Categorias
Atualizações

6 Dicas Importantes Para a Sua Primeira Viagem Internacional

Quando falamos em primeira viagem internacional, muitas pessoas têm certas dúvidas, receios e preocupações, afinal, será algo novo e que, até então, elas nunca fizeram durante a vida.

Por isso, se esse é o seu caso, nós separamos neste artigo algumas dicas importantes para te ajudar. Vamos lá?

Primeira viagem internacional: 6 dicas importantes

1. Documentação

Para a sua primeira viagem internacional é fundamental que você tenha toda a documentação necessária.

Por isso, verifique quais documentos o país que você irá, exige dos viajantes. Às vezes, só o passaporte é necessário, porém, há lugares que pedem o visto e o certificado internacional de vacinação também.

Sendo assim, com antecedência, busque se informar sobre esses documentos e, caso você não tenha algum deles, dê entrada para emiti-los o quanto antes.

Não deixe para tirar o visto ou tomar uma determinada vacina poucos dias antes de viajar. Se fizer isso, é bem provável que tenha problemas com a sua viagem.

Além disso, leve cópias de toda a sua documentação (de maneira impressa e digital). Nunca se sabe se algum problema ou imprevisto pode acontecer. Portanto, esteja preparado e não passe “apertos”.

2. Dinheiro

Ao viajar para um destino fora do Brasil, você precisará da moeda local para conseguir se alimentar, fazer compras, utilizar o transporte, etc.

Portanto, novamente com antecedência, acompanhe o câmbio e vá trocando os seus reais pela moeda estrangeira aos poucos. Não compre tudo de uma vez.

Isso porque, o câmbio normalmente varia e um dia pode estar atrativo e no outro não.

Logo, se você quiser pagar um bom preço médio pela moeda, vale a pena comprar de maneira fracionada, gradativa.

Além disso, não leve apenas dinheiro em espécie para a sua primeira viagem internacional. Tenha também um outro meio, como um cartão pré-pago ou um cartão de crédito.

Já pensou se você perde seu dinheiro em espécie ou se é roubado? Você ficaria sem dinheiro algum, caso não tivesse uma outra forma para realizar pagamentos.

Ah! E leve também uma quantia reserva para imprevistos e emergências. Nunca viaje com o dinheiro contado, tenha sempre uma “gordurinha”.

3. Idioma

Viajar para fora do país significa ter contato com pessoas que falam idiomas diferentes do nosso.

Por isso, antes de viajar, estude e saiba pelo menos o básico do idioma local para conseguir se virar no destino.

Assim, você tem muito menos chances de passar perrengues ou até mesmo de ser enganado. Infelizmente, pessoas com más intenções existem em todo lugar.

Além disso, você pode utilizar aplicativos como o Google Tradutor para conseguir se comunicar com outras pessoas e/ou saber o que está escrito em um cardápio, em um aviso, em uma placa, em uma loja e assim por diante.

Mesmo que você não seja fluente e não tenha domínio do idioma falado no local, aprenda pelo menos algumas “frases-chave” e utilize apps quando não souber ou não entender algo.

4. Roteiro

Para ter uma viagem proveitosa e bem organizada, é importante que, ao fazer o planejamento da sua primeira viagem internacional, você monte um roteiro adequado e que permita você conhecer e aproveitar o destino da melhor maneira.

Sendo assim, faça bastante pesquisas, veja quais são as melhores atrações e pontos turísticos para conhecer, quais passeios fazer, quais restaurantes, shoppings, etc. conhecer e assim por diante.

Vá anotando tudo e monte um roteiro  para que você possa conhecer e aproveitar bem cada lugar.

Agora, você não precisa ficar “preso” ao seu roteiro o tempo todo. Monte algo que dê para você seguir quando estiver no destino, mas que também tenha “brechas” para você aproveitar coisas que não estavam planejadas, deixe um espaço para surpresas – às vezes, elas podem ser a melhor parte da sua viagem.

5. Bagagem

Aqui temos um ponto de certa forma delicado, isso porque, diversas pessoas quando vão fazer a primeira viagem internacional levam muito mais do que deviam na bagagem.

E consequentemente, as malas ficam mais pesadas e com pouco espaço disponível.

Por isso, para não exagerar, quando for montar a sua bagagem, pesquise como estará o clima do destino e separe roupas, peças, acessórios, entre outros itens, de acordo com isso.

Se estiver muito calor, tem sentido levar blusas, casacos, toucas, luvas, etc.? Não, não é verdade?

Portanto, monte a sua bagagem da maneira mais objetiva possível. Assim, você terá menos peso para levar e sobrará espaço para as tradicionais “comprinhas” da volta.

Além disso, atente-se às regras de bagagem de mão e mochila que a sua companhia aérea estabelece. 

Tome muito cuidado para não levar coisas demais e também coisas que são proibidas, pois, se fizer isso, terá que jogá-las fora, descartá-las no aeroporto. E se exceder o peso, terá que pagar uma taxa que costuma ser um pouco “salgada”.

6. Estacionamento

Se no dia da sua primeira viagem internacional você optar por ir com seu carro até o aeroporto, é importante que antes você reserve uma vaga em um estacionamento para deixá-lo enquanto viaja.

Porém, dependendo da quantidade de dias que você ficar fora, as diárias do estacionamento interno do aeroporto podem pesar bastante no seu orçamento.

Por isso, em vez de deixar o seu veículo no estacionamento do aeroporto, busque uma opção que fica perto dele.

Isso porque, você conseguirá uma boa economia e claro, deixará o carro em um local seguro.

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, vale a pena pesquisar na internet por um estacionamento próximo aeroporto Guarulhos, pode ter certeza que você encontrará uma boa opção.

Dicas extras

Para finalizar o artigo, separamos algumas outras dicas importantes:

  • Monte uma planilha bem detalhada para saber todos seus custos;
  • Pesquise bastante sobre o destino (leis, regras, costumes, curiosidades, etc.);
  • Não deixe para comprar as passagens de última hora. Pesquise bastante, faça comparações e compre-as com uma certa antecedência;
  • Contrate um bom seguro viagem;
  • Avalie qual meio de transporte mais compensa utilizar no destino;
  • Compre um chip de internet internacional;
  • Verifique o fuso horário do país;
  • Chegue com antecedência no aeroporto (pelo menos três horas antes do voo);
  • Quando tiver dúvidas, seja no aeroporto, no avião, na imigração ou em qualquer outro lugar, pergunte. Não tenha medo ou vergonha;
  • E claro, aproveite cada momento, pois a primeira viagem internacional é algo que ficará marcado para sempre em sua memória.

E então, gostos das nossas dicas? Tem alguma outra que possa ajudar mais pessoas? Conte para gente!

O post 6 Dicas Importantes Para a Sua Primeira Viagem Internacional apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s