Categorias
Atualizações

É correto perguntar sobre o salário em uma entrevista de emprego?

Salários, benefícios flexíveis, localização, horários são alguns dos grandes atrativos para os talentos em busca de emprego, não é mesmo?

Na busca por novas posições, diversos são os pontos de atenção dos futuros colaboradores, desde elaboração de currículo, preparação para entrevistas, postura para conversas, entre outros.

Uma das grandes dúvidas que surgem nos talentos é sobre o ponto salarial: é correto perguntar sobre salário e abrir esse debate em uma entrevista de emprego? Para te ajudar com esses questionamentos, confira um pouco mais sobre o tema!

Salário na entrevista: perguntar ou não perguntar?

Não podemos negar que o salário é um dos grandes atrativos das vagas, mas nem sempre eles são abertos nos primeiros passos dos processos seletivos. Essa falta de informação pode deixar o indivíduo inseguro, não é mesmo?

Saber sobre informações salariais é importante para que os talentos entendam se o processo faz sentido ou não e para que resolvam se vale a pena dar prosseguimento. Ao seguir em processos sem muitas informações, o futuro pode ser frustrante para indivíduos e empresas.

Sendo assim, é importante abordar esse tema, porém é preciso ter muito cuidado sobre a forma que ele é levantado. 

Há quem vá direto ao ponto já no primeiro contato telefônico ou por e-mail sobre questões monetárias. Esse não é o momento correto para isso e é preciso tomar muita atenção para “não queimar a largada”.

Perguntar tão cedo pode prejudicar sua reputação e até mesmo te fazer perder uma boa oportunidade. No primeiro momento, é importante demonstrar interesse pela empresa e pela posição e não apenas pelo salário em si.

Portanto, se isso não for abordado no primeiro contato, decida se seguirá com a entrevista de acordo com a vaga e seu perfil para ela e para a empresa.

Antes mesmo de ir para a entrevista, é importante se preparar. Isso inclui pesquisar sobre a empresa, conhecer um pouco sua atuação, reputação e outros. É natural que sites de vagas e RH tenham informações sobre empresas, cargos e salários e elas podem ser um primeiro indício sobre questões monetárias da empresa.

No momento da entrevista, mesmo que pareça um tabu, esse assunto já é mais falado do que muitos anos atrás. A questão não é exatamente sobre o tópico, mas sim como ele é abordado.

Não é sobre chegar na entrevista e já falar sobre salário, mas sim esperar o momento certo caso esse assunto não seja abordado pelos gestores e RH presentes no processo seletivo.

Como falar sobre salário?

Já que você sabe que perguntar sobre salário não é um grande problema, é preciso se atentar sobre como fazer esse questionamento. É preciso ter tato para escolher o momento apropriado para levantar essa questão.

As entrevistas servem para trocas, ou seja, a empresa fala um pouco sobre ela e o talento sobre suas qualificações. Foque em falar de você, suas qualidades, cursos, técnicas e conhecimentos.

Demonstre interesse sobre o cargo, a organização e faça perguntas pertinentes para abrir o caminho para falar sobre salário. Esse assunto pode surgir de maneira natural no processo, mas caso não ocorra, é válido falar sobre o salário último emprego, por exemplo. Com base nele, o recrutador terá uma noção de sua pretensão salarial.

Pode ser interessante também citar seu objetivo financeiro e deixar claro se está disposto a negociar.

Mais do que só tocar nesse assunto sem parar, é preciso estar atento aos sinais. Se ao falar de valores, o recrutador não dá muitos indícios e busca trocar de assuntos, é importante esperar um pouco mais para não cometer gafes, faz sentido?

Lembre-se que o salário é um ponto importante, mas ele não é o único benefício recebido pelo colaborador e não pode ser o único foco das pessoas ao buscar suas vagas.

É importante levar em conta diversos aspectos das vagas e entender as vantagens que elas podem te proporcionar. Falar sobre salário é importante, mas não pode ser o tópico principal das entrevistas e das buscas.

Entender os processos, acompanhar as informações e ter tato para levantar sobre esse assunto é essencial para que ele seja inserido de forma leve e tranquila para os talentos e gestores.

Pese todos os valores para analisar a vaga e decidir se segue ou não com o processo seletivo. Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema e coloque esse tópico em suas preparações para entrevistas! 

O post É correto perguntar sobre o salário em uma entrevista de emprego? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s