Categorias
Atualizações

Garantias locatícias: dicas importantes

No estabelecimento e elaboração de contratos de locação, geralmente são citadas cláusulas envolvendo garantias de aluguel para proteger o proprietário do imóvel em caso de inadimplência do inquilino.

Existem diferentes tipos de garantias, sendo que para locatários, locadores e sociedades imobiliárias, cada tipo de garantia tem vantagens diferentes para estes. 

De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245), cabe ao locador selecionar e solicitar ao locatário a modalidade de garantia prestada, mas atenção, este advogado de Valinhos esclarece que o contrato permite apenas uma modalidade, que pode ser selecionada. 

É responsabilidade da imobiliária que intermediará essa relação, garantir que ambas as partes estejam cientes das condições e atributos que se enquadram em cada uma delas.

Neste artigo, exploraremos os prós e os contras de cada método.

Fiador

1. Prós do fiador

Para o locatário, a principal vantagem é que se trata de um método fácil de usar, que não exige investimento imediato. Para proprietários e imobiliárias, os contratos de fiador representam uma menor chance de inadimplência. Claro, se a análise de crédito for feita corretamente.

2. Contras do fiador

Por se tratar de uma situação incômoda, não é fácil encontrar alguém disposto a ser fiador do imóvel. Além disso, a burocracia é enorme e os fiadores em potencial e seus cônjuges devem fornecer diversos documentos.

Outra desvantagem que o corretor imobiliário deve considerar é que, mesmo que seja feita uma análise cadastral antes da assinatura do contrato oficial, podem ocorrer imprevistos subsequentes, como falência, desemprego ou até mesmo o falecimento do fiador. Nesse caso, o locador pode não conseguir cobrar a dívida.

Seguro fiança

1. Prós do seguro fiança

Para todas as partes, esta é uma das opções mais vantajosas. Não só que o locatário não precisa procurar fiador, como também a burocracia é muito menor e o processo será mais rápido. A seguradora também garantirá todos os atrasos de aluguel, despesas e danos materiais.

2. Contras do seguro fiança

Para o locatário, a única desvantagem é que ele deve pagar à seguradora e não pode reaver o dinheiro no final da vigência da apólice do seguro. Por outro lado, os proprietários e as imobiliárias devem estar atentos ao prazo de sinistro, pois a perda do prazo de sinistro pode significar a perda da garantia.

Depósito caução

1. Prós do depósito caução

A vantagem dos inquilinos é o fato de não ser um investimento inicial muito alto, e também aceitar bens móveis como carros e TVs. 

Para o locador, se a garantia for outro bem, pode ser considerada uma garantia real porque será inscrita como garantia no registo do imóvel.

2. Contras do depósito caução

Para proprietários e imobiliárias, as desvantagens são muitas, por isso quase ninguém aceita esta garantia. Existem dificuldades e limitações em caso de violação do contrato.

Isso ocorre porque os bens móveis serão depreciados com o tempo 3 vezes o valor do aluguel é considerado insuficiente quando comparado à demora de requisitar e entrar com um processo judicial de despejo.

Título de capitalização

1. Prós do título de capitalização

Além de ser mais ágil e menos burocrático, o locatário não precisa se preocupar com o fiador, nem tem que perder dinheiro, pois pode resgatar o dinheiro no final do contrato.

Quando falamos em proprietários e imobiliárias, o maior benefício é que essa abordagem pode trazer segurança se os títulos de capitalização representarem, por exemplo, 10 vezes o aluguel.

2. Contras do título de capitalização

A desvantagem é que o locatário precisa de um capital de giro muito grande para adquirir o título e o locador tem que agir muito rapidamente para uma possível cobrança, pois o valor é limitado.

Contrato locatício sem garantias

1. Prós do contrato locatício sem garantias

Para o inquilino, essa é a melhor opção, pois ele mesmo é o fiador do pagamento, não precisa procurar fiança ou fornecer o recurso financeiro inicial. A única vantagem para o locador e a imobiliária é que você pode solicitar o despejo através de uma liminar na via judicial.

2.Contras do contrato locatício sem garantias

A principal desvantagem é o simples fato de locadores e corretores de imóveis não terem garantia caso o locatário não cumpra suas obrigações financeiras. O risco e a incerteza são grandes e a perda pode ser ainda maior.

Como escolher a melhor garantia locatícia?

Como administrador de propriedades, é importante entender o quanto cada garantia pode representar no portfólio de propriedades que você administra. Além disso, para cada uma delas, e qualquer que seja sua escolha, é importante fazer uma análise de crédito preventiva para evitar inadimplências.

Agora que você já conhece nossas dicas incríveis sobre as garantias locatícias, que tal compartilhar com seus amigos essas dicas indispensáveis sobre garantias locatícias, além de nos ajudar, você ajudará eles também.

E não se esqueça, se ficou alguma dúvida sobre  as garantias locatícias, é só deixar um comentário abaixo.

O post Garantias locatícias: dicas importantes apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s