Categorias
Atualizações

Como deve ser o retorno do seu comércio no pós-pandemia?

Momento promete retomada robusta do varejo físico, mas ainda exige cuidados

Entre os setores que mais sofreram com a pandemia de coronavírus, o comércio físico com certeza está nos primeiros lugares da lista. Com menos pessoas circulando e muitas preferindo as compras online, seja pela segurança, seja pela praticidade, muitos comércios viram os números de venda despencarem em 2020 e no começo de 2021. 

Aos poucos, o consumo físico passou a ter uma retomada, mas ainda com altos e baixos, e muitos comerciantes aguardam ansiosos pela retomada total do trabalho no momento pós-pandemia, que parece cada vez mais próximo. Mesmo assim, cuidados com higiene e limpeza continuarão sendo necessários, além de outros tantos com os trabalhadores e clientes. 

3 cuidados principais para o retorno do comércio pós-pandemia

Ainda que haja diminuição de casos de contágio e aumento do número de pessoas vacinadas, o vírus continuará em circulação entre as pessoas, o que exige que as pessoas continuem se cuidando, apesar da maior liberdade. 

Isso também vale para os comércios. Mesmo após a reabertura total do momento pós-pandemia, especialistas afirmam que será essencial continuar com cuidados de higiene e limpeza para evitar aumento de contágio, tanto do coronavírus como de outras doenças.

Tais cuidados são importantes, inclusive, para tornar os espaços mais seguros e diminuir mais rapidamente os números de pessoas contaminadas com o tempo. Por isso, alguns itens merecem atenção quando o assunto é segurança no pós-pandemia. 

1. Quantidade de clientes

Pelo menos nos primeiros momentos do pós-pandemia, ainda será necessário estar atento à quantidade de pessoas dentro do ambiente. Como já se sabe, muitas pessoas aglomeradas aumentam as chances de disseminação e, com uma possível flexibilização do uso de máscara, isso pode ser ainda pior. 

Por isso, é preciso estar atento à quantidade de clientes na loja, assim como encontrar maneiras de aumentar a ventilação do ambiente de forma eficaz, tornando-o mais seguro. 

Também nas primeiras semanas é indicado manter o distanciamento entre as pessoas, fazendo com que as chances de contaminação dentro do comércio sejam ainda menores. Isso traz mais segurança não apenas para os clientes, mas também para os funcionários. 

2. Proteção dos funcionários

Assim como se preocupar com os clientes, é essencial proteger os funcionários. Além de medidas de higiene e limpeza no local de trabalho, é preciso dar condições para que eles consigam se proteger ao atender os clientes. É possível oferecer ferramentas de trabalho individuais, máscaras ou uniformes, dependendo de cada ambiente. 

Além de evitar a contaminação de cliente para funcionário e vice-versa, isso também protege todo o resto da equipe, impossibilitando que fiquem doentes ao conviver entre eles e levem o vírus para seus familiares, por exemplo. 

3. Cuidados básicos de higiene

Mesmo com as pessoas vacinadas, hábitos de limpeza e higiene adquiridos durante a pandemia podem ser indispensáveis após a erradicação da doença. Isso porque é possível diminuir muito o contágio, e a disseminação do vírus, que mesmo sem risco de óbitos, pode causar complicações em algumas pessoas. 

Outro ponto que vale a pena ser citado é que manter a limpeza e disponibilizar itens de higiene como água, sabão e álcool em gel evita também a disseminação de outros tipos de doença, como a própria gripe e outras infecções respiratórias.

Além disso, é de se esperar que os próprios clientes estejam mais exigentes quanto à limpeza do local que frequentam. Por isso, a higienização constante se torna um ponto positivo para o comércio que mantém essas medidas de segurança. 

Conclusão

A retomada total do comércio logo estará acontecendo e seguir esses cuidados pode ser o que dará ainda mais destaque para as lojas. Locais organizados e limpos passam mais segurança ao consumidor e, consequentemente, têm melhores vendas. 

O post Como deve ser o retorno do seu comércio no pós-pandemia? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s