Categorias
Atualizações

O que faz o veículo consumir menos combustível

Muitas pessoas ainda não sabem, mas há algumas medidas para o veículo consumir menos combustível. Além de ajudar a economizar, também contribui para o meio ambiente, tendo em vista que os carros são os maiores emissores de gás carbono.

Sendo assim, caso esteja interessado em saber como reduzir o consumo de combustível de seu carro, basta continuar lendo esse conteúdo!

Como fazer o veículo consumir menos combustível?

FOTO: Pexels

Para aqueles que desejam economizar um pouco ou se preocupam com o meio ambiente, fazer o veículo consumir menos combustível é uma ótima solução. E isso pode ser feito de uma maneira bem simples e prática, confira a seguir dicas úteis!

1. Verifique os pneus:

Uma vez por mês, é necessário verificar os pneus do seu veículo e fazer a calibragem deles, de acordo com a recomendado do fabricante do seu carro. Além disso, certifique-se de que os pneus estejam alinhados de forma correta.

Também há pneus que são mais ecológicos, pois reduzem o consumo de combustível. Apesar de serem um pouco mais caro, vale a pena o investimento, levando em consideração que garante um menor consumo de combustível.

2. Não deixe o carro em ponto morto:

Um hábito muito comum que as pessoas possuem e que acaba gastando mais combustível, é de deixar o motor ligado quando se está parado no trânsito. Mesmo que seja apenas por 1 ou 2 minutos, desligar o motor do carro é importante para consumir menos combustível.

3. Desligue o ar-condicionado:

O ar-condicionado é um dos principais fatores que aumentam o consumo de combustível, podendo gastar até 10% a mais. Por isso, desligue o ar-condicionado quando não for necessário o seu uso.

4. Diminua o excesso de peso:

Carros muito pesados podem fazer com que o consumo de combustível seja maior. Por isso, uma boa dica é reduzir o peso da carga que não seja essencial, mantenha apenas o estepe, macaco e outras ferramentas que são importantes.

Racks, bagageiros e porta-bicicletas afetam a eficiência do veículo, retire-os quando não estiver usando. Além disso, janelas e tetos solares abertos aumentam em até 20% o consumo de combustível quando o veículo está em uma velocidade mais alta.

Outro fator que aumenta o consumo de combustível, é quando o motorista enche o tanque e demora muito tempo para consumir, o que acaba sendo um peso morto. Nesse caso, é preferível encher apenas a metade do tanque, ao invés de completar.

5. Desligue os aparelhos antes de dar partida:

Antes de ligar o seu carro, o ideal é desligar todos os aparelhos que consomem energia, como por exemplo:

  • Rádio;
  • DVD;
  • Aquecedor;
  • Ar-condicionado;
  • Desembaçador do para-brisa;
  • Faróis;
  • Entre outros.

6. Dê partida rápida:

Geralmente, o motor do carro só precisa esquentar quando a pessoa mora em um local muito frio. Caso contrário, não há necessidade de deixar o motor ligado antes de sair, por isso, para consumir menos combustível, dê partida no carro quando já estiver pronto para sair.

7. Faça a manutenção do carro:

Fazer a manutenção e revisão do veículo regularmente é essencial para garantir o seu bom funcionamento. Qualquer peça que esteja com algum problema, como óleo e filtro de ar sujos, pode fazer com que o carro ganhe mais combustível do que o normal.

Por isso, leve o seu carro para fazer uma revisão em um lugar de confiança. A Full Pneus possui uma equipe de profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma possível, além de garantir um serviço de qualidade para o seu veículo.

8. Não use combustível adulterado:

Um problema bem comum no Brasil e o combustível adulterado que, de modo geral, prejudica o motor do carro é ainda faz com que ganhe mais combustível. Por isso, sempre que for abastecer o seu veículo, opte por locais seguros e de confiança, para evitar esse problema.

9. Pé pesado:

Os hábitos de direção do motorista também é outro ponto que gera influência no consumo de combustível, especialmente aqueles que têm o “pé pesado”. Por isso, mudar a forma como conduz o carro é essencial para consumir menos combustível.

De modo geral, o motorista deve dirigir suavemente, ou seja, acelerando e freando de forma mais progressiva. Sair de forma acelerada e freadas mais bruscas contribui para o gasto de combustível desnecessário.

Dirija com calma, quando for mudar as marchas, tente passar para a mais alta assim que for possível, sem acelerar muito. Isso porque, dirigir em marchas mais baixas faz com que o veículo consuma mais combustível.

Conclusão

FOTO: Pexels

Como você pôde ver, essas são algumas dicas úteis para o seu carro consumir menos combustível e, dessa forma, ajudar o meio ambiente. Assim como também, mudar simples hábitos podem trazer uma maior economia para você.

Por fim, não esqueça de deixar o seu comentário caso tenha gostado do conteúdo ou ainda possua alguma dúvida a respeito!

O post O que faz o veículo consumir menos combustível apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s