Categorias
Atualizações

Onde tirar o passaporte em Sorocaba

Novembro de 2020 foi marcado por uma grande conquista para a cidade de Sorocaba, a inauguração do posto de emissão de passaporte de Sorocaba.

Localizado no Shopping Iguatemi Esplanada, o Posto de Emissão de Passaporte – PEP, conta com uma área de 117 m², garantindo um aumento de 20% na capacidade de atendimento.

O horário de funcionamento tem início às 10 da manhã, sendo encerrado às 18 horas, de segunda à sexta feira.

Portanto, quem procura atendimento acerca de migração e passaporte, deve se encaminhar exclusivamente ao PEP de Sorocaba.

Para saber mais informações importantes, como a relação de documentos necessários, continue a leitura deste post.

O que é um passaporte e como solicitar o seu?

Indispensável para todas as pessoas que desejam viajar para lugares fora dos limites da América do Sul, inclusive para crianças, o passaporte deve ser emitido pela Polícia Federal, 

Em Sorocaba, para a emissão do passaporte, é cobrada uma taxa de R$257,25, que deve ser paga e aí sim, solicitar o agendamento na PF para apresentar o comprovante de pagamento e demais documentos.

Para que não fiquem dúvidas a respeito das providências que devem ser tomadas para que possa requisitar seu passaporte, elaboramos esse passo a passo. Confira:

Reunir todos os documentos necessários

Embora muitas pessoas ainda tenham a errônea impressão de que a emissão de passaporte exige um processo burocrático longo e cansativo, é mais simples do que se imagina.

Mas para isso, é essencial que separe todos os documentos que são solicitados para que o documento seja concedido. 

  • Documento de Identificação: que pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), carteira  funcional reconhecida por lei federal,passaporte anterior também; 
  • CPF:  o Cadastro de Pessoa Física deve ser apresentado, caso o número não conste nos documentos de identificação citados acima;  
  •  Certidão de Casamento: se o seu nome tiver sido alterado;
  • Certificado de Naturalização:  para os naturalizados.

É importante frisar que a apresentação do passaporte anterior, para quem não está fazendo o pedido pela primeira vez, é recomendada, evitando assim que seja cobrada uma taxa em dobro.

Por mais que o título de eleitor, os comprovantes de votação e o certificado de reservista, no caso dos homens,  não sejam exigidos.

Contudo, é fundamental que a situação da pessoa esteja regular, evitando possíveis divergências durante a checagem que é feita durante a emissão do passaporte, fazendo-se necessário a apresentação dos mesmos, à título de comprovação.

Preenchimento do formulário no site da Polícia Federal

O preenchimento do formulário é muito simples, o que permite um bom entendimento até mesmo para pessoas que não possuem intimidades com os meios digitais.

Composto por 4 telas, que devem ser preenchidas com os dados pessoais, dados complementares, como profissão, e-mail e endereço e documentos comprobatórios relacionados acima.

Para evitar erros, é preciso atentar-se à maneira correta de inserção dos dados, a começar pelos nomes, que devem ser digitados no primeiro campo, enquanto que os sobrenomes, ficam no segundo espaço indicado.

Certamente, ao seguir as orientações de preenchimento, evita-se perda de tempo, tornando o atendimento mais eficiente.

No entanto, se mesmo assim houver algum erro, basta avisar antes da data marcada para o atendimento presencial, para que a correção seja feita. 

Pagamento da taxa de emissão do passaporte

Depois que proceder o preenchimento correto do formulário de solicitação do passaporte, basta clicar no botão para que o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), seja gerado.

Assim que o pagamento da taxa, que atualmente é de R$ 257,25, for pago, quer seja em lotéricas, rede bancária ou pela internet, o agendamento do atendimento da Polícia Federal pode ser solicitado pelo site. 

Agendar o atendimento na PF

Após o pagamento da taxa, é preciso esperar o prazo de compensação, que pode demorar de 24 a 72 horas.

Um novo acesso no site deve ser feito depois desse período, pode fazer o agendamento do atendimento.

Para facilitar ainda mais esse procedimento, caso a pessoa esteja fazendo a solicitação para mais pessoas, o agendamento pode ser feito para todos os envolvidos de uma só vez. 

O ingresso ao sistema de agendamento exigirá o número do CPF, data de nascimento e protocolo.

Nesse momento serão listadas todas as cidades que contam com postos disponíveis, como é o caso do PEP em Sorocaba.

Conclusão

Seguido todo esse passo a passo, chega o dia de comparecer ao Posto de Emissão de Passaporte de Sorocaba.

É aconselhável que a pessoa chegue ao local cerca de 15 minutos antes do horário agendado, de posse de todos os documentos originais listados no início do artigo.

Realizada a conferência, a pessoa é encaminhada para a coleta das digitais e tirar a foto que será anexada ao passaporte.

Normalmente, o passaporte fica pronto em um prazo de 6 dias úteis, que você pode consultar pelo site.

Finalmente, você só precisará comparecer ao posto de atendimento em Sorocaba, com um documento de identificação original e retirar seu passaporte.

O post Onde tirar o passaporte em Sorocaba apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s