Categorias
Atualizações

Como se Concentrar nos Estudos – Dicas Garantidas de Foco e Concentração

Em quase todos os casos, os alunos relataram que se sentiram distraídos e incapazes de se concentrar adequadamente nos estudos.

Todos procuravam uma solução funcional que pudesse ajudá-los a se concentrar melhor nos estudos. Sempre que recebo esse comentário, aproveito o tempo para responder.

Com o tempo, respondi a centenas de perguntas de alunos que tinham diferentes tipos de dificuldades com a concentração. Em alguns casos, os problemas foram relativamente fáceis de abordar, em outros casos, foi mais difícil.

Responder a essas perguntas tornou-se uma segunda natureza para mim. Isso me ajudou a desenvolver uma abordagem que ajuda os alunos a se concentrarem efetivamente no estudo.

Com todas as perguntas, respondi que a abordagem se tornou um pouco mais abrangente e um pouco mais eficaz.

Como ainda recebo muitos comentários sobre esse assunto, decidi finalmente escrever um artigo sobre esse problema comum, já que ele precisa ser resolvido.

Fique Focado ao Estudar

Vamos pular direto para o assunto com a seguinte pergunta: o que as pessoas altamente focadas fazem de maneira diferente das outras? E como elas conseguem estabelecer um nível extremamente alto de concentração?

Vamos tentar responder a estas perguntas abaixo. Descubra agora como melhorar drasticamente seu foco e concentração com a seguinte abordagem holística.

As dicas e sugestões a seguir são extremamente eficazes e proporcionam resultados rápidos. No entanto, é absolutamente necessário que você siga estas dicas com grande determinação.

Elimine as Distrações

O Ambiente Certo de Estudo

Se você quer melhorar seu foco de estudo, terá que tomar algumas medidas radicais. Uma delas é você fazer algumas mudanças no ambiente em que estuda. Para isso, vamos dar uma rápida olhada no seu ambiente de estudo.

Em geral, não deve haver nada – absolutamente nada – em seu ambiente que o distraia dos estudos.

Idealmente, você estuda em um ambiente silencioso sem nada que afaste sua atenção do estudo. Você deve propositalmente criar um ambiente de estudo que seja tão chato que você não tenha outra opção além de estudar.

O melhor cenário é uma sala vazia com uma mesa, um banquinho e seus materiais de estudo. Qualquer outra coisa irá distraí-lo. Em um ambiente muito entediante, o estudo parecerá uma coisa divertida para fazer, depois de algumas horas de estar lá.

Confie em mim sobre isso.

Alguns alunos visitam a biblioteca mais próxima para esse fim. Isso obviamente não é necessário se você tiver sua própria zona de distração zero.

Coisas Para Bloquear Enquanto Estuda

Bloqueie o controle remoto da TV, do computador, do smartphone, do MP3 player e de qualquer outra coisa que o distraia.

Certifique-se de que você não tenha acesso a esses tipos de distrações enquanto estuda.

A capacidade de se concentrar e se concentrar adequadamente depende muito da sua capacidade de bloquear distrações. Se você estiver muito distraído, seu nível de concentração diminuirá.

Música de Estudo

Muitos alunos usam música para bloquear o ruído ou simplesmente criar um ambiente confortável e relaxante para estudar.

A chave aqui é escolher o tipo certo de música que ajuda você a se concentrar em seus materiais de estudo. Certos tipos de música melhorarão drasticamente seu foco de estudo, enquanto outras prejudicaram sua concentração.

Tente evitar a música com vocais, pois envolve o cérebro no processamento da linguagem, o que, por sua vez, reduzirá seu nível de atenção.

Elimine as Distrações Internas

Vamos supor agora que você criou um ambiente livre de distrações onde você pode estudar sem ser interrompido.

O segundo problema que a maioria dos estudantes enfrenta é que seus pensamentos começam a se afastar enquanto estudam. O que se segue destina-se a ajudá-lo a manter um nível mais elevado de concentração do estudo e a evitar a perambulação mental.

Comece Meditando

Se um aluno me pedisse para revelar o método mais eficaz para aumentar a concentração, minha resposta exigiria apenas uma palavra: meditação.

Infelizmente, nenhum aluno gosta dessa sugestão. É ignorado porque não é legal. Mas se você realmente quiser trazer a sua capacidade de se concentrar para o próximo nível, a meditação é uma obrigação.

É uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para aumentar seu foco nos estudos. Você realmente gostaria de ignorar a ferramenta mais poderosa que você pode usar para melhorar a concentração?

Por meio da meditação, você treina a capacidade da sua mente de se concentrar em apenas uma coisa. Esse tipo de concentração é exatamente o que você precisa enquanto estuda ou lê seu material de estudo.

Você pode fazer uso de dois tipos diferentes de meditação, a fim de aumentar suas habilidades de concentração.

A primeira abordagem consiste em uma breve sessão meditativa antes de você começar a estudar. Essa sessão ajuda você a acalmar sua mente e a se livrar de pensamentos distraídos. Apenas tome alguns minutos antes de cada sessão de estudo, feche os olhos e tente eliminar todos os pensamentos. Isso não é fácil, mas com a prática, você verá rapidamente resultados surpreendentes.

A segunda abordagem é projetada para melhorar suas habilidades de concentração em geral por meio da meditação. Você pode praticar essa abordagem diariamente, por exemplo, meia hora antes de ir para a cama. A meditação requer prática, mas com dedicação, você será capaz de melhorar rapidamente seu foco de estudo.

Comece a Estudar

Neste ponto, não há mais distrações em seu ambiente e sua mente deve estar relativamente calma. A próxima grande questão é que você terá que se motivar para começar a estudar.

A maioria dos estudantes sabe que isso é um grande obstáculo. Sempre que você for confrontado, tente não pensar no assunto em si. Em vez disso, tente se forçar a pegar seu material de estudo. Sente-se e faça isso.

Depois de superar esse obstáculo, você será confrontado com outro, que é a dificuldade de continuar estudando. Esse problema será abordado no próximo ponto.

Treine sua Força de Vontade em Movimento

Existem dois grandes problemas que os estudantes enfrentam quando se trata de estudar: não há motivação para começar a estudar e falta de força de vontade para continuar estudando.

Essa falta de força de vontade faz com que a mente convide distrações, o que, por sua vez, diminuirá sua capacidade de concentração.

Se a sua mente não for forte o suficiente para continuar estudando, ela passeará procurando desculpas para deixar de estudar. Todas as outras atividades parecerão muito mais empolgantes do que o estudo. Você começa a sonhar e sua concentração some.

O que é necessário para superar esse problema é uma boa parte da força de vontade – a força mental para continuar. Essa força de vontade, no entanto, precisa ser desenvolvida.

Estudar é uma excelente oportunidade para treinar esse tipo de força mental.

Enquanto estuda, você notará todos os tipos de pensamentos distrativos que tentam afastá-lo de suas tarefas. Sempre que tal pensamento começar a aparecer, tente tornar-se consciente de sua natureza de distração, processe-o e então deixe-o ir.

Não permita que esse pensamento invada sua mente. Não pense nisso completamente. Em vez disso, permita que ele passe.

No momento específico, você identificou essa distração e redirecionou seu ponto de concentração de volta ao seu material de estudo. Torne um hábito mental ignorar as distrações e depois intensificar seu foco.

Técnica CRE & Método da Aranha (para foco insano)

Sua mente é suscetível a distrações porque pode ser um alerta de uma ameaça potencial que requer sua atenção. O que antes era vital para a sua sobrevivência agora se tornou um grande problema para os estudantes.

Felizmente, existem duas técnicas incrivelmente eficazes que permitem evitar que as distrações desviem sua atenção.

A primeira técnica é chamada de técnica CRE.

Ela utiliza a capacidade do seu cérebro para classificar uma distração como não ameaçadora. A abreviação CRE significa “consciência”, “respiração” e “escolha”.

A técnica ajuda você a perceber uma distração. Nesse estágio, você pausa suas atividades por uma fração de segundo para reconhecer e processar a distração.

O segundo estágio você respira fundo para refletir as opções que você tem.

O terceiro estágio consiste em escolher reagir à distração ou simplesmente dispensá-la sem que seja permitido interromper seu fluxo de trabalho.

A segunda técnica é chamada de método da aranha.

É uma estratégia simples, mas eficaz para reconhecer alertas falsos, que foi conceituada a partir do comportamento de aranhas.

Você já segurou um pequeno ramo na teia de uma aranha? Você notará que a aranha responde imediatamente para ver o que está preso em sua teia. Se você fizer isso várias vezes, no entanto, a aranha começa a reconhecer o falso alerta e não responde mais a ele.

Você também pode aprender essa habilidade. Tudo o que você precisa fazer é treinar sua capacidade de não ceder a distrações. Não permita que essas distrações envolvam sua mente. Em vez disso, mantenha seu foco.

Outro Truque de Pura Concentração

Muitos estudantes enfrentam o problema que sua mente começa a se afastar enquanto estuda.

Certa vez, fui confrontado com uma situação particularmente desafiadora de um estudante que absolutamente não era capaz de evitar esse tipo de perambulação mental. Para esse aluno, desenvolvi um método para ajudá-lo a aumentar sua capacidade de foco e concentração.

Um truque simples, mas eficaz, que você pode usar para manter o foco correto é o truque da carta de índice.

Basta pegar uma nota ou cartão de índice e escrever com letras grandes as palavras “focado e concentrado” O cartão é usado nesta técnica como um lembrete rápido para ajudá-lo a manter o foco e a concentração. Também é usado como âncora.

Treina sua mente para questionar constantemente sua atividade mental. Esta é exatamente a habilidade que você precisa para manter um alto nível de concentração.

O procedimento a seguir precisa ser repetido várias vezes até que um hábito mental se forme.

Toda vez que você estudar, coloque o cartão em algum lugar próximo, de modo que fique dentro da sua amplitude de movimento.

Você poderia colocá-lo por exemplo em uma página do livro aberto que você está lendo.

Ou use o cartão como um auxílio de leitura que você arrasta um pouco para baixo enquanto continua lendo. Faça o que fizer, tente ficar constantemente em contato com o seu cartão, que está lá para lembrá-lo da sua tarefa.

Faça um hábito mental de olhar para o cartão a cada cinco minutos ou depois de terminar um parágrafo. Quando você olhar para o cartão, pergunte a si mesmo se você ainda está focado e concentrado. Se este for o caso, continue estudando.

Isso permite que você crie o hábito mental de questionar o que sua mente faz. Isso permitirá que você quebre o hábito negativo que o leva a perder a ameaça ao longo das linhas.

Depois de um tempo, você não precisará mais do cartão. Sua mente agora irá verificar automaticamente se o seu nível de concentração é alto o suficiente.

Um novo hábito se formou.

Mas por que essa técnica funciona tão eficazmente?

Ao fazer repetidas “verificações de concentração”, você estabelece muitos pequenos pontos de foco em seu caminho de estudo.

Antes disso, você estava andando no caminho até o seu zoneamento, levando a uma drástica diminuição da concentração. No entanto, com a ajuda desses pontos de foco, você pode evitar cair em um estado mental desfocado.

Ao usar os cartões, você verificará continuamente o seu foco, o que lhe permite mantê-lo em um nível elevado.

Uma armadilha comum para mim e para muitos outros é não atualizar nosso ponto focal atual. […] Para se concentrar, você deve conhecer sua tarefa atual em cada momento. Quando você não tiver mais uma tarefa específica para realizar, perderá o foco.

Nutrição

Mantenha o Foco em Comer as Coisas Certas

Muitos alunos ignoram a importante influência que a nutrição desempenha na capacidade de se concentrar.

Fome e desidratação podem reduzir significativamente suas habilidades de concentração.

Isso não só faz com que todos os seus esforços se concentrem, mas também desperdiça tempo de estudo importante. Tente melhorar seu foco escolhendo as coisas certas para comer e beber.

O primeiro passo para melhorar sua capacidade de se concentrar através da nutrição é manter um nível adequado de hidratação. Certifique-se de que você tem sempre algo para beber à mão, de preferência água limpa e fresca.

Tente evitar as seguintes bebidas a todo custo:

  • Sucos de saquinho/caixinha
  • Refrigerantes
  • Bebidas energéticas
  • Café açucarado

O segundo passo para melhorar sua capacidade de concentração é integrar refeições leves e saudáveis ​​em sua nutrição. Você também pode adicionar frutas, legumes e nozes especialmente.

Tente evitar os seguintes alimentos a qualquer custo:

  • Alimentos pesados ​​em açúcar
  • Alimentos pesados ​​em carboidratos

Em geral, você deve tentar evitar comer demais, pois isso também diminuirá sua atenção.

Faça Pausas Regulares

Pausas regulares são essenciais para manter um alto nível de concentração. Certifique-se de fazer pausas suficientes, pois permite que o cérebro recarregue.

A maioria de nós só pode se concentrar intensamente em algo por uma hora, na melhor das hipóteses. Faça pelo menos um intervalo de alguns minutos a cada 30 ou 60 minutos para limpar a cabeça. […] Encontre uma maneira divertida de te libertar e limpar. Ande, medite, […] faça um lanche ou um pouco de água ou escute uma música inspiradora.

É isso. Sinta-se à vontade para comentar se tiver mais alguma dúvida e tentarei voltar a você o mais rápido possível.

O post Como se Concentrar nos Estudos – Dicas Garantidas de Foco e Concentração apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s