Categorias
Atualizações

Qual o melhor, purificador de água ou filtro?

Algo muito comum de se fazer, é tratar o purificador de água como se fosse um filtro. Apesar da semelhança, purificador e filtro são coisas diferentes.

Todos fazem o tratamento da água, no entanto, o filtro tem a função básica de servir como se fosse uma peneira contra os resíduos.

Há vários motivos para comprar um purificador de água, pois ele tem funções mais completas e que fazem o tratamento da água por inteiro, sendo mais interessante e mais seguro para os ambientes.

Se você quer saber mais sobre este assunto e as diferenças entre o purificador de água e o filtro, continue a leitura deste artigo!

Purificador de água ou filtro, qual o melhor?

Para manter você e sua família longe de vários tipos de doenças como a cólera, diarreia infecciosa, e hepatite A, a melhor forma de fazer isso é utilizando um filtro ou um purificador de água.

Mas optar por um e outro vai depender somente da necessidade entre cada pessoa. Por isso, é importante analisar esses fatores antes de decidir comprar um ou outro.

1. Vantagem do filtro

O filtro de água é um aparelho muito mais simples e diferente dos purificadores. Isso porque eles funcionam a partir de uma vela central que faz a barragem de impurezas.

Por não usar energia elétrica, o preço acaba sendo bem mais acessível do que o purificador de água , e pode ser instalado junto a torneira da pia ou em aparelhos menores como plástico ou inox.

2. Desvantagem do filtro

Apesar de ser mais barato, acabam não reduzindo a quantidade de cloro ou bactérias. Então, recomenda-se utiliza-lo em casas que já tenham um sistema de tratamento um pouco mais eficaz.

Sua vida útil também não é das maiores, portanto, para que se possa prolongar sua durabilidade, é necessário que a caixa de água seja limpa de tempos e tempos.

Além disso, as velas que compõem os filtros também devem passar por uma higienização e serem trocadas toda vez que apresentarem uma aparência amarelada. 

Quem utiliza os filtros de barro, também precisam estar atentos a esta questão da limpeza, principalmente porque depois de um tempo de uso, a água acaba ficando com um gosto ruim.

3. Vantagem do purificador

Os purificadores são bem mais completos porque possuem tecnologia o suficiente para que possam matar e eliminar as bactérias, independentemente do seu sistema.

Além disso, esse é um aparelho que faz muito bem à saúde e que elimina sais, cloretos, odores e sabor de cloro. Os purificadores de água costumam variar sua potência de limpeza de acordo com os níveis.

Sendo assim, o nível P1 é o mais intenso e que faz a retenção das menores impurezas, já o P6 é o sistema mais básico e de menor potência.

O purificador costuma ter uma vida útil longa e também, filtros internos que demoram mais para que se possa fazer manutenção.

4. Desvantagens do purificador de água

O principal ponto de desvantagem dos purificadores, é o seu valor. Apesar de existirem modelos mais básicos, se comparados com os filtros eles são relativamente mais altos.

Portanto, tê-lo é um investimento. Outra questão também é que a maioria consome energia elétrica. Apesar de consumirem muito pouco, para algumas pessoas isso é um fator negativo.

Porém, existe a possibilidade de driblar essa desvantagem com os aparelhos purificadores que não precisam de energia para trabalhar.

Sendo assim, ambos aparelhos são importantes para a segurança e saúde das pessoas que habitam aquele lugar. Ter então essas ferramentas, pode evitar problemas graves no futuro.

Como dissemos, cada aparelho é ideal para um tipo de necessidade diferente. No entanto, se você quer uma segurança completa, invista no purificador de água.

Assim, você pode saber que além de filtrada, sua água está sendo tratada e livre de cheiros e sabores.

Conclusão 

Por fim, vimos as principais diferenças entre purificador de água e um filtro e em qual mais vale a pena investir.

Se você quiser saber mais sobre os tipos e modelos de purificadores, acesse este link que te mostrará vários tipos de purificadores de acordo com aquilo que você espera.

Dos modelos mais básicos aos mais avançados, você tem diversas opções que se enquadram em suas condições e necessidades.

Comente aqui embaixo qual o tipo de sistema você usa para consumir água filtrada e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que estejam em dúvida sobre o que adquirir.

O post Qual o melhor, purificador de água ou filtro? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s