Categorias
Atualizações

PAT Sorocaba ajuda na recuperação do mercado de trabalho na pandemia

A pandemia causada pelo Covid-19 levou não apenas à criação de auxílios para o enfrentamento da crise, como também ajudou na divulgação de programas já existentes, como o PAT.

O PAT Sorocaba, juntamente com as agências de empregos em Sorocaba, vem desempenhando importante papel na recuperação do mercado de trabalho da cidade e região.

Diariamente, o PAT Sorocaba disponibiliza para as pessoas que estão em busca de uma nova colocação no mercado, milhares de formulários que podem ser preenchidos, a fim de concorrer a vagas de emprego em comércios, indústrias e residências.

Continue a leitura desse post e saiba como fazer para se cadastrar no PAT, para dar uma reviravolta na sua situação atual.

PAT: Qual a importância do órgão para as empresas e trabalhadores do estado de São Paulo?

Considerado um dos principais meios de contratação das empresas do estado de São Paulo,  o PAT permite que os gestores anunciem as vagas disponíveis em seu negócio.

Assim como, oferece importante ajuda aos cidadãos que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

Tanto a oferta quanto a procura de vagas é disponibilizada aos respectivos públicos de forma gratuita, sendo um importante estímulo para um momento de tanta insegurança e instabilidade financeira causada pela pandemia.

Como se já não bastasse o importante trabalho que desenvolve, o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT  ainda oferece os seguintes serviços.

Emissão, continuação e alteração da carteira de trabalho

  • Para emissão da 1ª Via da CTPS, além de uma foto 3×4 é necessário a apresentação dos originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: Identidade ou Certidão de Nascimento ou Reservista ou Certidão de Casamento e CPF 
  • No caso da 2ª Via da CTPS é solicitado 01 (uma) foto 3×4 recente e CPF, um dos documentos de identificação válido, conforme o item acima, a carteira anterior ou um documento original que comprove sua numeração e série. Data Prev, Extrato do PIS, Rescisão de Contrato, Aviso de férias e outros.
  • Para alteração  do nome, deve apresentar um documento original que comprove a legitimidade do nome atual, como a certidão de casamento, e a CTPS;
  • Para emissão da continuação da CTPS é necessário 01 foto 3×4, documento de identificação e a apresentação da CTPS anterior e CPF.

Programa Time de Emprego

Para o cadastro nesse programa oferecido pelo PAT, o interessado deve ser maior de 16 anos, residir na cidade de Sorocaba e estar desempregado ou em busca do primeiro emprego.

Para isso, deve se encaminhar ao guichê indicado para o preenchimento da ficha de informações do candidato,  fornecida pelo Governo do Estado de São Paulo, que deve conter os dados pessoais e experiências profissionais. 

Intermediação de mão de obra

Por meio da Intermediação de Mão de Obra – IMO, o cidadão pode consultar as vagas disponíveis e se cadastrar naquela que se encaixa ao seu perfil.

Além disso, como já foi dito, o empregador pode cadastrar sua empresa e informar quando houver a necessidade de mão de obra para determinado cargo.

Programa PADEF

Cumprindo o regulamento da Lei nº 10.048 de 08/11/2000, o PAT prioriza o atendimento das pessoas com deficiências, aos idosos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Como se cadastrar no PAT

Para se cadastrar gratuitamente no PAT e ter acesso às oportunidades de vagas de emprego, estágio, programas de apoio a portadores de deficiências, é muito fácil, veja.

O primeiro passo é acessar o site do Emprega São Paulo, que irá direcioná-lo para a plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em seguida, é só clicar na aba “Vagas de Emprego” e selecionar a opção “Deseja cadastrar trabalhador?”.

Para o cadastramento é necessário ter em mãos a CTPS, pois serão solicitados dados que estão contidos na mesma.

Cadastramento presencial no PAT

Para as pessoas que não têm acesso a internet, é possível fazer o cadastramento na sede do PAT, que fica no seguinte endereço:

Rua Coronel Cavalheiros nº 353, na esquina com a Rua Leopoldo Machado.

Os principais pontos de referência são o Terminal São Paulo e o Poupatempo.

Para o deslocamento, os usuários do Terminal Santo Antônio podem utilizar a linha 100 (Expresso) para fazer a baldeação até o terminal São Paulo.

O cadastramento presencial exige a apresentação dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto, como: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte;
  • Currículo;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz, telefone, etc);
  • Título de Eleitor;
  • NIT/PIS ou Pasep 

Caso o candidato não possua CTPS, NIT, PIS ou Pasep, podem ser emitidos gratuitamente na sede do PAT, para isso é necessário levar duas fotos 3×4. 

Conclusão

Embora o mercado de trabalho tenha sido imensamente afetado pela crise financeira causada pela pandemia, o PAT oferece a oportunidade que muitas pessoas precisavam para se restabelecer financeiramente.

Mesmo que a sede da instituição seja em Sorocaba, há ofertas de emprego para demais cidades da região, como: Itu, Votorantim, São Roque, Boituva, entre outras.

Então, faça seu cadastro hoje mesmo e dê um novo rumo para sua história.

O post PAT Sorocaba ajuda na recuperação do mercado de trabalho na pandemia apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s