Categorias
Atualizações

Paralisia facial: você sabe o que é e como tratar?

O corpo humano pode sofrer com uma série de distúrbios, que envolvem tanto a saúde física, como saúde mental e bucal. Um desses distúrbios é a chamada paralisia facial.

Esse problema acontece quando metade dos músculos da face enfraquece e paralisa. Essa disfunção pode acontecer de repente, às vezes sem causa aparente e pode deixar sequelas.

Algumas das relações que podem ser estabelecidas segundo os profissionais da saúde, como dentistas de convênio dental, é o impacto em outros aspectos do corpo, como a saúde bucal e níveis de estresse e ansiedade do paciente.

Por esse motivo, o presente artigo terá como objetivo a abordagem das possíveis causas da paralisia facial e os possíveis tratamentos que podem ser feitos para que os sintomas sejam tratados.

Entendendo a paralisia facial

O cérebro é composto por doze nervos específicos, sendo um deles o nervo facial. Este nervo é composto por toda a musculatura mímica facial, o que significa que as expressões se tornam possíveis por conta do movimento dessa musculatura.

Além disso, os nervos também são responsáveis pelo controle de:

  • Olhos;
  • Bocas;
  • Orelhas;
  • Bochechas.

São dois nervos faciais, sendo um para cada lado do rosto, sendo que quando um deles fica enfraquecido, ou sofre algum problema, o rosto sofre com a paralisia.

Esse tipo de paralisação também é chamada de paralisia de Bell e pode ser confundido com os sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), entretanto, são patologias diferentes.

Segundo alguns médicos generalistas, a paralisia ocorre quando há a inflamação do nervo da face, enquanto o AVC decorre de uma lesão cerebral que comanda os nervos do rosto.

Para o diagnóstico correto são necessários exames específicos, de modo a confirmar o quadro.

Afinal, assim como os dentistas de convênios odontológicos devem ser procurados para avaliação de cáries e outros problemas, o acompanhamento profissional adequado é crucial para o devido tratamento da paralisia.

Causas da paralisia facial

Há muitas causas que podem originar a paralisia facial. Além disso, em alguns casos ela pode nem ser identificada.

Algumas das causas possíveis são: inflamação do nervo causada ou por bactéria ou por vírus; herpes; rubéola; ou gripe.

Outras causas que também podem contribuir para o aparecimento da paralisia são o estresse, mudanças bruscas de temperatura, distúrbios da glândula parótida, otite, tumores e traumas.

Tratamento para a paralisia facial

Agora que conhecemos melhor sobre o que é a paralisia facial e suas causas, entenderemos sobre os possíveis tratamentos.

A paralisia de Bell não possui tratamento específico, principalmente por não possuir uma causa rastreável.

Desta maneira, cada profissional médico poderá indicar tratamentos, sendo tanto o otorrinolaringologista como o médico do convênio odontológico.

Alguns médicos optam pela administração de corticosteróides.

Em pacientes que a paralisia se tornou grave, além da aplicação desse tipo de medicamento, podem optar pela massagem de músculos da face e a estimulação dos nervos.

A estimulação evita que os músculos da face sofram contraturas. Caso a paralisia permaneça por mais meses, pode acontecer da necessidade de realização de um enxerto de nervo (geralmente usando um nervo da língua) no músculo facial que está paralisado.

Quem sofre com a paralisia pode ver os sintomas desaparecerem de dois a seis meses, em grande parte dos casos, muitos deles, sem nenhum tratamento.

Por isso, ao sentir o nervo paralisar, procure o médico, pois ele indicará se haverá necessidade de aplicação de medicamentos, massagem de músculos, ou apenas diminuir o ritmo das rotinas, bem como identificar qual o quadro correto.

A paralisia facial e a odontologia

A especialidade médica que é responsável para o tratamento da paralisia facial é a otorrinolaringologia, porém, com esse profissional há o acompanhamento de um fisioterapeuta e um fonoaudiológo.

Entretanto, cirurgiões dentistas também podem fazer a identificação, indicando e encaminhando a outros profissionais. Além disso, podem indicar tratamentos diversos como a laserterapia, que ajuda na recuperação dos movimentos do rosto.

As consultas regulares ao dentista de seu plano odontológico são fundamentais para a garantia da saúde bucal e também para evitar a paralisia do rosto.

Isso acontece porque os tratamentos preventivos realizados pelo profissional evitam inflamações orais que possuem aproximação com o nervo facial, que poderiam apresentar riscos.

Além da consulta regular aos dentistas, é de grande necessidade manter a higienização dos dentes de forma cotidiana, sendo feito sempre três vezes ao dia após as principais refeições.

O uso do fio dental e enxaguante com flúor também são de muita ajuda para o fortalecimento da saúde bucal e a prevenção da inflamação do nervo facial.

Deste modo, entendemos que a paralisia facial é um distúrbio que ocorre no rosto e é causado por uma inflamação do nervo facial.

Suas causas nem sempre são identificadas e o melhor tratamento é manter boa saúde bucal, injeções de medicamentos e acompanhamento com outros profissionais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

O post Paralisia facial: você sabe o que é e como tratar? apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s