Categorias
Atualizações

Problemas nas articulações do corpo? Saiba como o colágeno pode ajudar

A proteína não é indicada apenas para pele e cabelos; é fundamental no organismo e ajuda a compor as cartilagens

O colágeno é uma proteína que está presente na maior parte dos tecidos corporais. Para muitas pessoas, ele é sinônimo de pele firme e cabelos fortes. No entanto, essa proteína também é fundamental para as articulações, porque faz parte da estrutura molecular da cartilagem, protegendo os ossos durante os movimentos.

Existem diferentes tipos de colágeno e cada um deles apresenta uma função estrutural específica, como elasticidade, textura e resistência. Ele é produzido pelo organismo, mas também pode ser obtido durante a alimentação ou em forma de colágeno em cápsula.

A falta de colágeno pode comprometer o organismo de diversas maneiras: desde queda do cabelo até a perda da qualidade e da resistência óssea. Por isso, muitos profissionais indicam a proteína durante o tratamento de doenças nas articulações.

Como o colágeno pode ajudar?

Durante muito tempo, acreditou-se que o organismo não era capaz de absorver o colágeno ingerido porque ele era quebrado durante o processo digestivo. Atualmente, sabe-se que essa proteína é dividida em peptídeos que são absorvidos pelo corpo.

Desse modo, o colágeno atua na cicatrização da pele, na recuperação de cirurgias ortopédicas, no tratamento de doenças nas articulações e em diversas outras áreas. Ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como carne vermelha e frango, e em cápsulas de colágeno hidrolizado.

Colágeno e articulações

A cartilagem é responsável por revestir as articulações da coluna, dos cotovelos, do joelho e outras juntas do corpo. Ela funciona como um amortecedor, evitando o atrito e o contato entre os ossos durante os movimentos.

Condições como inflamação crônica, envelhecimento natural, fraqueza muscular, exercícios de impacto, sobrepeso e obesidade aumentam o desgaste das articulações, podendo gerar dor. Esse fenômeno é conhecido como artrose.

Todas as pessoas estão sujeitas à artrose, especialmente após os 70 anos. No entanto, alguns grupos ganham destaque. Atletas e ex-atletas têm mais chances de desenvolver a condição precocemente, por causa do alto desgaste articular durante as atividades físicas.

Pessoas obesas ou com sobrepeso também costumam apresentar o quadro, porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações. Estima-se que uma pessoa com 10 kg acima do peso ideal pode aplicar 40 kg de pressão extra nos joelhos, por exemplo.

Ingestão de colágeno pode ajudar

Estudos revelaram que a ingestão do colágeno melhorou, significativamente, os quadros de dor de pessoas com artrose. Afinal, foi possível aumentar a quantidade de proteína presente nas articulações, diminuindo o desgaste da cartilagem e impactando a qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, é importante destacar que a ingestão de colágeno deve ser indicada por um especialista. Afinal, o organismo é capaz de produzir essa proteína, além de ela estar presente em diversos alimentos do cotidiano. Portanto, o consumo extra para tratar dores articulares deve ser receitado por um médico.

Alimentação equilibrada

O organismo precisa de diversos nutrientes e vitaminas para funcionar corretamente. Proteínas, carboidratos e aminoácidos devem estar presentes na alimentação diária.

A vitamina C, por exemplo, é essencial na montagem do colágeno do tecido conjuntivo. Isso significa que não adianta ingerir altas doses da proteína e ignorar as outras vitaminas que são necessárias ao organismo. Portanto, aposte em pratos coloridos e diversos diariamente.

Outras maneiras de cuidar das articulações

O cuidado com o corpo deve ser diário. Além de manter uma alimentação equilibrada, é importante adotar uma rotina de exercícios. Para quem tem dores nas articulações, modalidades de alto impacto devem ser dispensadas, mas caminhada, pilates e até mesmo musculação podem ser boas opções.

O quadro deve ser acompanhado por um médico e outros profissionais qualificados, como preparadores físicos que podem indicar os melhores exercícios. Desse modo, é possível encontrar o melhor tratamento para as suas necessidades.

O post Problemas nas articulações do corpo? Saiba como o colágeno pode ajudar apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s