Categorias
Atualizações

Como limpar panela queimada?

Técnicas caseiras te ajudam deixar suas panelas queimadas novas em folha.

A queimadura de uma panela é algo comum de acontecer em nossa cozinha. Seja porque esquecemos algo no fogo — o que é bastante perigoso — ou com o uso constante, o seu material vai sendo alterado pelo contato constante com o calor do preparo dos alimentos.

Em muitas situações, não tem jeito, e o ideal é investirmos em um novo jogo de panela de qualidade. Em outras, porém, é possível salvar nossas panelas com procedimentos bastantes simples e caseiros. Te apresentamos agora três destes.

Limpeza de panela queimada com papel-toalha

Uma forma bastante efetiva de limpar panela queimada tem uma receita muito simples que envolve apenas água, papel-toalha e detergente. Essa dica é especialmente útil para panelas que foram queimadas no mesmo dia.

Com a panela já fria, coloque detergente neutro direto na região queimada. A quantidade deve ser generosa, mas não é preciso que ele esteja em contato direto com toda a queimadura porque o procedimento seguinte é o de enchê-la de água e, agora sim, cobrir todo o queimado do utensílio.

Em seguida, cubra toda a boca com o papel-toalha, deixando que ele flutue sobre a solução de água e detergente. Feito isso, espere por pelo menos uma hora.

Depois do tempo de molho, escorra água até que a panela fique vazia, deixando apenas o papel-toalha molhado em sua parte interior. Aí é só limpar o queimado, agora amolecido, com o próprio papel e finalizar com a lavagem normal, com esponja de aço. 

Limpeza de panela queimada com cebola

Uma dica para limpar panela queimada que é muito popular nas redes sociais é através do uso da cebola. A forma de fazê-la é muito simples e simula o ato de refogar o vegetal, mas sem adicionar mais óleo.

Com a panela no fogo, vá adicionando o quanto de cebola for necessário e vá mexendo até que ela comece a soltar as crostas queimadas. Essa receita funciona especialmente para panelas em que a região queimada se concentra em seu fundo.

O que acontece, nesse caso, é que a quercetina presente na cebola, tão benéfica para o nosso organismo, ajuda a eliminar gordura e isso vale igualmente para a limpeza de panelas queimadas e engorduradas.

O resultado desse procedimento, porém, não deve ser consumido e a cebola deve ser descartada.

Limpeza de panela queimada com amônia e água-oxigenada

Existem alguns casos de panela queimada, entretanto, em que procedimentos mais abrasivos são necessários para que ela seja, de fato, completamente limpa. É o caso da queimadura externa em que o óleo ou a gordura super aquecem e deixam toda a região do item completamente queimada, de maneira que essa já não se torna mais uma questão de lavagem.

Nesse caso, um procedimento simples, mas que exige alguns cuidados, dá conta do recado na maioria das vezes: a solução de amônia e água-oxigenada 40 volumes. Em primeiro lugar, é essencial que você use tanto luvas quanto máscaras para realizar o procedimento de forma segura.

Também vale pontuar que é mais recomendado que isso seja feito à sombra, mas com boa circulação de ar.

Tomados os cuidados necessários, você pode proceder com a prática. Com a panela limpa, coloque-a dentro de um recipiente plástico seco e sem furos. Depois, insira um frasco comum de água-oxigenada 40 volumes. Em seguida, chegou a vez de adicionar a mesma quantidade de amônia.

Usando a luva, espalhe a solução por toda a panela, tanto na área externa quanto na área interna e feche bem o saco plástico transparente onde o procedimento foi feito. Por fim, deixe a sacola fechada no sol por cerca de uma hora.

Depois disso, a lavagem comum pode ser realizada e todo o queimado será retirado. Parece mágica, mas é pura química.

O post Como limpar panela queimada? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s