Categorias
Atualizações

Catarata nos olhos: qual o melhor momento para operar?

A catarata é bem comum em pessoas idosas. Esse problema costuma aparecer depois dos sessenta anos de idade e pode assustar algumas pessoas. O que acontece é que o nosso olho tem uma espécie de lente de contato natural que se chama cristalino. Com o passar do tempo, essa lente que era transparente começa a ficar opaca, já que com o passar dos anos proteínas são acumuladas ali. Eventualmente, esse cristalino fica completamente esbranquiçado, o que gera uma perda de visão que pode ser reversível por meio de cirurgia.

Na cirurgia de catarata, o cristalino agora embranquecido é substituído por uma lente de contato intraocular, que possibilitará a pessoa ter uma visão clara e nítida novamente.

Mas qual é o momento certo para marcar a cirurgia? Continue lendo esse artigo e descubra.

Não é necessário esperar que o cristalino esteja rígido

Algum tempo atrás quando a cirurgia de catarata não contava com tanta tecnologia os médicos responsáveis por realizar essa cirurgia exigiam que o cristalino estivesse completamente rígido para que fosse retirado. Ou seja, nesse ponto a pessoa com catarata estaria praticamente sem nenhuma visão.

Com o avanço da medicina e das técnicas cirúrgicas, agora a cirurgia da catarata pode ser realizada assim que o diagnostico for dado, mas mesmo assim muitas pessoas preferem não agendar a cirurgia, julgando que seja preciso esperar.

Dessa forma, uma das coisas mais importantes que se deve saber sobre a catarata, é que não é necessário esperar perder a visão para procurar um médico e realizar a cirurgia, inclusive, nenhum médico recomenda que chegue a este ponto.

Porque realizar a cirurgia de catarata?

A visão é uma das coisas mais maravilhosas da vida. Poder observar o mundo ao seu redor é um privilégio que todos deveriam ter. A pessoa que considerar realizar a cirurgia de catarata deve sempre pensar na sua qualidade de vida e em como a perda da visão esta afetando a maneira com que ela tem vivido.

Vale lembrar que com a perda parcial ou total de visão, as pessoas ficam impossibilitadas de ler, de dirigir, de assistir televisão, de trabalhar e de ter diversos momentos de descontração e felicidade.

O objetivo é realizar o procedimento o mais rápido possível para que a pessoa com catarata não seja impedida de realizar nenhuma atividade da sua rotina.

Saúde em dia

Além da qualidade de vida, um critério importante a ser pensado antes de fazer a cirurgia de catarata é saber se a saúde da pessoa esta em dia. Geralmente os médicos não solicitam nenhum exame específico, porém se a pessoa tiver alguma doença crônica é preciso um pouco mais de cuidado.

Quem tem pressão alta, por exemplo, deve se cuidar para que não haja crescimento da pressão enquanto a cirurgia for realizada. Já para os diabéticos, recomenda-se o tratamento da doença para que não ocorra hipoglicemia durante o processo.

Conversar com o médico e expor doenças crônicas é essencial para pegar as instruções corretas e passar por uma cirurgia tranquila e sem complicações.

Ouça as recomendações do seu médico

O médico especialista sempre será a pessoa mais capacitada para orientar qual será o melhor momento para realizar a cirurgia de catarata. Por isso, é importante estar com as consultas em dia e ser bem honesto em relação as expectativas e necessidades.

Conclusão

Ter uma visão clara e nítida é essencial para ter uma vida de qualidade e poder aproveitar os momentos de forma única. A catarata é um problema que atinge os idosos, mas que tem solução e pode ser resolvida de forma tranquila se o processo for acompanhado por um médico responsável e dedicado.

O post Catarata nos olhos: qual o melhor momento para operar? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s