Categorias
Atualizações

O que fazer em Sorocaba: Conheça as melhores atrações da cidade

Além de possuir inúmeras opções de trabalho e estudos, o lazer em Sorocaba dispõe de atrativos para diferentes idades, garantindo maior qualidade de vida tanto para seus moradores quanto para os visitantes.

Afinal, a cidade que consegue reunir a infraestrutura das grandes cidades, com o clima agradável de uma cidade interiorana, é formidável, não é mesmo?

Assim é Sorocaba, uma cidade com possibilidades para todos os gostos, chamando a atenção pela excelente vibração cultural, muita cor para alegrar os dias mais cinzentos, muitos museus e monumentos históricos para enriquecer as pessoas da história local.

Outra grande vantagem, é a imensa área verde que possui, o que possibilita grande variedade de lazer em Sorocaba. Está pensando em viajar? conheça Sorocaba.

Continue a leitura desse post e saiba por que Sorocaba é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil. 

Procurando por lazer em Sorocaba? 

Para quem está pensando em se mudar ou conhecer essa cidade, e está procurando informações sobre a infraestrutura e lazer em Sorocaba, listamos as melhores atrações que existem por lá. Confira!  

Fazenda Ipanema

Criada em 1992, a Floresta Nacional de Ipanema, abriga a Fazenda Ipanema, que com certeza é um dos locais de lazer em Sorocaba mais especiais.

Com mais de 200 anos de história, a construção é um sítio histórico-cultural, com ruínas de uma antiga indústria metalúrgica, que faz com que o lugar seja mais original.

Localizada no município de Iperó, a Fazenda Ipanema oferece um grande acervo de maquinário antigo, trilhas para quem deseja apreciar a natureza, além de um espaço incrível que dá origem a belas fotos, que o farão sempre recordar desse passeio. 

A imponência da área chamou atenção da família real, que escolheu esse lugar para se hospedar. 

Inclusive, em homenagem à maioridade de Dom Pedro II foi instalada uma porta comemorativa muito grande que pode ser vista ainda hoje.

Chama atenção ainda a construção em que foram criadas as armas que seriam utilizadas na Guerra do Paraguai. 

Então, ficou curioso? Você pode visitar a Fazenda Ipanema entre terça e domingo, de 8 às 16 horas, no seguinte endereço: Rodovia Sorocaba Iperó, Km 19,5, 265, Estr. Fazenda Ipanema, Iperó – SP, 18190-000.

Museus, capelas e monumentos históricos

Lazer em Sorocaba, também  é sinônimo de história, um prato cheio para quem utiliza como critério para a escolha de uma cidade, as opções de entretenimento e cultura. 

Embora existam diversas opções de museus, há aqueles que merecem destaque, tais como: 

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Para as pessoas que se interessam em pesquisas sobre a ferrovia, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana dispõe de um rico acervo, composto por peças, material documental e bibliotecas.

A Sala do Império, a efígie de Dom Pedro II, esculpida por Gautherot e o quadro com o Decreto Imperial, que  autoriza a construção da ferrovia, merecem destaque.

A estrutura arquitetônica do casarão é em estilo inglês e logo em frente, ainda se encontra o monumento a Luiz Matheus Maylasky.

Monumento a Luiz Matheus Maylasky

Nascido na Áustria, o engenheiro Luiz Matheus Maylasky participou ativamente da criação da Companhia Sorocabana, com o objetivo de construir a estrada de ferro que liga Sorocaba a São Paulo.

No Jardim Maylasky é possível encontrar ainda o Chalé Francês, que foi o imóvel utilizado como moradia pelos engenheiros da Estrada de Ferro Sorocabana. 

O espaço ainda conta com a casa do engenheiro que dá nome ao monumento e que atualmente sedia a Academia Sorocabana de Letras (ASL).

Enfim, em uma única opção de lazer em Sorocaba, o dia pode ser preenchido com conhecimento, beleza, além de proporcionar momentos de interação com sua família e amigos, e o que é melhor, a entrada é gratuita. 

Capela Senhor do Bonfim João de Camargo

João de Camargo foi um escravo, com muitos dons espirituais e de cura, nascido em Sarapuí/SP, filho de uma benzedeira. 

Após a Abolição, que aconteceu em 1888, foi para Sorocaba a fim de conseguir seu sustento, por isso, trabalhou como serviços gerais para diversas famílias.

De acordo com a tradição, conta-se que em uma noite de tempestade em 1906, o ex escravo teve uma visão do menino Alfredinho, que havia falecido alguns anos antes.

Conforme orientado pelo Monsenhor João Soares do Amaral, ergueu uma igreja, com a ajuda de familiares e pessoas simples, com a finalidade de ajudar o próximo.

A Capela que foi fundada às margens do Córrego da Água Vermelha, recebia um grande número de pessoas, onde recebiam a cura de doenças por meio do uso de óleos e ervas que João de Camargo utilizava, sem contar com nenhum outro tipo de artifício.  

Por inúmeras vezes a Capela foi fechada, e o missionário preso, sem jamais perder sua humildade, mesmo diante das constantes perseguições. 

Os visitantes que vinham de longe podiam se hospedar na Capela, que abriga ainda uma Corporação Musical e uma escola. 

Mesmo após sua morte, que aconteceu em 1945, a Capela fundada por João de Camargo atrai um significativo número de pessoas do Brasil e do exterior, bem como seu túmulo, que está no  Cemitério da Saudade.

Biblioteca Infantil

O público infantil também vai encontrar várias opções de lazer em Sorocaba, uma delas é a Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury, que teve sua  instalação em um prédio tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Sorocaba. 

Dentre os diversos imóveis públicos que existem no centro da cidade, esse é o único que preserva suas características, provenientes do final do XIX.

No interior do espaço, as crianças têm acesso ao jardim, quintal, um circo e uma cozinha caipira, sendo todos esses ambientes utilizados para a realização de atividades culturais, cursos e apresentações artísticas. 

Não há como deixar de falar ainda do seu vasto acervo de livros, revistas, assim como os locais amplamente visitados, que são: a gibiteca, a fonoteca e a  brinquedoteca.

O local é aberto ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Mercado Municipal

Assim como grande parte das cidades, o Mercado Municipal é uma excelente alternativa de lazer em Sorocaba, sendo o principal centro comercial da cidade

Diariamente o Mercado Municipal recebe um grande número de pessoas que vão em busca da extensa gama de produtos, como laticínios, frios, grãos, especiarias, açougue, dentre outros. 

Na Praça Nicolau Scarpa, ao lado do Mercado encontra-se a Torre do Relógio, que foi  doada em 1954 pela comunidade japonesa, em homenagem ao terceiro centenário de Sorocaba. 

Palácio dos Tropeiros

Inaugurado em 1981, o Palácio dos Tropeiros é a sede do Poder Executivo de Sorocaba.

Com área de cerca de 146 mil m², o Palácio dos Tropeiros foi construído na gestão do então prefeito José Theodoro Mendes.

Com o objetivo de homenagear  um importante ciclo histórico, o Tropeirismo,  é que recebeu esse nome, sendo hoje um  um importante ponto turístico e histórico  da cidade.

O arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete, foi o responsável pela execução do projeto arquitetônico, que por suas linhas modernas e arrojadas, é uma grande referência até os dias atuais.

O edifício conta com 6 andares, visto que os 4 primeiros são ocupados por secretarias municipais e no 6º fica o gabinete do prefeito.

Todavia, o 5º andar, possui um Mirante, sendo aberto ao público, que pode desfrutar de uma vista linda de toda a cidade.

De frente à Prefeitura encontra-se ainda um lago que além de contribuir com o embelezamento do local, ainda ajuda a melhorar a umidade e temperatura do entorno, possibilitando a criação de carpas, patos, cisnes e gansos. 

O jardim e o estacionamento desempenham o importante papel de preservar árvores nativas do Cerrado, como os ipês.

Desde a sua inauguração, até hoje, o Palácio dos Tropeiros passou por melhorias expressivas, como a construção do Teatro Municipal , da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger.

Pode-se dizer que esta é a edificação que simboliza o desenvolvimento da cidade de Sorocaba.

Principalmente pelo fato de ser cercado de um grande número de empreendimentos comerciais, industriais e residenciais, como exemplo destacam-se:

  • O Fórum de Sorocaba;
  • A Receita Federal;
  • A Delegacia Regional do Trabalho;
  • A Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp);
  • A Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, dentre tantos outros. 

Parques e áreas ao ar livre

Diante de todo estresse do dia a dia de trabalhos, estudos e toda uma agenda com uma gigante lista de obrigações, nada melhor do que ter boas opções de lazer em Sorocaba, de preferência que possibilita maior contato com a natureza.

Há um grande leque de opções, que você pode programar para conhecer aos poucos, dessa forma, sempre terá um programa diferente para fazer.

Algumas excelentes alternativas são:

  • O Parque das Águas;
  • O Jardim Botânico;
  • Parque Natural Chico Mendes. 

Conclusão

Certamente, quem iniciou a leitura desse post com dúvidas acerca da falta de opções de lazer em Sorocaba, pôde concluir exatamente o contrário.

As atrações citadas ao longo deste artigo são apenas uma pequena amostra de tudo que existe de bom para fazer na cidade.

Portanto, se você possui interesse em conhecer a cidade, ou mesmo fixar residência, tenha certeza que além de contar com uma excelente infraestrutura, compatível com a dos grandes centros, preservando a qualidade de vida do interior.

O post O que fazer em Sorocaba: Conheça as melhores atrações da cidade apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s