Categorias
Atualizações

Feira da barganha Sorocaba: Um lugar onde todo Sorocabano deve conhecer

A feira da Barganha de Sorocaba é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de passeios pela cidade.

Com mais de 40 anos de existência, a feira da barganha já é considera um patrimônio cultural imaterial de Sorocaba.

Além disso, a feira da barganha garante a diversão e as boas transações comerciais, a feira representa parte da história da cidade.

Oficializada em 18 de julho de 1978, ela começou com pequenas trocas na época dos tropeiros muito antes dessa data, na ocasião os encontros eram conhecidos como “Feira de Muares”.

Atualmente, é um evento semanal que acontece aos domingos, no horário das 08h00 às 13h30, e conta com mais de 350 barganheiros/comercientes, que fazem a festa e garantem a animação de quem passa por ali.

Você poderá também fazer bons negócios, pois, é possível encontrar todos os tipos de mercadorias, inclusive antiguidades.  

Gostaria de obter mais informações sobre a feira da barganha de Sorocaba?  Não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

Feira da Barganha de Sorocaba: o que você vai encontrar lá

A feira da barganha de Sorocaba ao longo de sua história mantém um público fiel em suas transações e visitas.

O passeio na feira é praticamente uma obrigatoriedade aos domingos, ja que no local varias pessoas se encontram, bom para rever os amigos, porém, se está precisando de algo, com certeza na feira da barganha tem.

Além de ser o ponto de encontro de quem quer barganhar, beber uma cerveja gelada comendo aquele tira gosto e jogar conversa fora em um ambiente totalmente familiar.

A tradicional feira da barganha de Sorocaba é considerada um evento folclórico, uma vez que o evento começou com o encontro dos tropeiros há muitos anos.

Ela é o local preferido de quem gosta de misturar transações comerciais e muita diversão.

Sua rotina animada encanta quem passa pelo local. O que faz com que ele se torne um ponto de encontro.

A manutenção da feira se dá por meio da Associação dos Barganheiros de Sorocaba (ABS) que organiza toda a realização do evento semanalmente.

Os associados precisam respeitar as regras para terem direito ao espaço de comercialização.

Além disso, eles devem pagar uma taxa regularmente, Chegar mais cedo é uma forma de conseguir o melhor lugar para expor seus produtos.

Embora, a barganha não seja mais a única forma de transação comercial, ela ainda existe e pode ser bastante lucrativa para quem se dispõe a fazer.

Na feira é possível encontrar os mais variados produtos novos, usados e até antiguidades, conte com excentricidade.

Além disso, todos os nichos de mercado são atendidos, uma vez que, há comercialização de itens pessoais, higiene, decoração, móveis, livros, brinquedos e muito mais.

A Feira da barganha de Sorocaba é um lugar tão apreciado, que mesmo em dias de chuva, suas atividades continuam.

A estimativa é que pelo menos 5 mil pessoas circulem pelo espaço todos os domingos e saiam de lá com o lucro ou com a diversão garantida.

Regras para quem deseja se tornar um barganheiro dentro da feira

Em mais de 4 décadas de funcionamento,  a feira já passou por vários pontos, sempre visando a melhor adequação  para os barganheiros e consumidores.

Não basta apenas pegar suas mercadorias para vender ou trocar e ir à feira ocupar um lugar.

A entrada é livre apenas para os visitantes. Os comerciantes devem ser associados e seguir as exigências municipais.

São elas:

  • Ser cadastrado na Secretaria da Cidadania.
  • Não comercializar armas de fogo ou armas brancas.
  • Não Comercializar materiais pornográficos.
  • Respeitar a regra de não vender qualquer tipo de produto na área do estacionamento.
  • Entrar com animais.

Feira da Barganha de Sorocaba: um lugar de diversidade extrema

A diversidade é encontrada na Feira de Barganha de Sorocaba. 

Embora a barganha tenha sido o motivo principal do surgimento da feira, essa não é mais a principal transação econômica do lugar.

As atividades foram desenvolvidas comerciais tinham como base a barganha, ou seja, a troca comercial de produtos novos e usados.

Aos poucos, foi chegando comerciantes com os produtos conhecidos como “made in China”.

Os encontros comerciais foram incrementados pela amizade e bate papo. Sendo assim, a cada encontro foi aumentando o número de participantes.

Mesmo com a mudança frequente dos pontos de venda, a Feira da barganha nunca perdeu seus comerciantes fiéis.

Não é raro encontrar relatos de pais de famílias que sustentaram seus filhos vendendo suas mercadorias novas ou usadas na feira.

Muitos começaram com apenas o desejo de fazer uma simples barganha de algum item que estava em casa sem serventia.

O objetivo era levar outro para casa que pudesse atender algum tipo de necessidade naquele momento.

Atualmente, a feira perdeu um pouco de sua principal característica de barganha, focando mais nas transações comerciais de compra e venda.

Embora ainda seja possível encontrar barganheiros, produtos novos e usados para serem comercializados são encontrados no local.

Abertas à todos os públicos, quem frequenta garante que é um dos melhores lugares de passeios no divertidos de Sorocaba.

Portanto, se você morador ou visitante em Sorocaba e ainda não foi à feira, não pode perder essa oportunidade.

A dica para fazer bons negócios é buscar informações se aquele feirante está sempre na feira.

Mesmo com fiscalização rigorosa, é possível que criminosos se infiltrem para cometer fraudes.

Feira da Barganha de Sorocaba: patrimônio cultural e imaterial

 A feira com mais de 40 anos de existência ganhou notoriedade e entrou para a lista de patrimônio cultural imaterial de Sorocaba.

De autoria do então Vereador Rodrigo Manga (DEM), o Projeto de Lei de nº16/ 2019, transformou-se no projeto de Lei 12.019/2019.

A justificativa é que as atividades da Feira perduraram por mais de 40 anos começando na época dos tropeiros e atualmente é um evento marcante para todos os moradores e turistas de Sorocaba.

Quando as atividades começaram, o encontro aos domingos era denominado como feira de muares.

Um local onde as pessoas se reuniam para trocar mercadorias, ou seja, fazer as famosas barganhas que deram origem ao tradicional nome da Feira.

Embora atualmente essa atividade não seja mais a principal da feira, foi por meio dela que a atividade começo.

Portanto, não há como negar sua influência na construção da história e na valorização desse tradicional ponto de encontro.

Portanto, até hoje é comum as  pessoas levarem os objetos mais exóticos que existem para barganhar.

Rodas de carrinho, portas usadas, enxadas, rádios antigos, LP’s, ferramentas, antiguidades e tudo o que sua imaginação mandar.

Além das excentricidades, mercadorias novas dos mais variados tipos, nacionais e importadas.

Sem contar que a feira é o ponto de encontro também para quem quer experimentar as mais variadas comidas, com pratos típicos artesanais, carnes, doces e bebidas.  

O ambiente, as músicas, os alimentos, a barganha e as compras fazem da feira um vento semanal tradicional.

Quem vai uma vez ao local, quer voltar sempre e acaba se tornando adepto. Todos esses motivos embasaram a lei.

Hoje, a feira de barganha de Sorocaba é considerada patrimôniocultural imaterial, além do lazer, ela é a fonte de renda de centenas de pessoas.

Feira da Barganha de Sorocaba: perigo à vista

Alguns comerciantes já estão há mais de 20 anos como comerciantes e não abrem mão de ir todos os domingos à feira.

Além dos lucros, o encontro com os amigos e a interação com os visitantes transformam os domingos em dia muito mais que especial.

Com o lucro obtido, seja por barganha de produtos novos ou usados ou pelo comércio tradicional, a realização do sonho da casa própria, custeio de estudos dos filhos, entre outros desejos, se tornou possível.

Um projeto de revitalização da feira em 2019 deixou os barguanheiros em situação complicada.

O objetivo do projeto é trazer melhorias para o espaço da feira, mas a proposta de mais uma vez mudar a feira de lugar não agradou os comerciantes.

Em sua história, a feira já funcionou em vários lugares. Em algumas épocas, ela não tinha um lugar fixo.

A proposta de revitalização, aparentemente traria melhorias, mas sem os devidos esclarecimentos, o assunto se tornou motivo de audiência pública.

Na ocasião não houve participação de representantes da prefeitura, o que contribui para maior insatisfação dos associados e apreciados da Feira da barganha de Sorocaba. O projeto está paralisado.

Feira da barganha na pandemia

A justiça expediu uma liminar que proibiu a reabertura da feira da barganha em Sorocaba, a reabertura estava prevista para acontecer no dia 07 de junho de 2.020.

Na época, a prefeitura de Sorocaba havia anunciado que iria liberar a reabertura da feira da barganha, depois de ter assinado um acordo com a Associação dos Barganheiros, mas o Ministerio Publico entrou com ação contrariando a decisão.

Segundo a promotora Cristina Palma, o decreto do estado de São Paulo, não permite a reabertura de parques, que é o caso da feira da barganha, que fica localizada no horto florestal.

A parte interna da feira da barganha só foi reaberta no dia 06 de setembro de 2020.

Conclusão

Se você ainda não conhece a feira da barganha de Sorocaba está perdendo uma grande oportunidade de fazer compras e se divertir.

O local é amplo e seguro ideal para passeios com a família no domingo pela manhã. Se você ainda não foi, corra para aproveitar o melhor evento semanal de Sorocaba.

O post Feira da barganha Sorocaba: Um lugar onde todo Sorocabano deve conhecer apareceu primeiro em Sorocaba em foco.

Por Sorocaba em foco

O Sorocaba em foco é um portal de noticias de cidade de Sorocaba e região. Acesse: https://sorocabaemfoco.com, e fique sabendo das ultimas noticias de Sorocaba e região.
No site, você encontra noticias sobre saúde, emprego, tecnologia e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s