Categorias
Atualizações

Como começar sua carreira como caminhoneiro

Umas das profissões de suma importância é a de caminhoneiro, a economia precisa muito desses profissionais. Você já imaginou que a maior parte do que você vê ao seu redor, exemplo, roupas eletrodomésticos, comida, celulares, carros, entre outros, passou por uma caminhoneiro para poder está em suas mãos? Pois é! Devido ao passar do tempo e a chegada de novas ferramentas inovadoras esse mercado teve que passar por algumas alterações. Veja sobre isso a seguir.

Como posso começar uma carreira de caminhoneiro? Para quem deseja iniciar a carreira de motorista e não sabe como, neste artigo daremos algumas dicas importantes para você ter uma noção do que se deve fazer. E para quem já é e está sentindo dificuldade também tem dicas de como ganhar dinheiro na profissão.

Como é a rotina de um caminhoneiro? 

Vamos iniciar falando sobre a rotina dos profissionais, que está ligada diretamente com as estradas do Brasil, e também da América Latina. A maioria dos caminhoneiros passam muito tempo nas estradas, isso quer dizer que passa de semanas até meses! 

Isso acontece devido a extensão do Brasil que é muito grande, em alguns locais onde os caminhoneiros descarregam a carga, é preciso esperar para arrumar outra carga para o sentido desejado, pois é dessa forma, que a viagem tão comprida vale a pena, além do valor da viagem, é óbvio. Já imaginou viajar muitos quilômetros e voltar sem nenhuma carga? Quem iria pagar essa conta? 

Por isso, nessa profissão é importante buscar cargas que estejam de acordo com as suas exigências mantendo sempre a atenção nos seguintes itens:

  1. É importante prestar atenção no local em que o caminhão será carregado;
  2. Prestar atenção também no local de entrega;
  3. Verificar preço do frete;
  4. Ver a possibilidade de cargas para retornar

O que foi alterado no dia a dia dos caminhoneiros pelas novas tecnologias é justamente a forma de procura das cargas.

Antes das novas tecnologias os caminhoneiros dependiam de agenciadores que realizavam toda essa procura e também as negociações e com isso, ganhavam uma boa quantia do valor do frete por essa ajuda. Atualmente a internet é a única ferramenta para essa tarefa. 

Os sites e aplicativos estão frequentemente realizando as buscas por cargas para os caminhoneiros. Com essa nova ferramenta os possíveis aproveitadores ficam para trás, saem de cena e auxiliam os motoristas a encontrar cargas com mais facilidade, apenas um clique e fretes com valores mais justos.

O que é preciso para ser um caminhoneiro

Para iniciar a carreira de caminhoneiro é importante escolher o tipo de caminhão e a carroceria

Tirar a habilitação com classificação também é um dos requisitos para começar a carreira de motorista, a categoria tem que ser de acordo com o tipo de carga que o interessado pretende carregar.  

O profissional também terá que fazer um cadastro na ANTT, logo após ter tirado a habilitação o motorista terá que realizar o seu registro na ANTT, para cadastrar o caminhão, para isso, basta entrar no site da ANTT.

Os cursos especiais também são de suma importância, dependendo da carga é necessário que o motorista faça cursos, alguns deles são: curso de transporte de cargas pesadas, outros são para cargas inflamáveis e assim por diante. 

Como transportar produtos perigosos como combustíveis e cargas semelhantes

Para iniciar a profissão de motorista é preciso decidir se vai trabalhar de forma autônoma ou agregada, ou funcionário de alguma empresa. Essas modalidades possuem características diferentes e a decisão é apenas do motorista.

Autônomo

Para iniciar a profissão como autônomo é necessário ter um caminhão próprio ou até mesmo arrendado e procurar fretes tanto para ir quanto para voltar para não começar tendo prejuízos.

Agregado

Para agregar o caminhão também precisa ser próprio, os serviços são fidelizados com uma empresa e não conta com vínculo empregatício. Todos os custos e fretes do caminhão são por conta do agregado, geralmente a maior parte do lucro é do agregado, a do funcionário é menor que a do autônomo, mas isso não é uma regra.

Funcionário

Existem casos em que a empresa disponibiliza os caminhões e o profissional não precisa se preocupar em procurar fretes, a empresa informa apenas sobre a próxima viagem. Ao final do mês o motorista já sabe quanto vai receber e nunca ficará desempregado. 

Quais as vantagens e desvantagens de ser caminhoneiro?

Todas as profissões têm seus prós e seus contra. A profissão de caminhoneiro não é diferente. 

As desvantagens são muitas, o trabalho é bem cansativo, pois são horas dirigindo, e ainda existem diversas dificuldades na regularização dos horários de alimentação e descanso.

O tempo longe da família também é uma grande desvantagem, a qualidade das estradas também são uma grande desvantagens, pois alguns motoristas perdem muito tempo na estrada devido à má condição delas.

Vantagens

A profissão de caminhoneiro é uma das mais lindas, viajar e conhecer vários lugares, pessoas e também novas culturas e ainda tem o privilégio de contemplar lindas paisagens.

Veja como ganhar dinheiro sendo caminhoneiro

Para que a profissão de caminhoneiro renda um bom dinheiro é preciso adotar algumas medidas e seguir dicas:

  • É importante eliminar os agenciadores e começar a usar as novas tecnologias e assim começar a ganhar dinheiro.
  • Faça o cálculo do valor do frete para não ter prejuízos, é importante colocar todos os gastos na ponta do lápis, os quilômetros percorridos, valor do combustível, alimentação e complexidade da carga, entre outros.
  • É importante que os gastos sejam diminuídos, procure postos com combustíveis mais em conta, procure prevenir os problemas mecânicos.
  • Faça o uso das tecnologias, use aplicativos que auxiliam no encontro de viagens que renda mais, tanto na ida quanto na volta.

Procure se manter atualizado

Depois que conseguir entrar no mercado de trabalho, seja como empregado ou autônomo, é importante lembrar que para se manter um bom funcionário terá que estar sempre em busca de novidades e acessar as novas tecnologias. 

Faça cursos grátis ou pagos. Procure acompanhar as novas tendências de direção ofensiva e econômica. Faça sempre a manutenção do seu veículo, procure cuidar bem dele, pois sua vida depende dele. Não exceda a velocidade. A situação financeira de casa também deve estar controlada para não se tornar um incômodo para o motorista.

Quanto preciso para iniciar minha carreira de motorista

Se ainda não possui nem a habilitação, o ideal é procurar um emprego para juntar o dinheiro e depois tentar comprar o veículo. Não é recomendado entrar em negócio devendo, ainda mais, um comércio desconhecido onde você não tenha ideia de como funciona. 

Para iniciar a profissão de motorista é importante que você guarde um bom dinheiro para comprar seu caminhão sem ter que ficar devendo muito e depois seu sonho não se tornar um pesadelo.

O post Como começar sua carreira como caminhoneiro apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s