Categorias
Atualizações

Conheça os principais tipos de cerveja

São mais de 150 estilos diferentes desde cerveja premium até as mais simples, das mais leves às mais amargas.

A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, inclusive no Brasil, onde geralmente é consumida gelada, ao contrário de outros países. Com mais de 150 estilos diferentes, as mais exploradas as cervejas puro malte. Os mestres cervejeiros surpreendem com criações cada vez mais ousadas e saborosas.

Entre as variadas composições, das clássicas às modernas, fica até difícil escolher a que mais combina com o seu paladar. Por isso, antes de definir a sua favorita, é preciso conhecer os principais tipos de cerveja e as características que compõem cada uma delas.

Confira abaixo mais informações sobre os ingredientes e saiba como escolher a cerveja ideal para cada ocasião.

Ingredientes

As cervejas são compostas por 4 ingredientes básicos, que não podem faltar em nenhuma combinação. São eles:

  • Água: 85% a 95% da cerveja;
  • Lúpulo: responsável pelo amargor e aroma;
  • Cereais: grãos usados maltados ou in natura;
  • Leveduras: um dos ingredientes mais importantes, conhecido como “fermento” da cerveja.

Além dos itens principais, atualmente é possível encontrar uma gama enorme de ingredientes, desde raízes e plantas até condimentos e açúcares. Tudo isso para criar sabores únicos e deliciosos, de acordo com cada estilo de consumidor.

Famílias

Antes de conhecer os tipos de cerveja, é preciso entender a qual família eles pertencem e como você pode identificar cada um deles.

Lager

São as cervejas mais consumidas no mercado, consideradas de baixa fermentação e, por isso, mais agradáveis ao paladar. As leveduras usadas na composição ficam próximas ao fundo do tanque de fermentação, o que impede que o ingrediente gere muitos subprodutos. Dessa forma, cervejas do tipo Lager têm aromas e sabores provenientes do malte e do lúpulo.

Ale

Já as Ales são cervejas de alta fermentação, uma vez que as leveduras permanecem na parte superior do tanque, trabalhando a temperaturas mais elevadas. Devido ao processo, as bebidas tendem a ficar com aromas e sabores mais complexos, inclusive com notas de frutas e condimentos gerados pela ação das leveduras.

Principais cervejas do tipo Lager

Abaixo, confira as categorias de cervejas Lager e saiba com quais pratos cada uma harmoniza.

American Lager

As cervejas mais consumidas no Brasil, consideras Pilsen, são, na verdade, do estilo American Lager. Leves, refrescantes e com baixo aroma de malte, elas são indicadas para quem deseja combinar a bebida com petiscos, queijos suaves e frutos do mar.

A American Lager é clara, com uma coloração amarelada, e possui sabor neutro, sem destacar o lúpulo e os demais ingredientes presentes em sua composição.

Vienna Lager

O malte ganha destaque na Vienna Lager, trazendo um equilíbrio interessante com o lúpulo. A cerveja é considerada de corpo médio, com leves notas florais e um certo dulçor, fazendo um contraponto com o amargor presente na combinação.

Sua tonalidade varia entre cobre, marrom e avermelhado, e é uma excelente opção para harmonizar com hambúrguer.

Bock

O malte é o ingrediente predominante no aroma e sabor da Bock, incluindo notas semelhantes a caramelo, chocolate e nozes. Já o lúpulo passa um pouco despercebido, deixando um amargor sutil na tradicional composição alemã.

Com sabor único, a Bock é conhecida por seu tom escuro e harmoniza bem com carnes, batatas, molhos frutados, massas recheadas e saladas. Além de doces como flãs e geleias.

Principais cervejas do tipo Ale

Conheça, abaixo, as principais cervejas Ale e descubra os pratos e preparações que harmonizam com cada uma.

American Pale Ale

As cervejas do tipo Pale Ale têm mais lúpulo e, portanto, apresentam sabor um pouco mais amargo, além do aroma terroso e herbal. A coloração vai de dourado a âmbar. Além disso, algumas criações no estilo Pale Ale possuem notas frutadas. 

A Pale Ale pode ser harmonizada com comidas condimentadas, picantes, defumadas ou aromáticas.

IPA

Mais cítrica e amarga, a IPA (India Pale Ale) conta com uma quantidade maior de lúpulo, intensificando o sabor e tornando a bebida bem característica. Notas de frutas tropicais e cítricas, florais e pinho fazem dessa Ale uma das mais indicadas para quem é fã do lúpulo.

Sua tonalidade varia de acordo com sua composição, incluindo tons mais acobreados, alaranjados e turvos. Além disso, as IPAs são cervejas encorpadas e harmonizam bem com salgados, frituras e hambúrgueres.

Stout

Já a Stout conta com malte torrado em sua composição, dando origem a uma bebida de tom escuro, além do sabor e aroma característicos, com notas de café, cacau e chocolate. Sua espuma cremosa pode apresentar tons de caramelo ou bege, ganhando destaque quando encontrada na cor branca, devido ao contraste com a tonalidade da bebida.

A Stout é ideal para harmonizar com assados e defumados, incluindo comidas salgadas e com sabores fortes, além de sobremesas de chocolate.

Conclusão

Após conhecer os principais tipos de cerveja, basta experimentar as mais compatíveis com o seu paladar ou incluir no cardápio a mais indicada para cada ocasião.

O post Conheça os principais tipos de cerveja apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Publicidade

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s