Categorias
Atualizações

5 Dicas Para se Destacar no Mercado de Engenharia

O mercado de engenharia, a cada ano que passa, torna-se mais exigente e competitivo, isso porque, há um grande número de profissionais em busca de uma oportunidade, além de diversos estudantes que estão se formando em faculdades.

Sendo assim, levando em conta este contexto, é de suma importância que profissionais de engenharia encontrem maneiras para se destacar, afinal, ninguém quer perder espaço e ficar para trás.

Por isso, no artigo de hoje, nós iremos te apresentar 5 dicas fundamentais para que você dê atenção em relação ao mercado de engenharia, de modo que você seja um profissional cada vez mais capacitado e requisitado. Veja!

Como se destacar no mercado de engenharia: 5 dicas fundamentais

1. Busque qualificação de maneira contínua

Os anos na faculdade com certeza são importantes para a sua trajetória profissional. No entanto, é importante ter em mente que, antes, durante e, principalmente, após a graduação, você deve continuar buscando qualificação.

Isso porque, o mercado de engenharia busca profissionais capacitados, que cheguem para somar e gerar resultados.

Portanto, não dependa apenas do que você aprendeu na faculdade, procure sempre fazer cursos (online e presenciais), ler livros, participar de eventos e workshops, assistir webinars e palestras, e assim por diante.

Seja um eterno aprendiz, busque sempre o aperfeiçoamento e não fique estagnado.

Assim, você irá melhorar o seu currículo, será um profissional muito mais completo e conseguirá se destacar, visto que diversos profissionais ficam acomodados e pensam que ter somente o diploma da faculdade já é garantia de emprego.

Ah! E essa busca por qualificação contínua não é apenas em relação ao segmento de engenharia que você atua, mas sim em relação a tudo que for relevante para você crescer na carreira.

Por exemplo, estudar e fazer cursos de idiomas, de gestão, de liderança, de comunicação, de ferramentas e softwares específicos, etc., também são bastante importantes.

2. Invista em marketing digital

O mundo em que vivemos é extremamente digital. Nós acessamos a internet para fazer pesquisas, para comprar coisas, para falar com amigos, para trabalhar, para se entreter e muito mais.

Por isso, investir em estratégias de marketing digital é algo excelente para você se destacar no mercado de engenharia.

Ok, mas como fazer isso? Por exemplo, você pode ter um site, um blog, um perfil nas redes sociais, um canal no YouTube e assim por diante. Há diversas possibilidades para explorar.

E com isso você pode mostrar o seu trabalho, o seu portfólio, dar dicas, gerar valor e muito mais. 

Hoje, graças à internet, você tem à disposição um meio que pode lhe ajudar a conseguir inúmeros negócios de maneira recorrente. Basta saber aproveitá-la.

Por exemplo, se você trabalha como perito assistente técnico, você pode ter um blog ou um canal no YouTube para gerar conteúdos úteis e relevantes, mostrar sua expertise no assunto, dar dicas e muito mais.

Dessa forma, as pessoas (potenciais clientes e contratantes) podem saber mais sobre você, ver que você tem conhecimento e domina a área em que atua, etc.

E claro, isso gera mais visibilidade, alcance e serviços para você. Fora que, dependendo da proporção que essa sua presença digital tomar, você pode se tornar uma referência no assunto, isto é, um profissional que diversas pessoas e empresas vão consultar quando precisam de ajuda ou de alguma informação.

Portanto, não deixe de construir a sua presença digital para se destacar no mercado de engenharia.

3. Faça networking sempre

IMAGEM: Pexels

Mesmo que você seja ou pretenda ser um engenheiro autônomo, é importante ter em mente que contar com a ajuda e a parceria de outras pessoas e profissionais é fundamental para a sua carreira.

Isso porque, sempre há algo que você pode aprender ou ensinar a outros indivíduos e, ter essa troca de experiências, ideias e informações é um aspecto bastante relevante para se destacar e saber mais sobre a área em que atua.

E para isso, você pode começar com colegas e professores de faculdade, depois, ir se conectando com profissionais no LinkedIn e, por fim, ir expandindo a sua rede ao conhecer pessoas em cursos, eventos, congressos, palestras, etc.

Não deixe de ter profissionais próximos e que podem auxiliá-lo de alguma maneira, seja com alguma dica ou sugestão, ou com alguma indicação de trabalho – isso acontece bastante com quem trabalha bem e sabe cultivar a sua rede de contatos.

4. Esteja de olho nas tendências, mudanças e novidades

Um profissional que se destaca, é um profissional informado e atualizado. Portanto, esteja sempre de olho nas tendências, mudanças e novidades referentes ao setor em que você atua.

Veja notícias, leia artigos e matérias em blogs, assista a vídeos e assim por diante. 

Isso porque, o mercado de engenharia é bastante dinâmico, de repente pode surgir uma nova ferramenta ou um novo software extremamente útil e relevante para o seu trabalho.

E como você sabe isso? Mantendo-se informado e atualizado.

5. Desenvolva sua capacidade de comunicação e escrita

Como você considera a sua comunicação e escrita atualmente? As pessoas conseguem entendê-lo facilmente? Há ruídos? Ou geralmente as coisas fluem sem grandes problemas?

Pensar na comunicação e escrita é um aspecto essencial para o profissional de engenharia, isso porque, você precisa saber como expressar suas ideias, opiniões, considerações, etc.

Caso contrário, como é que clientes, chefes, parceiros, entre outros, irão compreendê-lo?

Portanto, desenvolva a sua capacidade de comunicação e escrita, de modo que ambas sejam sempre claras, objetivas, educadas e compressíveis.

Dicas bônus

Para finalizar, separamos algumas dicas rápidas que também irão ajudá-lo a se destacar no mercado de engenharia: 

  • Faça uma pós-graduação;
  • Saiba trabalhar em equipe;
  • Seja criativo;
  • Cultive uma visão inovadora;
  • Tenha flexibilidade e versatilidade;
  • Seja proativo;
  • Tenha disposição para aprender;
  • Seja organizado;
  • Aprenda a utilizar softwares e ferramentas específicas;
  • Entenda as necessidades do mercado;
  • Encontre profissionais para se inspirar (tenha referências);
  • Diversifique suas experiências;
  • E exercite a humildade sempre.

E caso queira saber mais informações úteis e relevantes para o seu crescimento profissional, confira os posts disponíveis aqui em nosso blog. 

Há muitos materiais ricos e interessantes que foram pensados e produzidos para ajudar você!

O post 5 Dicas Para se Destacar no Mercado de Engenharia apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s