Categorias
Atualizações

Como a música beneficia a saúde de idosos?

Se você gosta de música, provavelmente já sabe que ela pode afetar seu humor. 

Talvez você coloque sua música favorita para se animar e ficar motivado para uma reunião importante ou talvez você ouça uma música suave e relaxante enquanto medita ou se prepara para dormir.

O fato é que a música é uma parte importante da nossa vida cotidiana e nós a ouvimos em vários momentos do dia, como em treinos, em nosso carro, em festas e em mais uma série de ocasiões. 

Agora, você sabia que a música oferece diversos benefícios incríveis aos seus entes queridos mais velhos? 

Pois é! A música pode ser usada para melhorar a saúde, melhorar o humor e até mesmo melhorar a memória de idosos.

Não é à toa, inclusive, que a musicoterapia é bastante utilizada em locais que cuidam de pessoas na terceira idade, como uma casa de repouso.

Sendo assim, veja a seguir quais são os benefícios da música para pessoas idosas e o que você pode fazer para incluí-la de maneira benéfica no dia a dia do seu ente querido!

Benefícios da música para a saúde de idosos

Diversos estudos já mostraram que a música promove uma saúde geral mais positiva em idosos. 

Aqueles que ouvem música frequentemente têm melhores noites de sono, diminuição de dores no corpo e melhor tempo de recuperação de problemas e doenças.

Além disso, a música contribui também para aumentar a mobilidade, a coordenação e as habilidades cognitivas gerais de pessoas que estão na terceira idade – inclusive, ouvir música também pode promover uma atividade física como dançar.

Fora que a música pode ser altamente motivadora durante qualquer tipo de exercício também, incluindo caminhada, yoga, alongamento e exercícios com pesos. 

Ou seja, a música desempenha um papel importante no incentivo aos idosos para praticar mais atividade física, o que pode ajudar a manter a independência e a restaurar a função perdida ou afetada devido a lesões ou doenças.

Portanto, idosos de todas as idades e níveis de condicionamento físico podem se beneficiar de um aumento nos movimentos por causa da música!

E como consequência, isso ajuda a melhorar a força muscular, a flexibilidade, a saúde cardíaca, a densidade óssea e o equilíbrio. 

Benefícios psicológicos

Idosos que ouvem música têm uma visão mais feliz da vida e apresentam uma melhor interação social. 

Isso porque, a música melhora o humor, melhora os níveis de interesse e aumenta as emoções positivas. 

Inclusive, pessoas com demência e Alzheimer, por exemplo, aumentam a comunicação com outras pessoas depois de ouvirem música, pois ela ajuda a desencadear lembranças e memórias de quando eram mais jovens.

Por isso, encontrar músicas que seus pais e/ou avós costumavam ouvir e colocá-las para tocar pode ser uma ótima maneira de interagir com seu ente querido.

Benefícios para a memória

Quando uma pessoa ouve uma música que corresponde a um momento, lugar, evento ou emoção importante para o ouvinte, o criador de memória do cérebro, também conhecido como córtex pré-frontal medial, é estimulado. 

Sendo assim, a musicoterapia tem demonstrado ajudar a estimular esse tipo de atividade cerebral. 

Inclusive, sabe-se que alguns pacientes com Alzheimer e demência que perderam a capacidade de falar ainda cantarolam junto com canções que foram marcantes em suas vidas. Interessante, não é mesmo? 

Redução de estresse

 

Foto: cottonbro/Pexels

Além de proporcionar os benefícios acima, a música também pode ajudar a acalmar os idosos quando eles ficam estressados ​​e agitados. 

Isso porque, ela ajuda a aumentar o relaxamento e a autoestima, ao mesmo tempo que reduz a tensão e a ansiedade. 

Portanto, se o seu ente querido está agitado ou estressado, coloque uma música pessoalmente significativa de quando ele era mais jovem para tocar.

Diminuição do isolamento

Para alguns idosos, uma variedade de problemas de saúde pode tornar a comunicação mais difícil à medida que envelhecem.

Como consequência, o isolamento resultante pode aumentar os riscos à saúde e encurtar a expectativa de vida.

Por isso, saber trabalhar a música é importante, pois, em muitos casos, ela abre caminhos de comunicação que de outra forma podem não estar disponíveis. 

Atividades relacionadas à música – incluindo dançar, cantar, tocar instrumentos musicais, ouvir música e assistir apresentações musicais – podem desencadear discussões que melhoram as conexões com amigos e familiares.

Como integrar a música na vida de um idoso

É mais fácil do que nunca trazer a música para a vida de seus pais e avós hoje em dia, afinal, você tem uma infinidade de opções na internet.

Sendo assim, aqui estão diversas atividades musicais para que seus familiares idosos possam experimentar:

Crie uma lista de reprodução personalizada com músicas que você sabe que seus pais/avós adoram. Com a internet, você encontra qualquer música, de qualquer época que esteja procurando. 

Peça que o ente querido cante junto com você, pois isso pode ajudar a promover um senso de comunidade e permitir que as pessoas interajam enquanto cantam em voz alta.

Além disso, incentive a pessoa a tocar um instrumento que já tocou ou tem vontade. Estudos mostraram que hobbies, como tocar um instrumento, podem ajudar a aumentar a autoestima e são terapêuticos para idosos.

E por fim, apresente ao seu familiar idoso o YouTube. Ele não só será capaz de encontrar músicas que pode ter esquecido, mas também poderá assistir a apresentações de seus artistas favoritos na época passada.

O segredo é encontrar a música que ressoa com seu ente querido que está envelhecendo. 

Portanto, converse com ele sobre suas bandas ou músicos favoritos do passado e comece a introduzir a música deles em suas rotinas diárias. 

Vale a pena testar, especialmente se puder ajudar a melhorar a qualidade de vida geral de seu ente querido!

O post Como a música beneficia a saúde de idosos? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s