Categorias
Atualizações

Como perder peso com jejum intermitente?

O jejum intermitente é um método de alimentação que está revolucionando a forma como nos alimentamos. Além disso, é possível perder peso através dele. Mas como perder peso com jejum intermitente ?

Para ajudar você a entender mais sobre como perder peso com jejum intermitente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o jejum intermitente?

Naturalmente, todos nós praticamos jejum inconsciente, porque por um longo período de tempo, no intervalo de tempo entre o jantar e o café da manhã; quando estamos dormindo, não comemos nada.

Em suma, o jejum intermitente consiste em deixar uma janela de tempo durante o dia em que nenhum alimento sólido é engendrado e outro espaço para comer todas as calorias necessárias.

Para que uma autofagia seja considerada, ou seja, um mecanismo associado ao jejum, o tempo mínimo de jejum necessário é de 12 horas.

Em geral, se você prática jejum intermitente, pode comer o que quiser durante os horas adicionados.

Claro, se você quiser obter bons resultados, é o melhor consumir alimentos saudáveis, porque não terá nenhum efeito favorável se, após o jejum, você abusar de alimentos processados, como um hambúrguer.

Jejum intermitente: conheça uma história que vai mudar sua vida!

Como perder peso com jejum intermitente?

FOTO: Freepik

Embora este método admita muitas variantes em sua aplicação, se o paciente usar a orientação de um médico especialista, poderá escolher uma que se adapte às suas necessidades e condições de saúde.

Entre os tipos de jejum intermitente, pode-se notar o seguinte:

  • Jejum de 12 horas por dia. Com isso, você tem que decidir o período de jejum de 12 horas e cumpri-lo. A maneira mais fácil de fazê-lo é incluir o tempo de sono na janela de jejum e tentar consumir a mesma quantidade de calorias todos os dias.
  • Jejum de 16 horas por dia. Neste modo de dieta, as pessoas jejuam por 16 horas por dia e se alimentam nas 8 horas restantes.
  • Jejum de 2 dias por semana. Consiste em comer quantidades regulares de alimentos saudáveis ​​por 5 dias e reduzir sua ingestão calórica nos outros 2 dias.

Como funciona o jejum?

A unidade de pesquisa da Harvard Medical School assumiu uma tarefa de investigar os efeitos do hábito de iniciar, interromper e retomar a dieta e sua incidência no plano celular.

Os pesquisadores descobriram que os problemas de peso estão relacionados à capacidade das células de processar energia a partir dos alimentos. 

À medida que as pessoas envelhecem, as mitocôndrias, que fornecem energia à célula, não impulsiona à demanda que o corpo pede, começando a acumular energia, que é transformada em gorduras.

Esses cientistas confirmam que há uma ligação entre o papel das mitocôndrias e a quantidade de alimentos que ingerimos diariamente. Foi revelado que, quando as mitocôndrias são submetidas a pouca energia; como no jejum intermitente, elas permanecem saudáveis.

Assim, o sucesso deste método não está no tipo de alimento que é consumido, mas sim no tempo e na quantidade que é consumido. 

Seu objetivo é que as pessoas acumulem calorias em um determinado horário do dia, em vez de fazer-lo distribuído ao longo do dia, como é feito com café da manhã, almoço e jantar.

O jejum intermitente realmente ajuda você a perder peso?

É bom esclarecer essa questão, porque cada vez mais pessoas consideram o jejum com o objetivo de alcançar o peso ideal desejado.

Embora o jejum intermitente seja uma estratégia simples e possa ser combinado com diferentes tipos de dieta, ele pode causar um efeito rebote se usado temporariamente e se não for final do jejum você comer compulsivamente.

Mas você vai conseguir o objetivo de emagrecer com jejum? Bons resultados só podem ser obtidos se um déficit calórico para mantido, ou seja, se a ingestão calórica para menor do que o gasto calórico.

Leia também: Emagrecer com saúde: 7 dicas simples para construir uma rotina saudável 

Então, pensando um longo prazo, uma única coisa que provou ser eficaz para a perda de peso é uma adesão a hábitos de vida saudáveis. Não só a diferença de custos e ingestão é importante, como também é necessário cobrir conforme necessidades nutricionais (vitaminas, minerais, macronutrientes …)

Como jejuar intermitentemente com segurança?

Antes de mais nada, lembre-se de que não é uma dieta, mas sim uma forma de organizar sua dieta, que pode aumentar sua capacidade de intercepção, ou seja, de ouvir e interpretar corretamente os sinais internos do seu corpo, incluindo fome e saciedade.

Como, você está fazendo uma mudança temporária em sua dieta para ver o que acontece, sugiro duas maneiras de alcançá-la, e estas são:

  • O caminho lento. Para conseguir pelo menos 12 horas de jejum, adie gradualmente seu café da manhã ou avance seu jantar, de acordo com sua rotina diária. Isso permitirá que você se adapte lentamente, sem fazer mudanças radicais.
  • O caminho mais rápido. Uma maneira de conseguir isso é pulando o café da manhã, para que sua primeira refeição do dia seja o almoço ou deixando o jantar e não comer até o café da manhã no dia seguinte.

Recomenda-se que você come a jejuar em um dia em que está ocupado, para não pensar tanto em comida.

Qual horário é melhor para jejum intermitente?

Sem dúvida, um fator fundamental do jejum intermitente é o horário. Existem diferentes tipos de jejum, dependendo das horas em que é realizado, como estes:

  • Horário 16/8. São 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação. É considerado o horário mais ideal para iniciantes, por ser mais simples, consiste em jantar cedo e estender a primeira refeição do dia.
  • Horário 20/4. Após 20 horas de jejum, 4 horas de continuidade, onde uma ou duas refeições podem ser servidas.
  • Horário 12/12. Com esse cronograma, doze horas podem passar entre as refeições.

Segundo estudo da Harvard Medical College, o ideal é adaptar o jejum aos ritmos circadianos. Portanto, o horário mais eficaz para comer durante o jejum seria pela manhã e recomenda-se evitar comer alimentos até 5 horas antes de dormir.

Para obter a fórmula horária perfeita, você deve se juntar ao tipo de jejum que melhor lhe convier e, dentro dessa fração, solicitar as horas de refeição com base no horário de sono.

O que você pode comer durante o jejum intermitente?

Este é em grande parte o sucesso deste método, uma dieta saudável e equilibrada é necessária, evitando refeições processadas.

O número de refeições não é o fator relevante, mas planejá-las com as necessidades calóricas e macronutrientes necessárias em mente.

Alguns especialistas recomendam a dieta mediterrânea, que consiste no consumo de vegetais, 170 g de grãos integrais, gorduras saudáveis ​​de nozes ou abacate.

O jejum intermitente é para todos?

Não é. Por isso, consulte um nutricionista para avaliar o seu caso pessoal.

Lembre-se de que longe de perder peso rapidamente, o mais importante é uma boa saúde. Nesse sentido, um especialista é quem vai garantir ou avaliar se essa forma de alimentação é a melhor para seus pacientes.

A suplementação é necessária em jejum intermitente?

É claro que, se você considerar fazer um jejum prolongado de 24 horas ou mais, é essencial beber água mineral e suplementação de eletrólitos: sódio, magnésio e potássio, para combater a sensação de fadiga, tontura e desconforto, já que, em jejum, os níveis de insulina são reduzidos e uma redução de líquidos é gerada.

De qualquer forma, não é aconselhável jejuar tantas horas seguidas. Por outro lado, se o método 16: 8 para escolhido e uma dieta equilibrada para seguido, em princípio não será necessário complementar.

Gostou de saber mais sobre como perder peso com jejum intermitente? Então não deixe de acompanhar os artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

O post Como perder peso com jejum intermitente? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s