Categorias
Atualizações

Como o setor industrial cresceu tanto nos últimos anos?

Motores monofásicos. Motor elétrico. Quando lemos essas duas palavras, automaticamente elas nos remetem ao setor industrial, não é mesmo? Esse setor é um dos que tem conquistado um crescimento jamais visto quando comparado com outros.

Mas, o que tem motivado tal crescimento? O ato de aprender como captar clientes tem sido um dos diferenciais? Sim? Não?

Aumento da produtividade fez com que o setor industrial avançasse

A presença dos motores monofásico e do motor elétrico são importantes no setor industrial e impactam diretamente em seu crescimento, mas a produtividade pode ser definida como um dos pilares para que o segmento avançasse tanto nos últimos anos.

Além disso, a produtividade também tem relação direta com a competividade da indústria e com os resultados que ela conquista.

É possível afirmar que o setor industrial cresceu tanto, porque ele não só aprendeu como captar clientes, mas também, porque tem recorrido ao emprego de fatores de produção que possibilitam um aumento da quantidade do bem que ele produz.

O setor industrial passou por um processo de expansão, porque ocorreu o desenvolvimento da produtividade dos fatores de produção. Quando a produtividade cresce, apesar da manutenção da quantidade dos fatores de produção, ela possibilita que o bem seja produzido em maior quantidade.

Com isso, o setor industrial foi capaz de expandir, pois mesmo que a oferta de fatores de produção seja limitada, a produtividade não é, porque ela ganhou um aliado e tanto que é a indústria 4.0.

Indústria 4.0

O crescimento industrial está sim diretamente relacionado a indústria 4.0, mas o que é isso? A Indústria 4.0 é o nome dado a integração de tecnologias e da automação industrial que vieram para fazer com que a produtividade cresça ainda mais e os processos sejam melhorados.

Tecnologias que a indústria 4.0 trouxe

As principais tecnologias que a indústria 4.0 trouxe são: robótica, internet das coisas, inteligência artificial e computação em nuvem.

Apesar de não ser muito recente, a robótica possibilita o crescimento do setor industrial, porque permite, por meio de sistemas, que as máquinas funcionem sozinhas.

Por meio da internet das coisas, passa a existir uma hiper conectividade dentro da indústria e isso inclui até mesmo os motores monofásico e o motor elétrico. Tal novidade vem para fazer com que tudo trabalhe de maneira mais eficiente.

Por meio da inteligência artificial, a própria máquina consegue tomar uma decisão sem que seja necessário a interferência de um ser humano.

Quando pensamos em computação em nuvem, queremos dizer que todos os sistemas estão em servidores interligados pela internet e que podem ser compartilhados, assim qualquer pessoa pode ter acesso a ele em qualquer lugar do mundo. Para a indústria, isso é positivo, porque diminui o custo e torna a execução mais ágil.

Por meio da integração e da geração de informações, a partir do emprego das tecnologias, a indústria agora pode desenvolver novos produtos, projetos, produção e até acompanhar o pós-venda. Com isso, toda a cadeia de valor que começa na fábrica e acaba no consumidor final está amparada e conectada.

A presença das tecnologias digitais aliada ao aprendizado de como captar clientes e, ainda, ao uso eficiente de motores monofásicos e motor elétrico veio fazer com que as indústrias tivessem sua capacidade produtiva aumentada em mais de 20%.

Motivos que levaram o desenvolvimento do setor industrial com a indústria 4.0

A implementação de novos tecnologias que impactaram em como captar clientes também trouxeram avanços na redução de desperdícios. Assim, é possível dizer que o setor industrial expandiu, porque aprendeu a não desperdiçar a partir do uso de tecnologias.

A presença de elementos tecnológicos faz com que os erros humanos sejam reduzidos. Como consequência, os processos de manufatura ganham maior precisão. Tais condições não só possibilitam que os desperdícios sejam reduzidos como seja possível diminuir os gastos com recursos.

A indústria 4.0 trouxe melhores condições de saúde para os profissionais que atuam no setor. Isso se deve ao desenvolvimento da robótica, pois agora, não são mais os profissionais que executam tarefas repetitivas.

Com isso, o trabalhador saiu beneficiado, porque passa a executar trabalhos que vão exigir mais do intelecto e menos do seu físico.

Sendo assim, as indústrias não precisam mais gastar com equipamentos de proteção, com políticas preventivas e, ainda, ficarem sofrendo com uma menor quantidade de colaboradores que estão afastados, por apresentarem algum problema de saúde.

A indústria cresceu ainda, porque teve aumento em sua receita. A partir do momento que há redução de custos, os processos ficam mais ágeis e os erros diminuem, as empresas têm mais dinheiro em caixa.

Com isso, há mais recurso e a atividade econômica ficará sempre aquecida possibilitando assim maior crescimento para toda uma cadeia de valor. Assim como na indústria, por meio da indústria 4.0, a tecnologia veio para trazer também novas profissões para trabalhar com moda que também farão com que o segmento cresça.

O post Como o setor industrial cresceu tanto nos últimos anos? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s