Categorias
Atualizações

Escolas Hibridas: Esse é o futuro do ensino nacional?

O momento que vivemos atualmente está trazendo grandes mudanças e entre elas o ensino atual

Muita coisa vem mudando e mostrando a necessidade de mudança nos últimos tempos, entre elas temos a forma de ensino atual, que já se mostrava muito questionável e deixava em dúvida se seguia a melhor forma.

Com as mudanças que a pandemia trouxe, muitos estados, como o de Mato Grosso, que até então estavam seguindo o ensino a distância, pretendem mudar o caminho para o ensino híbrido.

No ensino híbrido os alunos precisam estar presentes nas aulas, mas não todos os dias da semana, tendo o aprendizado variado entre presencial e online. Questões que podem ter seus pontos positivos, se feitos de forma correta.

As dificuldades que precisam ser enfrentadas

As mudanças são necessárias e o ensino fundamental e médio não podem parar no tempo, entretanto é necessário muito cuidado com essas inovações, pois precisam ser feitas com cautela, garantindo assim um bom resultado.

1. Internet de baixa qualidade

Começando por um dos maiores desafios que já se mostram muito presente com o ensino a distância, fica por conta da internet disponível hoje no Brasil.

Além de possuirmos serviços que são considerados caros para boa parte da população, encontramos casos de pessoas que realmente não possuem acesso a internet, nãos ó devido ao valor que não consegue pagar, mas também por não ter disponível opções em sua região.

Em muitos lugares, pouco se tem sinal de celular, já em outros poucas empresas investem para oferecer planos de internet com maior velocidade, acreditando que o investimento não trará lucro.

2. Falta de equipamentos necessários

Não é segredo que muitas escolas sofrem com falta de equipamentos, que são de extrema necessidade para o aprendizado, mas indo para o ensino online e híbrido, essa falta aumenta ainda mais já que muitos alunos não possuem um notebook, desktop, tablet ou smartphone, que permite assistir as aulas.

A falta desses equipamentos, acarreta falta de aprendizado, já que o mesmo não conseguirá visualizar as vídeo aulas e muito menos estar ao vivo durante uma vídeo conferencia com seus professores.

Além do mais, não só os alunos sofrem com a falta de equipamento, mas também os professores.

3. Aproveitamento das aulas

Outro problema, que agora foge de estrutura física e caminha para parte intelectual, fica por conta de uma forma de ensino que prenda o aluno.

Já em salas de aulas os professores sofrem com alunos que não demonstram interesse com o que está sendo passado. E não entraremos no mérito de ter ou não uma forma de ensino defasado.

Com aulas hibridas, é necessário um extremo cuidado no momento de ensinar, para que o aluno não pense que esses dias que deveria estar aprendendo de casa, seja apenas para descanso, como um feriado ou fim de semana.

De todo modo, o ensino híbrido se mostra o futuro de boa parte da educação, e agora precisamos enfrentar as dificuldades, garantindo educação de qualidade para todos.

O post Escolas Hibridas: Esse é o futuro do ensino nacional? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s