Categorias
Atualizações

ZOOLÓGICO DE SOROCABA: UM LUGAR ONDE TODO TURISTA DEVE CONHECER

Se você aprecia os passeios em meio à natureza, não pode deixar de conhecer o zoológico de Sorocaba, o zoológico municipal Quinzinho de barros é um dos mais completos do Brasil.

Ele ocupa o segundo lugar no Brasil no que diz respeito ao tamanho, pois ocupa uma área maior que 130.000 m², sendo considerado uma referência para a América Latina. Além disso, ele abriga diversas espécies da fauna e da flora, se tornando um dos maiores atrativos da cidade, seja para moradores ou turistas

Por ser um lugar bastante agradável, anualmente o zoológico Quinzinho de Barros recebe mais de um milhão de visitantes. 

Visitar um zoológico é um passeio muito apreciado por adultos e é simplesmente maravilhoso para as crianças.

Oferecer a elas a possibilidade de ver de perto, o leão, o urso, o elefante, a girafa e tantos outros animais, é um passeio marcante que pode envolver toda a família. 

Quer conhecer mais sobre o zoológico de Sorocaba ? Continue lendo o texto abaixo com bastante atenção. 

Zoológico de Sorocaba: como fazer uma visita

Para entrar no zoológico basta se apresentar à portaria com documento de identidade e pagar uma pequena taxa, que varia de acordo com a idade. 

É importante ficar atento ao fato de que menores de 14 anos desacompanhados de um adulto, não têm entrada permitida. 

Crianças menores de 5 anos não pagam entrada, enquanto que as que possuem entre 6 e 11 anos pagam R $4,00. 

Adultos com idade entre 12 e 59 anos, pagam o valor de R$8,00.  Acima de 60 anos não pagam para visitar o local. 

No entanto, professores e alunos devidamente identificados pagam apenas meia entrada. Caso estejam em excursão escolar ficam isentos de pagamento da entrada.

É importante ligar e agendar a visita com antecedência. 

Transporte, alimentação e hospedagem

O zoológico fica aberto de 09h às 17h, de terça a domingo, salvo em períodos de feriados, em que ele abre também às segundas feiras, facilitando a visitação especialmente para os turistas. 

Por se tratar de um local preservado para os animais das mais variadas espécies e voltado para recepção dos mais variados públicos, é preciso seguir algumas regras de conduta ao visitar o local. 

Entre as principais, estão a proibição de fumar em ambientes fechados, permanecer ou se locomover no local com aparelhos de som ligados.

Além disso, é proibido ainda fazer churrasco, jogar bola, andar de skate, patins, patinete ou bicicleta. 

Essas regras contribuem para preservar a segurança de todos, além de não irritar os animais.

O zoológico de Sorocaba  é de fácil acesso, seja qual for o seu meio de transporte. Quem optar por ônibus, pode  escolher por uma das linhas: Vila Hortência, SENAC ou Colorau. 

Todas elas saem diretamente do terminal São Paulo, deixando na porta do zoológico.

Quem escolhe ir de carro, terá as variações de acordo com o local de partida. Mas o local é de fácil acesso e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº883, bairro Vila Hortência, Sorocaba. 

Dentro das dependências do zoo, bem como no exterior nas proximidades, há excelentes opções para se alimentar. 

Se preferir, você pode levar seu lanche e fazer um delicioso piquenique. Mas lembre-se de não dividir seu lanche com os animais. 

Para que eles possam ter saúde e vida longa é preciso seguir estritamente a alimentação elaborada pelos profissionais que cuidam deles.

Caso o turista queira ficar mais tempo e aproveitar para visitar todo o zoológico de Sorocaba com bastante calma, poderá se hospedar bem próximo e voltar no outro dia. 

Cerca de 2 km é possível encontrar boas opções de hospedagem.

Zoológico de Sorocaba: quais animais você vai encontrar lá

Além do espaço enorme, um dos grandes atrativos do zoológico de Sorocaba é exatamente a diversidade de animais encontrados lá. 

Essa característica chama a atenção até mesmo de turistas estrangeiros, que vêm à São Paulo e não abrem mão de conhecer o local. 

Além disso, o espaço é tema de menções em ONG ‘s internacionais, aumentando ainda mais a fama do espaço. 

Ao todo é possível encontrar no zoológico de Sorocaba  cerca de 1200 animais representando mais de 300 espécies. 

Devido a tanta diversidade, o local é conhecido também como arca de Noé e já tem mais de 5 décadas de existência. 

Não dá para listar todos os animais que hoje vivem no zoológico de Sorocaba,  mas é possível saber quais grupos são criados lá. 

Ao optar por visitar o zoológico de Sorocaba você vai encontrar uma variedade imensa de animais. 

Poderá se aproximar deles com uma distância segura ou proteção como é  o caso dos locais fechados com vidros ou abertos, mas com grandes fossos em volta.

É possível passear no aviário e ficar bem pertinho das mais variadas espécies de animais. Os macacos ficam em um espaço bastante divertido. 

Não é possível se aproximar muito deles, uma vez que são selvagens e podem machucar quem insiste em chegar muito perto. 

Há também o serpentário, com dezenas de animais de várias espécies com suas cores vibrantes. 

É possível encontrar ainda animais da savana africana, tais como hipopótamos, elefantes, girafas, leões e muitos outros. 

Isso sem mencionar a área verde e o lago dentro do zoo. Esses dois espaços funcionam como habitat de pássaros e peixes que não são catalogados como moradores fixos do zoológico de Sorocaba.

Uma atração a mais

Nenhum turista deve visitar Sorocaba e deixar de fora do roteiro de viagem um passeio a esse espaço. 

Além da diversidade da flora e da fauna, o local abriga ainda algumas atrações que chamam bastante atenção. 

Entre elas, está o Museu de Zoologia. Um espaço voltado para exposição de animais que passaram pela taxidermia. 

Esse procedimento é uma técnica voltada para a preservação da pele, tamanho e aspectos naturais dos animais. 

É possível encontrar no Museu do zoológico de Sorocaba animais, ovos, crânio, ossos e chifres. Vale a pena visitar o local. 

Além desse espaço, o visitante poderá conhecer ainda o Museu Histórico Sorocabano com atrações que contam a história da cidade. 

Origem dos animais do zoológico de Sorocaba

Uma das principais dúvidas de muitas pessoas é relacionada à origem dos animais que moram no zoológico de Sorocaba. 

É importante ressaltar que, não faz parte da prática dos gestores do zoo de Sorocaba buscar animais em seu habitat para deixá-los em cativeiro.

Todos os moradores chegam por meios legais, são trazidos pela Polícia Ambiental ou Corpo de Bombeiros, sempre fruto de resgate. 

Além disso, há também as doações feitas por instituições que desenvolvem a mesma atividade e contribuem para aumentar ainda mais o rol de moradores do zoo. 

Todas as entradas são devidamente documentadas e os animais examinados para avaliar suas condições de saúde. 

Todas as medidas são tomadas com o objetivo de restaurar o animal debilitado e também entender seus hábitos e suas necessidades. 

Os colaboradores sentem paixão pelo que fazem. 

Portanto, desde os profissionais como biólogos e veterinários até os tratadores, todos são envolvidos na busca de cuidar e proporcionar aos animais as melhores condições possíveis. 

Não é à toa que o zoológico de Sorocaba existe há mais de 50 anos e já conta com moradores com mais de 40 anos residindo nele. 

Zoológico de Sorocaba: muito mais que um simples zoológico

FOTO: Prefeitura de Sorocaba

Embora seja visto como um espaço de entretenimento, essa não é a única função no que diz respeito ao zoológico de Sorocaba. 

A instituição contribui para a formação de profissionais, sendo um local destinado ao estudo científico em programas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado  e pós-doutorado. 

Além disso, os funcionários se preocupam com todos os aspectos que envolvem o relacionamento humano-animal, de forma a agir com toda a cautela durante o tempo que lidam com eles. 

Outro aspecto que também é abordado pela instituição é a questão ambiental  e sua importância no contexto atual. 

Uma das características que chama a atenção também é que as ações de educação ambiental são abertas ao público, portanto, qualquer pessoa pode participar. 

Os gestores do zoológico de Sorocaba também se preocupam com a preservação das espécies, em especial àquelas que estão em distinção. 

São realizados estudos e tomadas medidas importantes para promover a procriação desses animais, de forma que eles possam ser inseridos novamente ao seu habitat natural. 

Lembrando que muito mais, que fazer com que eles se reproduzam é importante fazer com que as espécies que nasceram em cativeiro, tenham condições de sobreviver fora dele. 

Toda dedicação e cuidados dos colaboradores do zoológico de Sorocaba resultam em melhor qualidade de vida para os animais. 

Portanto, não é raro encontrar espécies que estão a mais de 40 anos morando nesse espaço. 

Sem contar que a vida em cativeiro, desde que sejam dispensados os cuidados necessários, pode ser muito mais longa que a vida no habitat. 

Para que isso aconteça é preciso que profissionais dedicados, capacitados e experientes estejam à frente para que nada falte aos animais. 

Preservação da vida

Muitos aspectos devem ser observados na tratativa com os animais em cativeiro. Entre eles estão: 

  • Alimentação; 
  • Saúde física e emocional; 
  • Adaptação; 
  • Convivência sadia com outros animais; 
  • Cor dos pelos ou penas.
  • Envelhecimento e suas complicações. 

Se todos os cuidados necessários forem dispensados  ao longo da vida, os animais viverão muito mais tempo com saúde e disposição. 

Por isso, é importante que todos os colaboradores envolvidos no tratamento direto com os animais sejam devidamente capacitados. 

Zoológico de Sorocaba:quais os cuidados devem ser tomados durante o passeio

Embora o espaço tenha sido construído com total segurança para receber os visitantes,  é importante que todos entendam quais são as boas práticas dentro do ambiente. 

Lembrando que o zoológico é um local para abrigar e cuidar dos animais que por algum motivo foram retirados do seu habitat. 

Sem contar que, é forma de preservar e restaurar espécies que estão em extinção, uma vez que eles são devidamente cuidados para que possam procriar. 

Ou seja, por mais atrativo que seja o passeio, os animais não estão em uma vitrine ou muito menos devem ser usados como forma de ganhar dinheiro. 

Todo o valor arrecadado com as entradas é revertido unicamente para manutenção e estruturação do zoológico. 

Portanto, algumas medidas relacionadas ao bom comportamento dentro do ambiente devem ser lembradas. 

Veja abaixo quais são elas:

  • Nunca ofereça alimentos para os animais: eles são devidamente alimentados por profissionais especializados e seguem uma dieta rigorosa. 
  • Respeite o espaço delimitado para os visitantes, ultrapassá-lo pode colocar a sua integridade física em risco. 
  • Dispense atenção especial às crianças menores, não permita que elas andem sozinhas. 
  • Evite que as crianças corram na frente de animais maiores, como os tigres, pois, essa ação pode estimulá-los a atacar.
  • Leia as placas e incentive as crianças a lerem as informações contidas nela, elas mencionam características importantes sobre onde os animais estão morando e ajudam a entender seus hábitos.
  • Não jogue lixo no chão, nem atire objetos nos animais. 
  • Mesmo em companhia das crianças, converse com elas a respeito do barulho excessivo, pois incomoda os demais visitantes e os animais. 
  • Não destrua a natureza, nada de arrancar folhas, flores ou galhos das árvores. Toda a arborização faz parte da ambientação para os animais. 
  • Aproveite o dia para conhecer os animais e as atrações do local. Certamente será um passeio inesquecível.

Conclusão

O zoológico de Sorocaba é uma excelente opção de passeio e não pode, jamais, deixar de ser visitado durante as viagens à cidade. 

Um espaço muito bem organizado com uma equipe de profissionais comprometidos com a qualidade de vida animal, que oferece suporte para formação acadêmica. 

Dessa forma os estudantes de diferentes níveis de graduação podem aproveitar para consolidar ainda mais seus conhecimentos durante a vivência dentro do zoo.

A comprovação de que todo o trabalho é realizado com amor e competência, é o fato de que muitos animais estão há décadas no mesmo ambiente gozando de boa saúde. 

Se você visitou Sorocaba e ainda não foi no segundo maior zoológico do Brasil, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade. 

Na próxima vez que for viajar, não deixe essa opção dora do seu roteiro de visitações. 

Você vai encontrar um lugar lindo, divertido, espaçoso e com lindos animais que enriquecem a fauna e flora.

Gostou desta postagem? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

O post ZOOLÓGICO DE SOROCABA: UM LUGAR ONDE TODO TURISTA DEVE CONHECER apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s