Categorias
Atualizações

Benefícios de ouvir música durante exercícios

Todas nós sabemos que praticar esportes ou atividades físicas é uma das melhores opções para manter o corpo e a mente em dia. No entanto, você conhece os benefícios de ouvir música durante exercícios? Embora o hábito pareça ser muito comum entre as brasileiras, ele esconde segredos positivos e pode melhorar muito a sua qualidade de vida.

Já parou para pensar que sempre que você está em cima da esteira, fazendo sua caminhada, levantando pesos ou treinando o corpo ao longo do dia, a música permite que façamos os movimentos de forma mais calma e precisa? As melodias estão em alta e podem nos ajudar a ir cada vez mais longe na hora de treinar.

Por que é importante fazer exercícios?

Não importa qual seja o tipo de exercício que você tenha escolhido fazer: seja ballet, karatê, yoga, musculação. Assim como os benefícios de ouvir música durante exercícios, é possível extrair pontos muito positivos ao manter o corpo sempre em movimento, principalmente com o acompanhamento de algum profissional da área. Além disso, música também traz benefícios para a saúde de idosos, que cada vez mais vem fazendo exercícios para manter a saúde em dia.

Além de promover modificações corporais muito satisfatórias, como aumento da massa muscular e perda de peso, as atividades físicas também proporcionam uma melhora na nossa saúde, na nossa sanidade e na autoestima. Muitas pessoas já afirmaram que só se sentem bem depois de uma passadinha na academia ou uma leve caminhada.

Os esportes, os exercícios físicos, a dança, as artes marciais, as lutas… Todos eles são importantes para manter corpo e mente em pleno equilíbrio. Ao fazer atividades físicas, o seu organismo permite que haja um aumento nas defesas, além de ampliar a flexibilidade e evitar lesões a longo prazo, principalmente durante a fase idosa.

O poder da música durante os treinos

Agora que você entende melhor sobre as vantagens de manter o seu corpo sempre em movimento, que tal entender mais sobre os benefícios de ouvir música durante exercícios? Ainda que pareça um hábito muito singelo, e praticado pela maior parte dos brasileiros, há um poder incrível por trás de vestir uma roupa confortável e se exercitar.

Muitas vezes, quando vamos treinar ou dar uma caminhada, gostamos de colocar o fone de ouvido e iniciar a nossa música favorita. No entanto, você já parou para reparar na sensação de bem-estar que se inicia pouco depois desse pequeno gesto? A música libera endorfina, capaz de gerar felicidade e satisfação.

Os benefícios de ouvir música durante exercícios estão diretamente ligados com a nossa saúde, mas não apenas a física. Por meio das melodias e das letras, que conhecemos bem, ou não, podemos realizar os movimentos de maneira muito menos entediante ou dolorosa, o que nos estimula a continuar no “caminho fitness”.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não extrapolar e acabar colocando o volume da música mais alto do que deveria! Ainda que seja um ótimo método para relaxar e executar os exercícios mais facilmente, não é recomendado se expor a volumes muito altos por mais do que algumas horas.

Benefícios de ouvir música durante exercícios

Agora que você sabe um pouco mais sobre os benefícios do treino, bem como alguns cuidados que precisam ser tomados, está na hora de conhecer os benefícios de ouvir música durante exercícios.

Redução de percepção de esforço

Nem todo mundo se sente à vontade para ir à academia, principalmente por causa do ambiente lotado. No entanto, você sabia que ouvir música pode acabar te ajudando não apenas a esquecer as outras pessoas do local como também a reduzir quase por completo a percepção de esforço?

Dentre os benefícios de ouvir música durante exercícios, colocar uma playlist no seu celular pode ser uma ótima jogada para melhorar a sua performance ao longo dos treinos. Isso porque você irá se dedicar mais à letra e à melodia da música do que às próprias atividades desenvolvidas dentro da academia ou fora dela.

Mais ritmo

Já pensou em ter um pouco mais de ritmo na hora de treinar? Nem sempre é fácil levantar peso ou simplesmente conseguir completar aquela série que machuca tanto a musculatura das coxas. No entanto, se você colocar uma boa música no seu fone de ouvido, talvez consiga melhorar esse fator.

Em meio aos benefícios de ouvir música durante exercícios, você conseguirá obter muito mais ritmo e, consequentemente, conseguirá levar as séries de atividades adiante. Cada movimentação poderá ser aprimorada junto com as batidas da melodia, permitindo que você ganhe massa magra.

Melhora do humor

Quem nunca ficou de mau humor antes de ir para a academia, não é mesmo? A verdade é que nem sempre estamos dispostos a passar por uma série de atividades físicas e, por isso, não ficamos tão motivados para levantar da cama e mover o corpo. No entanto, ao acrescentar um pouco de música, a história pode mudar completamente.

Se você é uma pessoa bastante observadora, conseguirá entender melhor os benefícios de ouvir música durante exercícios. É bem provável que em algum momento, durante um instante de estresse ou chateação, você tenha colocado alguma música para tocar e o relaxamento veio aos poucos. Aproveite para aplicar isso aos seus treinos!

Mais prazer ao treinar

Fale a verdade: você não gosta de sair de casa para treinar, não é mesmo? Essa é a realidade da maior parte das pessoas, que não quer deixar a sua cama quentinha, logo pela manhã, para suar e correr na esteira. No entanto, quando as músicas começam a tocar no fone de ouvido, toda a percepção do seu dia muda.

Os benefícios de ouvir música durante exercícios estão envolvidos com o aumento de prazer na hora de praticar atividades físicas. O gesto possibilita a liberação de hormônios ligados à felicidade e à satisfação, fazendo com os que estão ligados ao estresse diminuam de forma drástica.

Facilitação dos movimentos

Cada um possui um gosto musical diferente. No entanto, se você tem a capacidade de escolher os ritmos musicais certos, o seu treino pode ser ainda mais produtivo. Isso porque a música é capaz de estimular, ainda mais, a movimentação do corpo ao longo da execução de atividades físicas.

É por isso que, enquanto um dos benefícios de ouvir música durante exercícios, colocar uma música para tocar no seu fone de ouvido irá ajudar não apenas a completar as séries de suas atividades, mas também poderá permitir que haja uma interação mais fácil com o ambiente, sem que você esqueça de executar determinados movimentos.

A ciência por trás do gesto

Um dos principais motivos pelo qual a ciência recomenda que você ouça música durante uma atividade física é o afastamento da sensação de fadiga e estresse dentro do organismo. Isso quer dizer que quanto mais sonoridade for aplicada ao seu dia, muito melhor ele será.

Os benefícios de ouvir música durante exercícios podem variar de pessoa para pessoa, principalmente porque a maneira como os indivíduos experimentam seus gostos musicais é bem diferente uma da outra. Isso acontece devido aos fatores culturais e, também, às preferências de cada um.

Por meio dos sons, é possível mandar impulsos estimulantes para o cérebro. O órgão, por sua vez, começa a produzir muitos hormônios ligados à satisfação e à felicidade. É exatamente por isso que a dor sentida ao longo de uma atividade física acaba sendo reduzida com os fones de ouvido bem posicionados.

Resistência física e música

Você sabia que os benefícios de ouvir música durante exercícios também estão interligados com o aumento da resistência física? É possível afirmar que escolhas como o pop e o rock tragam mais de 15% de aumento na resistência de atletas e de pessoas que praticam atividades físicas casuais.

Isso acontece devido ao fato da sincronização entre os movimentos e a batida da canção. Quanto melhor e mais empolgante for a música, melhor será para quem está praticando os exercícios. Sendo assim, busque ritmos mais estimulantes e que possam te ajudar a treinar sem perceber as horas passando.

Não se esqueça também de usar um fone de ouvido adequado, de preferência que te dê a liberdade necessária para praticar os exercícios  desejados. Uma boa dica é usar fones sem fio e um suporte de smartphone para o braço.

Melhores músicas para ouvir ao longo do treino

É claro que cada pessoa tem o seu gosto musical, e isso não irá interferir nos benefícios de ouvir música durante exercícios. No entanto, que tal ter uma ajudinha para escolher algumas faixas? Confira, abaixo, algumas opções para incluir na sua playlist.

Dua Lipa: Don’t Start Now

Com um ritmo que mais parece uma festa, esta música da cantora Dua Lipa pode ser uma ótima opção para quem frequenta a academia. Ela oferece mais motivação para seguir com os seus movimentos, além de ter uma crescente bem interessante para não ver os minutos passando.

Billie Eilish: Bad Guy

A cantora Billie Eilish, que faz um grande sucesso na atualidade, oferece esse hit completamente alternativo e com um ritmo muito dançante. Na hora de executar os seus exercícios, é muito provável que você não consiga ficar parado com as batidas estimulantes.

Bruno Mars: Runaway Baby

Com um ritmo eletrizante, você não conseguirá ficar parado nem por um segundo ao escutar essa música. Aproveite para colocar os seus exercícios em dia sem sentir muita dor para isso.

Gostou de saber sobre os benefícios de ouvir música durante exercícios? Então não deixe de ler os outros artigos do blog. Visite Adriana Maria Mota.

O post Benefícios de ouvir música durante exercícios apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s