Categorias
Atualizações

Cidadania Inglesa 2021: Quem tem direito e como conseguir?

Se você deseja se tornar um cidadão inglês e morar no Reino Unido sem dor de cabeça, você precisa tirar a cidadania inglesa.

Mas, não é todo mundo que pode tirar essa cidadania e esse processo pode ser diferente para cada pessoa, dependendo do caso e do motivo do requerimento.

Portanto, continue lendo o artigo que iremos lhe falar tudo que você precisa saber para tirar a sua cidadania inglesa.

O que preciso para tirar a cidadania inglesa?

Muitas pessoas buscam a cidadania inglesa para morar na Inglaterra mais facilmente, ou até mesmo para fazer uma viagem.

Assim como todas as cidadanias, pode ser um processo longo e custoso. Mas, que no fim com certeza vale a pena.

Por ser um processo muito burocrático, é comum haver confusão sobre o que realmente precisa ser feito.

Antes de detalharmos tudo que você precisa para tirar essa cidadania, é importante esclarecer uma dúvida comum. A diferença entre cidadania inglesa e britânica.

Na prática, não tem diferença. Pois, você irá tirar a cidadania inglesa e automaticamente terá a britânica, uma vez que a Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha.

Quem tem direito a cidadania inglesa?

Existem algumas situações que permitem que você tire a cidadania inglesa, sem perder a sua cidadania brasileira, tendo dupla nacionalidade.

A primeira dela é por descendência. Ou seja, são pessoas consideradas cidadãos ingleses, que nasceram fora da Inglaterra.

Portanto, nesse caso, são os filhos de ingleses, que possuem esse direito. Entretanto, o direito a ter acesso imediato a cidadania vale apenas para uma geração, caso seja mais de uma geração, você deve recorrer ao governo britânico.

Há também a cidadania por casamento, ou união estável. Em geral, para conseguir essa cidadania você deve ser casado ou ter uma união estável com um cidadão inglês.

Mas, não é apenas isso, você precisa também morar no Reino Unido durante 3 anos, ter mais de 18 anos e ser aprovado em um teste chamado “Life in the UK”, falaremos mais sobre esse teste ao longo do artigo.

Além disso, você precisa comprovar a sua proficiência na língua inglesa e ter uma licença para morar no país, com um documento que prove que você tem residência permanente e legal.

Por último, você pode ter cidadania inglesa por residência, que é destinada para quem mora na Inglaterra por mais de cinco anos.

Antes, isso valia também para residências permanentes na União Europeia e estava morando no último ano no Reino Unido, mas as regras mudaram um pouco depois do Brexit.

De qualquer maneira, para isso é preciso comprovar que morou lá nos últimos anos, passar em teste da língua inglesa, provar a sua intenção de morar na Inglaterra por mais tempo e não ter ficado mais de um ano e meio fora de lá nesse tempo.

Como tirar cidadania inglesa?

Para tirar a cidadania inglesa, a primeira coisa é entrar no site do governo britânico para você dar início à solicitação para a cidadania inglesa.

Então, no site, você vai precisar preencher um formulário com diversos dados pessoais e, no final, marcar uma data para visita no Consulado Britânico da sua cidade.

No dia, você precisa levar alguns documentos com você, como:

·       Formulário do site do consulado preenchido;

·       Passaporte brasileiro, original e cópia, com tradução juramentada e apostilado;

·       Certidão de nascimento ou casamento;

·       Certidão de antecedentes criminais;

·       Comprovante da proficiência na língua inglesa, se for o caso;

·       E comprovante de residência.

Então, no dia é feita uma pequena entrevista com você e uma análise dos seus documentos. A resposta sai em cerca de 6 meses, no máximo.

Caso o seu pedido seja aprovado, então você pode logo depois dar entrada no pedido do passaporte.

Além disso, você precisa pagar uma taxa que vai variar de acordo com o tipo de cidadania que você está solicitando, mas sendo cerca de 1.300 libras.

Além disso, como foi mencionado anteriormente, para alguns tipos de cidadania você precisa fazer o Life in the Uk, que é um teste, com 24 perguntas para ser feito em 45 minutos.

É um teste que busca ver se você tem conhecimento sobre a vida na Inglaterra e sobre as leis inglesas.

Para estudar para ele, as pessoas leem o livro Life in the United Kingdom, que engloba todos os temas abordados no teste.

Conclusão

Então, agora você já sabe se pode tirar a cidadania inglesa e o que você precisa fazer para abrir esse processo e ir logo para o Reino Unido.

O processo pode ser um pouco demorado e custoso, mas no fim dele você vai poder morar permanentemente no Reino Unido.

E aí, esse artigo esclareceu as suas dúvidas? Se sim, compartilhe com seus amigos e família. 

O post Cidadania Inglesa 2021: Quem tem direito e como conseguir? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s