Categorias
Atualizações

Computação gráfica avança com mercado favorável

O crescimento da demanda por serviços digitais torna o setor indispensável para as inovações da indústria, comércio e startups.

A pandemia afetou seriamente vários setores da economia, causando prejuízos financeiros e sociais graves. No entanto, o efeito negativo não foi sentido por todos.

Em algumas áreas, o resultado foi exatamente o oposto. É o caso dos serviços digitais, mais especificamente da computação gráfica.

O setor vinha registrando avanços positivos nos últimos anos, mas, com as restrições impostas pela Covid-19, o mercado ficou ainda mais aquecido. 

Uso das ferramentas digitais

As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, consequentemente, ficaram mais dependentes do uso das ferramentas digitais para trabalhar, estudar, comprar e se divertir, entre outras atividades. E a participação da computação gráfica nessas ações é fundamental.

“O isolamento social acelerou o processo pela busca de ferramentas digitais criativas e versáteis, tanto no ambiente profissional quanto pessoal, para a comunicação e a produção de conteúdo, de material audiovisual, muitas vezes com o objetivo de dar visibilidade a produtos e serviços”, afirma José Roberto Bueno Júnior, docente da área de tecnologia da informação, do Senac Sorocaba. 

José Roberto Bueno Júnior

Segundo ele, a área de atuação da computação gráfica é bastante abrangente. José Roberto cita, por exemplo, a área de produção visual, que é um dos componentes da computação gráfica, que oferece ferramentas de edição de imagens, essenciais para diversos segmentos, principalmente o comércio varejista e de serviços.

Outro componente da computação gráfica é o audiovisual, instrumento bastante utilizado atualmente pela educação para a viabilização das aulas remotas, além de possibilitar a captação, edição e publicação de vídeos em plataformas digitais. 

O docente traz ainda o mercado de visualização arquitetônica, onde a busca por ferramentas de compartilhamento de projetos, visualização em 3D e formas de trabalho remoto cresceu durante a pandemia.

“Um exemplo desse mercado em expansão foram os passeios virtuais, disponíveis em diversos formatos, desde museus, pontos turísticos a lojas em realidade virtual”, aponta. 

E tem também o segmento de games, que já vinha aquecido, mas ganhou um ritmo de crescimento ainda mais acelerado.

Mercado de jogos eletrônicos

O Brasil é o 13º maior mercado de jogos eletrônicos do mundo. De acordo com um estudo da consultoria Newzoo, o país movimenta US$ 1,5 bilhão por ano. É o dobro do que movimentava há dez anos e deve continuar crescendo.

A estimativa para este ano, segundo a PWC, é de crescimento de 5,3%, impulsionado, principalmente, pelos jogos para celulares. 

“Com o isolamento, a procura por entretenimento deu um salto, fomentando ainda mais esse mercado que emprega artistas digitais, modeladores, programadores, jogadores e produtores de conteúdo”, comenta José Roberto.

Segundo ele, esse é um caminho sem volta. Com mais pessoas descobrindo as muitas possibilidades das plataformas digitais, o mercado para a computação gráfica deve manter o ritmo de expansão. 

“Essa tendência de crescimento exige ainda mais profissionais na área de computação gráfica, tanto na parte criativa quanto na parte de infraestrutura digital das empresas”, afirma José Roberto. Na avaliação dele, o engajamento de grandes marcas e o crescente investimento em publicidade nas mídias sociais são indicativos de mercado aquecido e, consequentemente, da necessidade de profissionais capacitados que dominem as ferramentas de criação. 

José Roberto

“É uma demanda que inclui serviços de várias áreas, desde design, publicidade e propaganda, marketing, multimídia, jornalismo e afins. A computação gráfica oferece ferramentas para execução das tarefas dos profissionais destas áreas ou até mesmo para aqueles que não possuem nenhuma formação, mas exercem alguma atividade criativa”, diz o docente.

Para os interessados em se aprofundar no assunto, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para o curso Técnico em Computação Gráfica. Mais informações no Portal www.sp.senac.br/senac-sorocaba.

Serviço:

Técnico em Computação Gráfica

Data: de 26 de maio de 2021 a 29 de julho de 2022

Horário: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30

Duração: 1.000 horas

Senac Sorocaba

Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP

Informações e inscrições podem ser obtidas em: www.sp.senac.br/senac-sorocaba

O post Computação gráfica avança com mercado favorável apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário