em média, sendo feita a lavagem completa e, se necessário, a troca do filtro. 

4. Mantenha tapetes e carpetes limpos

Tapetes e carpetes sujos são um pedido para problemas respiratórios e alergias. Muitas pessoas pensam que por estarem no chão as peças não fazem tanta diferença na qualidade do ar, mas, na verdade, toda vez que alguém pisa neles, acaba levantando uma poeira, mesmo que imperceptível a olho nu. 

Essas partículas de poeira acabam ficando suspensas no ar, piorando sua qualidade e o tornando mais poluído de sujeira, o que dificulta a respiração e pode desencadear alergias, como é o caso da rinite. Por isso, mantê-los sempre limpos é sempre o mais indicado. 

5. Controle a umidade em móveis e cômodos pequenos

A falta de umidade é um problema, mas seu excesso também pode ser. Locais muito úmidos aumentam as chances de proliferação de mofo, fungos e bactérias, o que pode fazer mal para a saúde do sistema respiratório como um todo. 

Por isso, quem mora em locais mais úmidos ou percebe uma umidade excessiva em algum móvel ou cômodo pode controlar isso utilizando desumidificadores locais. Além de preservar os itens da casa, isso também controla o surgimento desses micro-organismos que podem se espalhar em silêncio, atrapalhando a respiração.

O post Como melhorar a qualidade do ar da sua casa? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s